Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Smith, Vivian Hamann
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bordini, Gabriela Sagebin, Sperb, Tania Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25718
Resumo: A narrativa é um aspecto prioritário do desenvolvimento a ser possibilitado na escola infantil, pois envolve a comunicação e a ludicidade, a socialização e a construção da identidade. Este trabalho investiga os contextos e a interlocução na construção de narrativas por crianças na rotina de uma turma de educação infantil. Participaram 14 crianças entre cinco e seis anos e seus educadores. Numa abordagem de tipo etnográfico, registraram-se as narrativas e seus contextos de produção. Verificou-se que as crianças narraram principalmente nos momentos informais, e menos nas oportunidades de fala eliciada e apoiada pela professora. Os resultados sugerem a necessidade de ampliar a escuta, o estímulo e a interlocução entre pares, para promover diferentes gêneros e estilos narrativos em todos os momentos da rotina escolar.
id UFRGS-2_76df5bce30b7582b04ab22789611f32f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25718
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Smith, Vivian HamannBordini, Gabriela SagebinSperb, Tania Mara2010-09-11T04:21:44Z20090102-7972http://hdl.handle.net/10183/25718000748828A narrativa é um aspecto prioritário do desenvolvimento a ser possibilitado na escola infantil, pois envolve a comunicação e a ludicidade, a socialização e a construção da identidade. Este trabalho investiga os contextos e a interlocução na construção de narrativas por crianças na rotina de uma turma de educação infantil. Participaram 14 crianças entre cinco e seis anos e seus educadores. Numa abordagem de tipo etnográfico, registraram-se as narrativas e seus contextos de produção. Verificou-se que as crianças narraram principalmente nos momentos informais, e menos nas oportunidades de fala eliciada e apoiada pela professora. Os resultados sugerem a necessidade de ampliar a escuta, o estímulo e a interlocução entre pares, para promover diferentes gêneros e estilos narrativos em todos os momentos da rotina escolar.Engaging in narratives is an important aspect of young children’s development and should be encouraged by the preschool, since it involves communication, playfulness, socialization, and the construction of identity. This study investigates the context of and the conversational exchanges in children’s construction of narratives during routine activities in a preschool class. Fourteen five- to six-year-old children and their educators participated in the study, using an ethnographic design to code narratives and their contexts of production. The results showed that children narrated mainly during informal moments, and less in the speaking opportunities elicited and supported by the teacher. The results suggest the need to listen more to the children and to stimulate more conversation among peers, in order to promote different narrative genres and styles during all moments of the school day.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 22, n. 2 (2009), p. 181-190.Educação infantilRepresentação socialCriançaProfessoresDesenvolvimento infantilNarrativasLanguage and developmentChildren’s narrativesPreschool educationContextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantilContexts and the partners of children’s narration in the preschool info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000748828.pdf000748828.pdfTexto completoapplication/pdf97568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25718/1/000748828.pdf863a9a4ceb70db4b0f2e6fc943407290MD51TEXT000748828.pdf.txt000748828.pdf.txtExtracted Texttext/plain57134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25718/2/000748828.pdf.txt5aeee232108667d9f805cb354e2b2b6aMD52THUMBNAIL000748828.pdf.jpg000748828.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25718/3/000748828.pdf.jpgb4b00aab4c85f8b8a9243475649f7abaMD5310183/257182018-10-18 07:32:34.426oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25718Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:32:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Contexts and the partners of children’s narration in the preschool
title Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil
spellingShingle Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil
Smith, Vivian Hamann
Educação infantil
Representação social
Criança
Professores
Desenvolvimento infantil
Narrativas
Language and development
Children’s narratives
Preschool education
title_short Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil
title_full Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil
title_fullStr Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil
title_full_unstemmed Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil
title_sort Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil
author Smith, Vivian Hamann
author_facet Smith, Vivian Hamann
Bordini, Gabriela Sagebin
Sperb, Tania Mara
author_role author
author2 Bordini, Gabriela Sagebin
Sperb, Tania Mara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Smith, Vivian Hamann
Bordini, Gabriela Sagebin
Sperb, Tania Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Representação social
Criança
Professores
Desenvolvimento infantil
Narrativas
topic Educação infantil
Representação social
Criança
Professores
Desenvolvimento infantil
Narrativas
Language and development
Children’s narratives
Preschool education
dc.subject.eng.fl_str_mv Language and development
Children’s narratives
Preschool education
description A narrativa é um aspecto prioritário do desenvolvimento a ser possibilitado na escola infantil, pois envolve a comunicação e a ludicidade, a socialização e a construção da identidade. Este trabalho investiga os contextos e a interlocução na construção de narrativas por crianças na rotina de uma turma de educação infantil. Participaram 14 crianças entre cinco e seis anos e seus educadores. Numa abordagem de tipo etnográfico, registraram-se as narrativas e seus contextos de produção. Verificou-se que as crianças narraram principalmente nos momentos informais, e menos nas oportunidades de fala eliciada e apoiada pela professora. Os resultados sugerem a necessidade de ampliar a escuta, o estímulo e a interlocução entre pares, para promover diferentes gêneros e estilos narrativos em todos os momentos da rotina escolar.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-11T04:21:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25718
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7972
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000748828
identifier_str_mv 0102-7972
000748828
url http://hdl.handle.net/10183/25718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 22, n. 2 (2009), p. 181-190.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25718/1/000748828.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25718/2/000748828.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25718/3/000748828.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 863a9a4ceb70db4b0f2e6fc943407290
5aeee232108667d9f805cb354e2b2b6a
b4b00aab4c85f8b8a9243475649f7aba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224722811191296