A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Aline Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200551
Resumo: O estudo tem como tema a importância do turismo e da identidade nacional da Colômbia por meio da publicidade. Seu objetivo é analisar “c omo a Colômbia utiliza as “armas” da comunicação para a construção de uma nova imagem do país por meio do turismo” e para isso, como objeto, utilizamos a campanha nacional institucional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura. Como método foi utilizado o de abordagem qualitativa. Como metodologias, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, análise documental e estudo de caso. A partir da pesquisa bibliográfica são apresentadas abordagens sobre, a definição de turismo, a importância do setor, segundo a OMT, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o contexto da Colômbia para entender aspectos nacionais e como se deram os Acordos de Paz. O estudo de caso teve como objeto a campanha institucional Colombia: Tierra de Sabrosura, para o qual se utilizou, como técnica a análise documental, análise de imagem e o uso da internet. Em linhas gerais, constata-se que o turismo tem grande influência em fazer perceber a imagem de um país de um modo positivo, neste caso, a Colômbia, ao estrangeiro, por meio da comunicação clara, criativa, organizada e alinhada com o planejamento do país para o setor que teve a campanha de ProColombia.
id UFRGS-2_778724813d58bbf1d3618b52e0687cf4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200551
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Aline MariaMuller, Karla Maria2019-10-12T03:52:29Z2019http://hdl.handle.net/10183/200551001102113O estudo tem como tema a importância do turismo e da identidade nacional da Colômbia por meio da publicidade. Seu objetivo é analisar “c omo a Colômbia utiliza as “armas” da comunicação para a construção de uma nova imagem do país por meio do turismo” e para isso, como objeto, utilizamos a campanha nacional institucional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura. Como método foi utilizado o de abordagem qualitativa. Como metodologias, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, análise documental e estudo de caso. A partir da pesquisa bibliográfica são apresentadas abordagens sobre, a definição de turismo, a importância do setor, segundo a OMT, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o contexto da Colômbia para entender aspectos nacionais e como se deram os Acordos de Paz. O estudo de caso teve como objeto a campanha institucional Colombia: Tierra de Sabrosura, para o qual se utilizou, como técnica a análise documental, análise de imagem e o uso da internet. Em linhas gerais, constata-se que o turismo tem grande influência em fazer perceber a imagem de um país de um modo positivo, neste caso, a Colômbia, ao estrangeiro, por meio da comunicação clara, criativa, organizada e alinhada com o planejamento do país para o setor que teve a campanha de ProColombia.The study focuses on the importance of tourism and Colombia's national identity through advertising. Its objective is to analyze "how Colombia uses the " weapons" of communication to build a new image of the country through tourism" and for that, as an object, we use the national institutional tourism campaign Colombia: Tierra de Sabrosura. As method was used the qualitative approach. As methodologies, bibliographical research, documentary analysis and case study were used. Based on bibliographical research, approaches on the definition of tourism, the importance of the sector, according to UNWTO, the UN Sustainable Development Objectives and the context of Colombia to understand national aspects and how the Peace Accords were presented are presented. a case study was aimed at the institutional campaign Colombia: Tierra de Sabrosura, for which document analysis, image analysis and internet use were used as a technique. In general terms, tourism has a great influence in making the image of a country in a positive way, in this case, Colombia, abroad, through clear, creative, organized and aligned communication with the planning of the country. country for the sector that had the ProColombia campaign.application/pdfporComunicação institucionalTurismoColombiaInstitutional CommunicationTourism CampaignA construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosurainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102113.pdf.txt001102113.pdf.txtExtracted Texttext/plain208530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200551/2/001102113.pdf.txtc8f7696175f54b93075c803676d70493MD52ORIGINAL001102113.pdfTexto completoapplication/pdf44092691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200551/1/001102113.pdf6d5019ee0789b65349b4876984f22ef3MD5110183/2005512019-10-13 03:50:12.950643oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200551Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:50:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura
title A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura
spellingShingle A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura
Gomes, Aline Maria
Comunicação institucional
Turismo
Colombia
Institutional Communication
Tourism Campaign
title_short A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura
title_full A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura
title_fullStr A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura
title_full_unstemmed A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura
title_sort A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura
author Gomes, Aline Maria
author_facet Gomes, Aline Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Aline Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muller, Karla Maria
contributor_str_mv Muller, Karla Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação institucional
Turismo
topic Comunicação institucional
Turismo
Colombia
Institutional Communication
Tourism Campaign
dc.subject.eng.fl_str_mv Colombia
Institutional Communication
Tourism Campaign
description O estudo tem como tema a importância do turismo e da identidade nacional da Colômbia por meio da publicidade. Seu objetivo é analisar “c omo a Colômbia utiliza as “armas” da comunicação para a construção de uma nova imagem do país por meio do turismo” e para isso, como objeto, utilizamos a campanha nacional institucional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura. Como método foi utilizado o de abordagem qualitativa. Como metodologias, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, análise documental e estudo de caso. A partir da pesquisa bibliográfica são apresentadas abordagens sobre, a definição de turismo, a importância do setor, segundo a OMT, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o contexto da Colômbia para entender aspectos nacionais e como se deram os Acordos de Paz. O estudo de caso teve como objeto a campanha institucional Colombia: Tierra de Sabrosura, para o qual se utilizou, como técnica a análise documental, análise de imagem e o uso da internet. Em linhas gerais, constata-se que o turismo tem grande influência em fazer perceber a imagem de um país de um modo positivo, neste caso, a Colômbia, ao estrangeiro, por meio da comunicação clara, criativa, organizada e alinhada com o planejamento do país para o setor que teve a campanha de ProColombia.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:52:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200551
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102113
url http://hdl.handle.net/10183/200551
identifier_str_mv 001102113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200551/2/001102113.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200551/1/001102113.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c8f7696175f54b93075c803676d70493
6d5019ee0789b65349b4876984f22ef3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224585026207744