Resolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática : uma discussão possível
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31603 |
Resumo: | No presente trabalho são relatadas três experiências, interferências nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática em sala de aula, realizadas como exigência do curso Matemática, Mídias Digitais e Didática, no período 2009/2010, apoiadas na metodologia de pesquisa Engenharia Didática. As primeiras experiências trazem à tona questões referentes ao estudo dos quadriláteros, fazendo uso do software geogebra com uma turma de quinta série, e ao estudo da semelhança de triângulos, segundo os princípios da metodologia de ensino Resolução de Problemas, fazendo ainda uso do mesmo software, desta vez com um grupo de alunos de sexta série. A terceira engenharia trata mais especificamente do estudo da resolução de problemas, tendo por objetivo principal provocar o estudante a transformar uma (possível) atitude estática em uma atitude dinâmica, diante de uma situação problema. Para tanto, utilizou-se, com uma turma de quinta série, um vídeo sensibilizador cujo conteúdo traz um pouco da história da matemática e das aplicações no dia a dia, evidenciando que esta ciência é uma construção humana. A prática se complementou com a exposição da heurística proposta por Polya na resolução de problemas. No decorrer do trabalho as experiências relatadas vão sendo articuladas às contribuições de autores que tratam do assunto resolução de problemas no ensino de matemática, em especial Polya, Huanca e Lins, com o objetivo de evidenciar a importância e algumas diferentes abordagens dessa metodologia. Pretende-se com isso propor uma reflexão a respeito de como, normalmente, ocorrem as práticas de ensino, enfatizando que a resolução de problemas pode funcionar como uma eficiente ferramenta nos processos de ensino e de aprendizagem, desde que seja planejada de forma flexível, tomando-se a cada momento uma abordagem diferente, sempre ajustada ao grupo de alunos envolvido na experiência pedagógica. |
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Camargo, Jarbas DionísioCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-02T06:02:09Z2010http://hdl.handle.net/10183/31603000783726No presente trabalho são relatadas três experiências, interferências nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática em sala de aula, realizadas como exigência do curso Matemática, Mídias Digitais e Didática, no período 2009/2010, apoiadas na metodologia de pesquisa Engenharia Didática. As primeiras experiências trazem à tona questões referentes ao estudo dos quadriláteros, fazendo uso do software geogebra com uma turma de quinta série, e ao estudo da semelhança de triângulos, segundo os princípios da metodologia de ensino Resolução de Problemas, fazendo ainda uso do mesmo software, desta vez com um grupo de alunos de sexta série. A terceira engenharia trata mais especificamente do estudo da resolução de problemas, tendo por objetivo principal provocar o estudante a transformar uma (possível) atitude estática em uma atitude dinâmica, diante de uma situação problema. Para tanto, utilizou-se, com uma turma de quinta série, um vídeo sensibilizador cujo conteúdo traz um pouco da história da matemática e das aplicações no dia a dia, evidenciando que esta ciência é uma construção humana. A prática se complementou com a exposição da heurística proposta por Polya na resolução de problemas. No decorrer do trabalho as experiências relatadas vão sendo articuladas às contribuições de autores que tratam do assunto resolução de problemas no ensino de matemática, em especial Polya, Huanca e Lins, com o objetivo de evidenciar a importância e algumas diferentes abordagens dessa metodologia. Pretende-se com isso propor uma reflexão a respeito de como, normalmente, ocorrem as práticas de ensino, enfatizando que a resolução de problemas pode funcionar como uma eficiente ferramenta nos processos de ensino e de aprendizagem, desde que seja planejada de forma flexível, tomando-se a cada momento uma abordagem diferente, sempre ajustada ao grupo de alunos envolvido na experiência pedagógica.In the present paper reports three experiments, interference in the process of teaching and learning math classroom, conducted as a requirement of mathematics courses, and Digital Media. Curriculum for the period 2009/2010, supported by the Engineering Teaching research methodology. The experiments show issues concerning the study of quadrilaterals, using the software Geogebra with a class of fifth grade and the study of similar triangles, according to the principles of Problem Solving Methodology, making even use the same software, this time with a group of sixth grade. The third deals more specifically with the engineering study of problem solving with the main objective cause the student to become (possibly) a very proactive attitude in the face of a problem. For this, was used with a class of fifth grade a sensitizer whose video features a brief history of mathematics and everyday applications, showing that science is a human construct. The practice was completed with the exposure of the heuristic proposed by Polya in solving problem. During the study the experiences reported are being articulated to the contributions of authors that discuss problem solving in Mathematics teaching, especially Poyla, Huanca and Lins, with the purpose of emphasizing the importance of some approaches to this as a reflections on, usually, teaching practices, emphasizing that the solutions may function as an efficient tool in the planned in a teaching learning process, since that is planned in a flexible manner taking the each time a different approach, always set the group of students involved in teaching experience.application/pdfporEngenharia didáticaMatemática : Ensino : AprendizagemMídias digitaisProfessor : Formação : MatemáticaTeachingLearningMathematicsDidactical engineeringTroubleshootingDigital médiaResolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática : uma discussão possívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783726.pdf000783726.pdfTexto completoapplication/pdf2091157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31603/1/000783726.pdf8d84433f7d0667c1dbb66b66a278fdafMD51TEXT000783726.pdf.txt000783726.pdf.txtExtracted Texttext/plain81247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31603/2/000783726.pdf.txt73d92861707d77f9b4f4d3eddfbbc491MD52THUMBNAIL000783726.pdf.jpg000783726.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31603/3/000783726.pdf.jpg95d5aacdbbd53e55ef04c0870831f475MD5310183/316032023-12-25 04:25:15.01333oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31603Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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No presente trabalho são relatadas três experiências, interferências nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática em sala de aula, realizadas como exigência do curso Matemática, Mídias Digitais e Didática, no período 2009/2010, apoiadas na metodologia de pesquisa Engenharia Didática. As primeiras experiências trazem à tona questões referentes ao estudo dos quadriláteros, fazendo uso do software geogebra com uma turma de quinta série, e ao estudo da semelhança de triângulos, segundo os princípios da metodologia de ensino Resolução de Problemas, fazendo ainda uso do mesmo software, desta vez com um grupo de alunos de sexta série. A terceira engenharia trata mais especificamente do estudo da resolução de problemas, tendo por objetivo principal provocar o estudante a transformar uma (possível) atitude estática em uma atitude dinâmica, diante de uma situação problema. Para tanto, utilizou-se, com uma turma de quinta série, um vídeo sensibilizador cujo conteúdo traz um pouco da história da matemática e das aplicações no dia a dia, evidenciando que esta ciência é uma construção humana. A prática se complementou com a exposição da heurística proposta por Polya na resolução de problemas. No decorrer do trabalho as experiências relatadas vão sendo articuladas às contribuições de autores que tratam do assunto resolução de problemas no ensino de matemática, em especial Polya, Huanca e Lins, com o objetivo de evidenciar a importância e algumas diferentes abordagens dessa metodologia. Pretende-se com isso propor uma reflexão a respeito de como, normalmente, ocorrem as práticas de ensino, enfatizando que a resolução de problemas pode funcionar como uma eficiente ferramenta nos processos de ensino e de aprendizagem, desde que seja planejada de forma flexível, tomando-se a cada momento uma abordagem diferente, sempre ajustada ao grupo de alunos envolvido na experiência pedagógica. |
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