A passagem de locutor a sujeito da enunciação em L2 : um olhar enunciativo da aquisição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Bruna Sommer
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31927
Resumo: O presente trabalho busca verificar os mecanismos linguísticos que marcam a passagem de locutor a sujeito no processo de aquisição de uma segunda língua (L2). Tendo por amparo teórico a Linguística da Enunciação de Émile Benveniste, este trabalho propõe um olhar enunciativo sobre a análise de dados em sala de aula de L2. Para tanto, um resgate teórico com relação aos estudos de Linguística Aplicada é feito, considerando o histórico de pesquisas na área de aquisição de linguagem. Em um segundo momento, é exposta a complexidade na leitura da obra benvenistiana, bem como a apresentação dos artigos que trazem os conceitos que fundamentam a análise dos dados deste trabalho. São alguns deles: subjetividade, intersubjetividade, locutor, sujeito, língua, discurso e enunciação, noções discutidas nos textos “Da Subjetividade na Linguagem” (1958), “A Natureza dos Pronomes” (1956) e “O Aparelho Formal da Enunciação” (1970). O corpus analisado provém de gravações audiovisuais de um contexto de sala de aula de Inglês como L2 do Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão da UFRGS. A partir disso, é possível verificar por meio de quais mecanismos linguísticos o aluno instaura-se na linguagem, de modo que o fato lingüístico analisado indica o mecanismo de retorno e a função metalinguística como mecanismos que marcam a passagem de locutor a sujeito, de modo que o aluno possa referir e co-referir aos colegas e ao professor, postulados como interlocutores na sala de aula de L2.
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