Resolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática : uma discussão possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Jarbas Dionísio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31603
Resumo: No presente trabalho são relatadas três experiências, interferências nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática em sala de aula, realizadas como exigência do curso Matemática, Mídias Digitais e Didática, no período 2009/2010, apoiadas na metodologia de pesquisa Engenharia Didática. As primeiras experiências trazem à tona questões referentes ao estudo dos quadriláteros, fazendo uso do software geogebra com uma turma de quinta série, e ao estudo da semelhança de triângulos, segundo os princípios da metodologia de ensino Resolução de Problemas, fazendo ainda uso do mesmo software, desta vez com um grupo de alunos de sexta série. A terceira engenharia trata mais especificamente do estudo da resolução de problemas, tendo por objetivo principal provocar o estudante a transformar uma (possível) atitude estática em uma atitude dinâmica, diante de uma situação problema. Para tanto, utilizou-se, com uma turma de quinta série, um vídeo sensibilizador cujo conteúdo traz um pouco da história da matemática e das aplicações no dia a dia, evidenciando que esta ciência é uma construção humana. A prática se complementou com a exposição da heurística proposta por Polya na resolução de problemas. No decorrer do trabalho as experiências relatadas vão sendo articuladas às contribuições de autores que tratam do assunto resolução de problemas no ensino de matemática, em especial Polya, Huanca e Lins, com o objetivo de evidenciar a importância e algumas diferentes abordagens dessa metodologia. Pretende-se com isso propor uma reflexão a respeito de como, normalmente, ocorrem as práticas de ensino, enfatizando que a resolução de problemas pode funcionar como uma eficiente ferramenta nos processos de ensino e de aprendizagem, desde que seja planejada de forma flexível, tomando-se a cada momento uma abordagem diferente, sempre ajustada ao grupo de alunos envolvido na experiência pedagógica.
id UFRGS-2_7729d564d4da664d186bf39e69b509d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31603
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Camargo, Jarbas DionísioCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-02T06:02:09Z2010http://hdl.handle.net/10183/31603000783726No presente trabalho são relatadas três experiências, interferências nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática em sala de aula, realizadas como exigência do curso Matemática, Mídias Digitais e Didática, no período 2009/2010, apoiadas na metodologia de pesquisa Engenharia Didática. As primeiras experiências trazem à tona questões referentes ao estudo dos quadriláteros, fazendo uso do software geogebra com uma turma de quinta série, e ao estudo da semelhança de triângulos, segundo os princípios da metodologia de ensino Resolução de Problemas, fazendo ainda uso do mesmo software, desta vez com um grupo de alunos de sexta série. A terceira engenharia trata mais especificamente do estudo da resolução de problemas, tendo por objetivo principal provocar o estudante a transformar uma (possível) atitude estática em uma atitude dinâmica, diante de uma situação problema. Para tanto, utilizou-se, com uma turma de quinta série, um vídeo sensibilizador cujo conteúdo traz um pouco da história da matemática e das aplicações no dia a dia, evidenciando que esta ciência é uma construção humana. A prática se complementou com a exposição da heurística proposta por Polya na resolução de problemas. No decorrer do trabalho as experiências relatadas vão sendo articuladas às contribuições de autores que tratam do assunto resolução de problemas no ensino de matemática, em especial Polya, Huanca e Lins, com o objetivo de evidenciar a importância e algumas diferentes abordagens dessa metodologia. Pretende-se com isso propor uma reflexão a respeito de como, normalmente, ocorrem as práticas de ensino, enfatizando que a resolução de problemas pode funcionar como uma eficiente ferramenta nos processos de ensino e de aprendizagem, desde que seja planejada de forma flexível, tomando-se a cada momento uma abordagem diferente, sempre ajustada ao grupo de alunos envolvido na experiência pedagógica.In the present paper reports three experiments, interference in the process of teaching and learning math classroom, conducted as a requirement of mathematics courses, and Digital Media. Curriculum for the period 2009/2010, supported by the Engineering Teaching research methodology. The experiments show issues concerning the study of quadrilaterals, using the software Geogebra with a class of fifth grade and the study of similar triangles, according to the principles of Problem Solving Methodology, making even use the same software, this time with a group of sixth grade. The third deals more specifically with the engineering study of problem solving with the main objective cause the student to become (possibly) a very proactive attitude in the face of a problem. For this, was used with a class of fifth grade a sensitizer whose video features a brief history of mathematics and everyday applications, showing that science is a human construct. The practice was completed with the exposure of the heuristic proposed by Polya in solving problem. During the study the experiences reported are being articulated to the contributions of authors that discuss problem solving in Mathematics teaching, especially Poyla, Huanca and Lins, with the purpose of emphasizing the