A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200551 |
Resumo: | O estudo tem como tema a importância do turismo e da identidade nacional da Colômbia por meio da publicidade. Seu objetivo é analisar “c omo a Colômbia utiliza as “armas” da comunicação para a construção de uma nova imagem do país por meio do turismo” e para isso, como objeto, utilizamos a campanha nacional institucional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura. Como método foi utilizado o de abordagem qualitativa. Como metodologias, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, análise documental e estudo de caso. A partir da pesquisa bibliográfica são apresentadas abordagens sobre, a definição de turismo, a importância do setor, segundo a OMT, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o contexto da Colômbia para entender aspectos nacionais e como se deram os Acordos de Paz. O estudo de caso teve como objeto a campanha institucional Colombia: Tierra de Sabrosura, para o qual se utilizou, como técnica a análise documental, análise de imagem e o uso da internet. Em linhas gerais, constata-se que o turismo tem grande influência em fazer perceber a imagem de um país de um modo positivo, neste caso, a Colômbia, ao estrangeiro, por meio da comunicação clara, criativa, organizada e alinhada com o planejamento do país para o setor que teve a campanha de ProColombia. |
id |
UFRGS-2_778724813d58bbf1d3618b52e0687cf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200551 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Aline MariaMuller, Karla Maria2019-10-12T03:52:29Z2019http://hdl.handle.net/10183/200551001102113O estudo tem como tema a importância do turismo e da identidade nacional da Colômbia por meio da publicidade. Seu objetivo é analisar “c omo a Colômbia utiliza as “armas” da comunicação para a construção de uma nova imagem do país por meio do turismo” e para isso, como objeto, utilizamos a campanha nacional institucional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura. Como método foi utilizado o de abordagem qualitativa. Como metodologias, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, análise documental e estudo de caso. A partir da pesquisa bibliográfica são apresentadas abordagens sobre, a definição de turismo, a importância do setor, segundo a OMT, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o contexto da Colômbia para entender aspectos nacionais e como se deram os Acordos de Paz. O estudo de caso teve como objeto a campanha institucional Colombia: Tierra de Sabrosura, para o qual se utilizou, como técnica a análise documental, análise de imagem e o uso da internet. Em linhas gerais, constata-se que o turismo tem grande influência em fazer perceber a imagem de um país de um modo positivo, neste caso, a Colômbia, ao estrangeiro, por meio da comunicação clara, criativa, organizada e alinhada com o planejamento do país para o setor que teve a campanha de ProColombia.The study focuses on the importance of tourism and Colombia's national identity through advertising. Its objective is to analyze "how Colombia uses the " weapons" of communication to build a new image of the country through tourism" and for that, as an object, we use the national institutional tourism campaign Colombia: Tierra de Sabrosura. As method was used the qualitative approach. As methodologies, bibliographical research, documentary analysis and case study were used. Based on bibliographical research, approaches on the definition of tourism, the importance of the sector, according to UNWTO, the UN Sustainable Development Objectives and the context of Colombia to understand national aspects and how the Peace Accords were presented are presented. a case study was aimed at the institutional campaign Colombia: Tierra de Sabrosura, for which document analysis, image analysis and internet use were used as a technique. In general terms, tourism has a great influence in making the image of a country in a positive way, in this case, Colombia, abroad, through clear, creative, organized and aligned communication with the planning of the country. country for the sector that had the ProColombia campaign.application/pdfporComunicação institucionalTurismoColombiaInstitutional CommunicationTourism CampaignA construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosurainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102113.pdf.txt001102113.pdf.txtExtracted Texttext/plain208530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200551/2/001102113.pdf.txtc8f7696175f54b93075c803676d70493MD52ORIGINAL001102113.pdfTexto completoapplication/pdf44092691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200551/1/001102113.pdf6d5019ee0789b65349b4876984f22ef3MD5110183/2005512019-10-13 03:50:12.950643oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200551Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:50:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura |
title |
A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura |
spellingShingle |
A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura Gomes, Aline Maria Comunicação institucional Turismo Colombia Institutional Communication Tourism Campaign |
title_short |
A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura |
title_full |
A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura |
title_fullStr |
A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura |
title_full_unstemmed |
A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura |
title_sort |
A construção de uma nova Colômbia por meio das “armas” da comunicação institucional: uma análise da campanha nacional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura |
author |
Gomes, Aline Maria |
author_facet |
Gomes, Aline Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Aline Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Muller, Karla Maria |
contributor_str_mv |
Muller, Karla Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação institucional Turismo |
topic |
Comunicação institucional Turismo Colombia Institutional Communication Tourism Campaign |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Colombia Institutional Communication Tourism Campaign |
description |
O estudo tem como tema a importância do turismo e da identidade nacional da Colômbia por meio da publicidade. Seu objetivo é analisar “c omo a Colômbia utiliza as “armas” da comunicação para a construção de uma nova imagem do país por meio do turismo” e para isso, como objeto, utilizamos a campanha nacional institucional de turismo Colombia: Tierra de Sabrosura. Como método foi utilizado o de abordagem qualitativa. Como metodologias, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, análise documental e estudo de caso. A partir da pesquisa bibliográfica são apresentadas abordagens sobre, a definição de turismo, a importância do setor, segundo a OMT, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o contexto da Colômbia para entender aspectos nacionais e como se deram os Acordos de Paz. O estudo de caso teve como objeto a campanha institucional Colombia: Tierra de Sabrosura, para o qual se utilizou, como técnica a análise documental, análise de imagem e o uso da internet. Em linhas gerais, constata-se que o turismo tem grande influência em fazer perceber a imagem de um país de um modo positivo, neste caso, a Colômbia, ao estrangeiro, por meio da comunicação clara, criativa, organizada e alinhada com o planejamento do país para o setor que teve a campanha de ProColombia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-12T03:52:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200551 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102113 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200551 |
identifier_str_mv |
001102113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200551/2/001102113.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200551/1/001102113.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c8f7696175f54b93075c803676d70493 6d5019ee0789b65349b4876984f22ef3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224585026207744 |