Avaliação da qualidade do serviço de alimentação em uma Instituição de Ensino utilizando a Escala SERVQUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chacon, Laynara Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moreira, Yohana Silva, Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto, Lima, Íris Vitória do Nascimento, Carlos, Salmon Carlos Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12745
Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade do serviço de alimentação prestado por uma empresa terceirizada em uma Instituição Federal de Ensino, localizada no Município de Canguaretama, no Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, foi aplicado um questionário, elaborado conforme a Escala SERVQUAL, junto aos discentes que recebem auxílio alimentação na referida Instituição. Ao final, o estudo apresenta um Plano de Ação para os itens considerados críticos, o qual sugere medidas corretivas e/ou preventivas a fim de melhorar a qualidade do serviço de alimentação prestado pela empresa terceirizada à Instituição. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se que a dimensão que obteve a menor média em relação à percepção do serviço foi a Responsividade (2,76). Este resultado, consequentemente, refletiu negativamente na média dos seus gaps (-1,07), a mais alta dentre as cinco dimensões. Tal constatação evidenciou que há uma relação diretamente proporcional entre a percepção do serviço prestado e a qualidade percebida pelo usuário.
id UNIFOR-2_d46161ffd2209745067aec4ec4fcd146
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/12745
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da qualidade do serviço de alimentação em uma Instituição de Ensino utilizando a Escala SERVQUALServiçosQualidade em ServiçosEscala SERVQUALAlimentação.O presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade do serviço de alimentação prestado por uma empresa terceirizada em uma Instituição Federal de Ensino, localizada no Município de Canguaretama, no Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, foi aplicado um questionário, elaborado conforme a Escala SERVQUAL, junto aos discentes que recebem auxílio alimentação na referida Instituição. Ao final, o estudo apresenta um Plano de Ação para os itens considerados críticos, o qual sugere medidas corretivas e/ou preventivas a fim de melhorar a qualidade do serviço de alimentação prestado pela empresa terceirizada à Instituição. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se que a dimensão que obteve a menor média em relação à percepção do serviço foi a Responsividade (2,76). Este resultado, consequentemente, refletiu negativamente na média dos seus gaps (-1,07), a mais alta dentre as cinco dimensões. Tal constatação evidenciou que há uma relação diretamente proporcional entre a percepção do serviço prestado e a qualidade percebida pelo usuário.Universidade de Fortaleza2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/1274510.5020/2318-0722.2022.28.e12745Journal of Administrative Sciences; Vol. 28 (2022); e12745 Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 28 (2022); e12745Revista Ciências Administrativas; v. 28 (2022); e127452318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/12745/6931Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChacon, Laynara SilvaMoreira, Yohana SilvaGonçalves, Anderson Tiago PeixotoLima, Íris Vitória do NascimentoCarlos, Salmon Carlos Carlos2024-04-09T16:20:06Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/12745Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2024-04-09T16:20:06Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade do serviço de alimentação em uma Instituição de Ensino utilizando a Escala SERVQUAL
title Avaliação da qualidade do serviço de alimentação em uma Instituição de Ensino utilizando a Escala SERVQUAL
spellingShingle Avaliação da qualidade do serviço de alimentação em uma Instituição de Ensino utilizando a Escala SERVQUAL
Chacon, Laynara Silva
Serviços
Qualidade em Serviços
Escala SERVQUAL
Alimentação.
title_short Avaliação da qualidade do serviço de alimentação em uma Instituição de Ensino utilizando a Escala SERVQUAL
title_full Avaliação da qualidade do serviço de alimentação em uma Instituição de Ensino utilizando a Escala SERVQUAL
title_fullStr Avaliação da qualidade do serviço de alimentação em uma Instituição de Ensino utilizando a Escala SERVQUAL
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade do serviço de alimentação em uma Instituição de Ensino utilizando a Escala SERVQUAL
title_sort Avaliação da qualidade do serviço de alimentação em uma Instituição de Ensino utilizando a Escala SERVQUAL
author Chacon, Laynara Silva
author_facet Chacon, Laynara Silva
Moreira, Yohana Silva
Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto
Lima, Íris Vitória do Nascimento
Carlos, Salmon Carlos Carlos
author_role author
author2 Moreira, Yohana Silva
Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto
Lima, Íris Vitória do Nascimento
Carlos, Salmon Carlos Carlos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chacon, Laynara Silva
Moreira, Yohana Silva
Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto
Lima, Íris Vitória do Nascimento
Carlos, Salmon Carlos Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços
Qualidade em Serviços
Escala SERVQUAL
Alimentação.
topic Serviços
Qualidade em Serviços
Escala SERVQUAL
Alimentação.
description O presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade do serviço de alimentação prestado por uma empresa terceirizada em uma Instituição Federal de Ensino, localizada no Município de Canguaretama, no Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, foi aplicado um questionário, elaborado conforme a Escala SERVQUAL, junto aos discentes que recebem auxílio alimentação na referida Instituição. Ao final, o estudo apresenta um Plano de Ação para os itens considerados críticos, o qual sugere medidas corretivas e/ou preventivas a fim de melhorar a qualidade do serviço de alimentação prestado pela empresa terceirizada à Instituição. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se que a dimensão que obteve a menor média em relação à percepção do serviço foi a Responsividade (2,76). Este resultado, consequentemente, refletiu negativamente na média dos seus gaps (-1,07), a mais alta dentre as cinco dimensões. Tal constatação evidenciou que há uma relação diretamente proporcional entre a percepção do serviço prestado e a qualidade percebida pelo usuário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12745
10.5020/2318-0722.2022.28.e12745
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12745
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2022.28.e12745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12745/6931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Administrative Sciences; Vol. 28 (2022); e12745
Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 28 (2022); e12745
Revista Ciências Administrativas; v. 28 (2022); e12745
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1800217278207229952