Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25718 |
Resumo: | A narrativa é um aspecto prioritário do desenvolvimento a ser possibilitado na escola infantil, pois envolve a comunicação e a ludicidade, a socialização e a construção da identidade. Este trabalho investiga os contextos e a interlocução na construção de narrativas por crianças na rotina de uma turma de educação infantil. Participaram 14 crianças entre cinco e seis anos e seus educadores. Numa abordagem de tipo etnográfico, registraram-se as narrativas e seus contextos de produção. Verificou-se que as crianças narraram principalmente nos momentos informais, e menos nas oportunidades de fala eliciada e apoiada pela professora. Os resultados sugerem a necessidade de ampliar a escuta, o estímulo e a interlocução entre pares, para promover diferentes gêneros e estilos narrativos em todos os momentos da rotina escolar. |
id |
UFRGS-2_76df5bce30b7582b04ab22789611f32f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25718 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Smith, Vivian HamannBordini, Gabriela SagebinSperb, Tania Mara2010-09-11T04:21:44Z20090102-7972http://hdl.handle.net/10183/25718000748828A narrativa é um aspecto prioritário do desenvolvimento a ser possibilitado na escola infantil, pois envolve a comunicação e a ludicidade, a socialização e a construção da identidade. Este trabalho investiga os contextos e a interlocução na construção de narrativas por crianças na rotina de uma turma de educação infantil. Participaram 14 crianças entre cinco e seis anos e seus educadores. Numa abordagem de tipo etnográfico, registraram-se as narrativas e seus contextos de produção. Verificou-se que as crianças narraram principalmente nos momentos informais, e menos nas oportunidades de fala eliciada e apoiada pela professora. Os resultados sugerem a necessidade de ampliar a escuta, o estímulo e a interlocução entre pares, para promover diferentes gêneros e estilos narrativos em todos os momentos da rotina escolar.Engaging in narratives is an important aspect of young children’s development and should be encouraged by the preschool, since it involves communication, playfulness, socialization, and the construction of identity. This study investigates the context of and the conversational exchanges in children’s construction of narratives during routine activities in a preschool class. Fourteen five- to six-year-old children and their educators participated in the study, using an ethnographic design to code narratives and their contexts of production. The results showed that children narrated mainly during informal moments, and less in the speaking opportunities elicited and supported by the teacher. The results suggest the need to listen more to the children and to stimulate more conversation among peers, in order to promote different narrative genres and styles during all moments of the school day.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 22, n. 2 (2009), p. 181-190.Educação infantilRepresentação socialCriançaProfessoresDesenvolvimento infantilNarrativasLanguage and developmentChildren’s narrativesPreschool educationContextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantilContexts and the partners of children’s narration in the preschool info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000748828.pdf000748828.pdfTexto completoapplication/pdf97568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25718/1/000748828.pdf863a9a4ceb70db4b0f2e6fc943407290MD51TEXT000748828.pdf.txt000748828.pdf.txtExtracted Texttext/plain57134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25718/2/000748828.pdf.txt5aeee232108667d9f805cb354e2b2b6aMD52THUMBNAIL000748828.pdf.jpg000748828.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25718/3/000748828.pdf.jpgb4b00aab4c85f8b8a9243475649f7abaMD5310183/257182018-10-18 07:32:34.426oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25718Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:32:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Contexts and the partners of children’s narration in the preschool |
title |
Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil |
spellingShingle |
Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil Smith, Vivian Hamann Educação infantil Representação social Criança Professores Desenvolvimento infantil Narrativas Language and development Children’s narratives Preschool education |
title_short |
Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil |
title_full |
Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil |
title_fullStr |
Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil |
title_full_unstemmed |
Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil |
title_sort |
Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil |
author |
Smith, Vivian Hamann |
author_facet |
Smith, Vivian Hamann Bordini, Gabriela Sagebin Sperb, Tania Mara |
author_role |
author |
author2 |
Bordini, Gabriela Sagebin Sperb, Tania Mara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Smith, Vivian Hamann Bordini, Gabriela Sagebin Sperb, Tania Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Representação social Criança Professores Desenvolvimento infantil Narrativas |
topic |
Educação infantil Representação social Criança Professores Desenvolvimento infantil Narrativas Language and development Children’s narratives Preschool education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Language and development Children’s narratives Preschool education |
description |
A narrativa é um aspecto prioritário do desenvolvimento a ser possibilitado na escola infantil, pois envolve a comunicação e a ludicidade, a socialização e a construção da identidade. Este trabalho investiga os contextos e a interlocução na construção de narrativas por crianças na rotina de uma turma de educação infantil. Participaram 14 crianças entre cinco e seis anos e seus educadores. Numa abordagem de tipo etnográfico, registraram-se as narrativas e seus contextos de produção. Verificou-se que as crianças narraram principalmente nos momentos informais, e menos nas oportunidades de fala eliciada e apoiada pela professora. Os resultados sugerem a necessidade de ampliar a escuta, o estímulo e a interlocução entre pares, para promover diferentes gêneros e estilos narrativos em todos os momentos da rotina escolar. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-11T04:21:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25718 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7972 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000748828 |
identifier_str_mv |
0102-7972 000748828 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 22, n. 2 (2009), p. 181-190. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25718/1/000748828.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25718/2/000748828.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25718/3/000748828.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
863a9a4ceb70db4b0f2e6fc943407290 5aeee232108667d9f805cb354e2b2b6a b4b00aab4c85f8b8a9243475649f7aba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224722811191296 |