O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponzio, Angelica Paiva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Machado, Andréa Soler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140119
Resumo: Este artigo pretende discutir o uso de métodos criativos para a solução de problemas complexos visando a inovação no ensino de Projeto Arquitetônico. Se, por um lado, a palavra projeto designa tanto uma produção documental que permite construir um objeto representado quanto um processo de coordenação de ações, o ensino desse processo implica um posicionamento claro a respeito do produto e dos métodos compatíveis com a natureza do problema didático que se quer propor. Partindo do princípio de que os métodos são as técnicas de trabalho empregadas e o processo de projeto é a maneira como essas são encadeadas por meio de ações, as experiências de ensino do ateliê de Projeto Arquitetônico aqui apresentadas buscam soluções projetuais por meio do estimulo da criatividade e de técnicas comuns ao Design Thinking em etapas e escalas variadas que conformam um trabalho teórico-prático fundamentado no “aprender fazendo”.
id UFRGS-2_7754d4b67796d5ec74063bcb17287033
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140119
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ponzio, Angelica PaivaMachado, Andréa Soler2016-05-04T02:07:16Z20152446-9696http://hdl.handle.net/10183/140119000981576Este artigo pretende discutir o uso de métodos criativos para a solução de problemas complexos visando a inovação no ensino de Projeto Arquitetônico. Se, por um lado, a palavra projeto designa tanto uma produção documental que permite construir um objeto representado quanto um processo de coordenação de ações, o ensino desse processo implica um posicionamento claro a respeito do produto e dos métodos compatíveis com a natureza do problema didático que se quer propor. Partindo do princípio de que os métodos são as técnicas de trabalho empregadas e o processo de projeto é a maneira como essas são encadeadas por meio de ações, as experiências de ensino do ateliê de Projeto Arquitetônico aqui apresentadas buscam soluções projetuais por meio do estimulo da criatividade e de técnicas comuns ao Design Thinking em etapas e escalas variadas que conformam um trabalho teórico-prático fundamentado no “aprender fazendo”.This article discusses the use of creative methods for solving complex problems with a view to innovation in teaching architectural design. If, on the one hand, the word design means both a documentary production that allows to build an object represented as a coordination of actions, the teaching of this process involves a clear position regarding the product and methods compatible with the nature of the didactic problem that is being proposed. Assuming that the methods are the labor techniques employed and the design process is how these are linked through actions, the teaching experiences of the Architectural Design Studio here presented seeks design solutions through the stimulation of creativity and techniques common to Design Thinking in stages and varying scales that form a theoretical and practical study based on "learning by doing".application/pdfporInSitu: revista do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano. São Paulo. vol. 1, n. 2 (2015), p. 109-130Projeto arquitetonico : EnsinoInovaçãoCriatividadeDesign processMethodsInnovationTeachingO uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônicoUse of Creative Methods Envisioning Innovation on Teaching Architectural Design info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981576.pdf000981576.pdfTexto completoapplication/pdf2781675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140119/1/000981576.pdf726e93f689784e6500c2b773e6192682MD51TEXT000981576.pdf.txt000981576.pdf.txtExtracted Texttext/plain43136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140119/2/000981576.pdf.txtc38ab6262857e9472d4dfae086ee6540MD52THUMBNAIL000981576.pdf.jpg000981576.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140119/3/000981576.pdf.jpgacb67f7c68a204dac1d7498427f8676cMD5310183/1401192018-10-25 09:23:52.135oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140119Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:23:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Use of Creative Methods Envisioning Innovation on Teaching Architectural Design
title O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
spellingShingle O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
Ponzio, Angelica Paiva
Projeto arquitetonico : Ensino
Inovação
Criatividade
Design process
Methods
Innovation
Teaching
title_short O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
title_full O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
title_fullStr O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
title_full_unstemmed O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
title_sort O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
author Ponzio, Angelica Paiva
author_facet Ponzio, Angelica Paiva
Machado, Andréa Soler
author_role author
author2 Machado, Andréa Soler
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponzio, Angelica Paiva
Machado, Andréa Soler
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto arquitetonico : Ensino
Inovação
Criatividade
topic Projeto arquitetonico : Ensino
Inovação
Criatividade
Design process
Methods
Innovation
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Design process
Methods
Innovation
Teaching
description Este artigo pretende discutir o uso de métodos criativos para a solução de problemas complexos visando a inovação no ensino de Projeto Arquitetônico. Se, por um lado, a palavra projeto designa tanto uma produção documental que permite construir um objeto representado quanto um processo de coordenação de ações, o ensino desse processo implica um posicionamento claro a respeito do produto e dos métodos compatíveis com a natureza do problema didático que se quer propor. Partindo do princípio de que os métodos são as técnicas de trabalho empregadas e o processo de projeto é a maneira como essas são encadeadas por meio de ações, as experiências de ensino do ateliê de Projeto Arquitetônico aqui apresentadas buscam soluções projetuais por meio do estimulo da criatividade e de técnicas comuns ao Design Thinking em etapas e escalas variadas que conformam um trabalho teórico-prático fundamentado no “aprender fazendo”.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:07:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140119
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2446-9696
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981576
identifier_str_mv 2446-9696
000981576
url http://hdl.handle.net/10183/140119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv InSitu: revista do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano. São Paulo. vol. 1, n. 2 (2015), p. 109-130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140119/1/000981576.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140119/2/000981576.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140119/3/000981576.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 726e93f689784e6500c2b773e6192682
c38ab6262857e9472d4dfae086ee6540
acb67f7c68a204dac1d7498427f8676c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447610332282880