Análise da qualidade dos serviços das assessorias em comércio exterior da Serra Gaúcha : uma aplicação da escala servqual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Guisolfo, Jéssica Ranzolin, Gonçalves, Roberto Birch, Silva, Rafael Mozart da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200789
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade dos serviços prestados por empresas de assessoria em comércio exterior atuantes na Serra Gaúcha, no sul do Brasil, identificando os atributos mais importantes e comparando os resultados com um estudo realizado em 2009. A metodologia utilizada foi quantitativa descritiva, operacionalizada mediante a aplicação de um questionário baseado na escala Servqual aos gestores de empresas exportadoras e importadoras que utilizam os serviços de tais assessorias. Os resultados indicam que os atributos confiabilidade, tangibilidade, empatia e custos apresentam significância estatística e explicam quase 94% da avaliação geral dos clientes. Em função disso, recomenda-se que as empresas desenvolvam e monitorem continuamente seu desempenho nesses atributos.
id UFRGS-2_7712e630cc1ec984bfde443dc7bfc411
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200789
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira, Guilherme Bergmann BorgesGuisolfo, Jéssica RanzolinGonçalves, Roberto BirchSilva, Rafael Mozart da2019-10-17T03:52:14Z20191676-1901http://hdl.handle.net/10183/200789001102666O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade dos serviços prestados por empresas de assessoria em comércio exterior atuantes na Serra Gaúcha, no sul do Brasil, identificando os atributos mais importantes e comparando os resultados com um estudo realizado em 2009. A metodologia utilizada foi quantitativa descritiva, operacionalizada mediante a aplicação de um questionário baseado na escala Servqual aos gestores de empresas exportadoras e importadoras que utilizam os serviços de tais assessorias. Os resultados indicam que os atributos confiabilidade, tangibilidade, empatia e custos apresentam significância estatística e explicam quase 94% da avaliação geral dos clientes. Em função disso, recomenda-se que as empresas desenvolvam e monitorem continuamente seu desempenho nesses atributos.This study aims to evaluate the quality of the service provided by foreign trade advisers from Serra Gaucha, in southern Brazil, identifying the most important attributes and comparing the outcomes with another study carried out in 2009. The methodology used was quantitative descriptive, operationalized by a questionnaire based on the Servqual scale applied to managers of export and import companies that use such advisory services. The results indicate that the attributes reliability, tangibility, empathy and costs have statistical significance and explain almost 94% of customers’ overall evaluation. Because of this, it is recommended that companies develop and continuously monitor their performance on these attributes.application/pdfporProdução online: Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção. Florianópolis, ABEPRO, 2019. Vol. 19, n. 3 (2019), p. 876-895.Comércio exteriorQualidade em serviçosEscala servqualSerra Gaúcha, Região (RS)QualityServicesServqualInternational Trade AdvisorsSouthern BrazilAnálise da qualidade dos serviços das assessorias em comércio exterior da Serra Gaúcha : uma aplicação da escala servqualAnalysis of the services quality of Serra Gaucha’s foreign trade advisors : an application of servqual scaleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102666.pdf.txt001102666.pdf.txtExtracted Texttext/plain43991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200789/2/001102666.pdf.txt586a66a23a9b6dcb45cf72d97945899dMD52ORIGINAL001102666.pdfTexto completoapplication/pdf378246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200789/1/001102666.pdfbf715387ab0f213956fe6ed8da133e22MD5110183/2007892020-01-17 05:11:06.258869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200789Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-17T07:11:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da qualidade dos serviços das assessorias em comércio exterior da Serra Gaúcha : uma aplicação da escala servqual
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of the services quality of Serra Gaucha’s foreign trade advisors : an application of servqual scale
title Análise da qualidade dos serviços das assessorias em comércio exterior da Serra Gaúcha : uma aplicação da escala servqual
spellingShingle Análise da qualidade dos serviços das assessorias em comércio exterior da Serra Gaúcha : uma aplicação da escala servqual
Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Comércio exterior
Qualidade em serviços
Escala servqual
Serra Gaúcha, Região (RS)
Quality
Services
Servqual
International Trade Advisors
Southern Brazil
title_short Análise da qualidade dos serviços das assessorias em comércio exterior da Serra Gaúcha : uma aplicação da escala servqual
title_full Análise da qualidade dos serviços das assessorias em comércio exterior da Serra Gaúcha : uma aplicação da escala servqual
title_fullStr Análise da qualidade dos serviços das assessorias em comércio exterior da Serra Gaúcha : uma aplicação da escala servqual
title_full_unstemmed Análise da qualidade dos serviços das assessorias em comércio exterior da Serra Gaúcha : uma aplicação da escala servqual
title_sort Análise da qualidade dos serviços das assessorias em comércio exterior da Serra Gaúcha : uma aplicação da escala servqual
author Vieira, Guilherme Bergmann Borges
author_facet Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Guisolfo, Jéssica Ranzolin
Gonçalves, Roberto Birch
Silva, Rafael Mozart da
author_role author
author2 Guisolfo, Jéssica Ranzolin
Gonçalves, Roberto Birch
Silva, Rafael Mozart da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Guisolfo, Jéssica Ranzolin
Gonçalves, Roberto Birch
Silva, Rafael Mozart da
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio exterior
Qualidade em serviços
Escala servqual
Serra Gaúcha, Região (RS)
topic Comércio exterior
Qualidade em serviços
Escala servqual
Serra Gaúcha, Região (RS)
Quality
Services
Servqual
International Trade Advisors
Southern Brazil
dc.subject.eng.fl_str_mv Quality
Services
Servqual
International Trade Advisors
Southern Brazil
description O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade dos serviços prestados por empresas de assessoria em comércio exterior atuantes na Serra Gaúcha, no sul do Brasil, identificando os atributos mais importantes e comparando os resultados com um estudo realizado em 2009. A metodologia utilizada foi quantitativa descritiva, operacionalizada mediante a aplicação de um questionário baseado na escala Servqual aos gestores de empresas exportadoras e importadoras que utilizam os serviços de tais assessorias. Os resultados indicam que os atributos confiabilidade, tangibilidade, empatia e custos apresentam significância estatística e explicam quase 94% da avaliação geral dos clientes. Em função disso, recomenda-se que as empresas desenvolvam e monitorem continuamente seu desempenho nesses atributos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-17T03:52:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200789
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-1901
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102666
identifier_str_mv 1676-1901
001102666
url http://hdl.handle.net/10183/200789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Produção online: Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção. Florianópolis, ABEPRO, 2019. Vol. 19, n. 3 (2019), p. 876-895.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200789/2/001102666.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200789/1/001102666.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 586a66a23a9b6dcb45cf72d97945899d
bf715387ab0f213956fe6ed8da133e22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224976976576512