importance of some approaches to this as a reflections on, usually, teaching practices, emphasizing that the solutions may function as an efficient tool in the planned in a teaching learning process, since that is planned in a flexible manner taking the each time a different approach, always set the group of students involved in teaching experience.application/pdfporEngenharia didáticaMatemática : Ensino : AprendizagemMídias digitaisProfessor : Formação : MatemáticaTeachingLearningMathematicsDidactical engineeringTroubleshootingDigital médiaResolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática : uma discussão possívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783726.pdf000783726.pdfTexto completoapplication/pdf2091157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31603/1/000783726.pdf8d84433f7d0667c1dbb66b66a278fdafMD51TEXT000783726.pdf.txt000783726.pdf.txtExtracted Texttext/plain81247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31603/2/000783726.pdf.txt73d92861707d77f9b4f4d3eddfbbc491MD52THUMBNAIL000783726.pdf.jpg000783726.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31603/3/000783726.pdf.jpg95d5aacdbbd53e55ef04c0870831f475MD5310183/316032023-12-25 04:25:15.01333oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31603Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Resolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática : uma discussão possível
title Resolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática : uma discussão possível
spellingShingle Resolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática : uma discussão possível
Camargo, Jarbas Dionísio
Engenharia didática
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Mídias digitais
Professor : Formação : Matemática
Teaching
Learning
Mathematics
Didactical engineering
Troubleshooting
Digital média
title_short Resolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática : uma discussão possível
title_full Resolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática : uma discussão possível
title_fullStr Resolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática : uma discussão possível
title_full_unstemmed Resolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática : uma discussão possível
title_sort Resolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática : uma discussão possível
author Camargo, Jarbas Dionísio
author_facet Camargo, Jarbas Dionísio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Jarbas Dionísio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
contributor_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia didática
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Mídias digitais
Professor : Formação : Matemática
topic Engenharia didática
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Mídias digitais
Professor : Formação : Matemática
Teaching
Learning
Mathematics
Didactical engineering
Troubleshooting
Digital média
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Learning
Mathematics
Didactical engineering
Troubleshooting
Digital média
description No presente trabalho são relatadas três experiências, interferências nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática em sala de aula, realizadas como exigência do curso Matemática, Mídias Digitais e Didática, no período 2009/2010, apoiadas na metodologia de pesquisa Engenharia Didática. As primeiras experiências trazem à tona questões referentes ao estudo dos quadriláteros, fazendo uso do software geogebra com uma turma de quinta série, e ao estudo da semelhança de triângulos, segundo os princípios da metodologia de ensino Resolução de Problemas, fazendo ainda uso do mesmo software, desta vez com um grupo de alunos de sexta série. A terceira engenharia trata mais especificamente do estudo da resolução de problemas, tendo por objetivo principal provocar o estudante a transformar uma (possível) atitude estática em uma atitude dinâmica, diante de uma situação problema. Para tanto, utilizou-se, com uma turma de quinta série, um vídeo sensibilizador cujo conteúdo traz um pouco da história da matemática e das aplicações no dia a dia, evidenciando que esta ciência é uma construção humana. A prática se complementou com a exposição da heurística proposta por Polya na resolução de problemas. No decorrer do trabalho as experiências relatadas vão sendo articuladas às contribuições de autores que tratam do assunto resolução de problemas no ensino de matemática, em especial Polya, Huanca e Lins, com o objetivo de evidenciar a importância e algumas diferentes abordagens dessa metodologia. Pretende-se com isso propor uma reflexão a respeito de como, normalmente, ocorrem as práticas de ensino, enfatizando que a resolução de problemas pode funcionar como uma eficiente ferramenta nos processos de ensino e de aprendizagem, desde que seja planejada de forma flexível, tomando-se a cada momento uma abordagem diferente, sempre ajustada ao grupo de alunos envolvido na experiência pedagógica.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31603
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783726
url http://hdl.handle.net/10183/31603
identifier_str_mv 000783726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31603/1/000783726.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31603/2/000783726.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31603/3/000783726.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d84433f7d0667c1dbb66b66a278fdaf
73d92861707d77f9b4f4d3eddfbbc491
95d5aacdbbd53e55ef04c0870831f475
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413088055296