Estudo de forças mássicas no fator de carga de uma aeronave rádio controlada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Gustavo Cordenonsi da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109179
Resumo: O projeto SAE Aerodesign visa o desenvolvimento de um protótipo em escala reduzida de uma aeronave, com o intuito de propiciar um desafio aos estudantes de engenharia e formar melhores profissionais para o mercado de trabalho aeronáutico. Nesta competição as equipes são avaliadas de forma que as mais competitivas em testes de voo consigam melhores colocações. Assim, algumas características próprias da aeronave e seu percurso devem ser consideradas na escolha de critérios de falha, que se tornam muito conservativos se seguidas normas aeronáuticas vigentes. O objetivo deste trabalho é estudar a contribuição de majoramento de cargas proveniente das forças mássicas observadas na aeronave durante uma simulação do trajeto de voo da competição. Para isso, foram adquiridos através de um acelerômetro dados de aceleração que, utilizados em conjunto com as equações de dinâmica de corpos rígidos e do princípio de D’Alembert, nos fornecem os carregamentos estáticos equivalentes sobre a asa. Os resultados nos mostram que o fator de carga proposto por norma não é competitivo, e muito conservativo. O trabalho apresenta um estudo preliminar em um dos fatores que devem ser levados em consideração na confiabilidade estrutural da asa da aeronave, porém mais análises devem ser realizadas para uma proposta final de um fator de carga definitivo.
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