Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194584 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a formação docente na área de Química. Os objetivos são identificar e problematizar alguns dos elementos que compõem a estrutura curricular e as práticas pedagógicas de um curso de Licenciatura em Química do Rio Grande do Sul. A pesquisa tem como fonte de dados: as visões de docentes e estudantes do curso, investigadas por meio de questionários que foram respondidos por alunos das etapas finais do curso e docentes do Núcleo Docente Estruturante; o projeto pedagógico do curso e documentos que permitem caracterizar e analisar o caso. As disciplinas foram categorizadas com base na literatura, o que possibilitou a determinação das áreas do conhecimento privilegiadas, em termos de carga horária, na estrutura curricular. Os resultados obtidos revelam uma maior similaridade do curso ao modelo da racionalidade técnica, ainda que de forma hibridizada. As evidências também apontam a necessidade de que haja reformulações curriculares que permitam maior interação dos conhecimentos pedagógicos e educacionais com as especificidades dos conhecimentos químicos, permitindo maiores contribuições do curso para o exercício profissional de seus egressos. |
id |
UFRGS-2_77bc499a1b72007e883373a20b9e27ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194584 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonseca, Carlos VenturaSantos, Flávia Maria Teixeira dos2019-05-24T02:37:04Z20182238-8079http://hdl.handle.net/10183/194584001088082Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a formação docente na área de Química. Os objetivos são identificar e problematizar alguns dos elementos que compõem a estrutura curricular e as práticas pedagógicas de um curso de Licenciatura em Química do Rio Grande do Sul. A pesquisa tem como fonte de dados: as visões de docentes e estudantes do curso, investigadas por meio de questionários que foram respondidos por alunos das etapas finais do curso e docentes do Núcleo Docente Estruturante; o projeto pedagógico do curso e documentos que permitem caracterizar e analisar o caso. As disciplinas foram categorizadas com base na literatura, o que possibilitou a determinação das áreas do conhecimento privilegiadas, em termos de carga horária, na estrutura curricular. Os resultados obtidos revelam uma maior similaridade do curso ao modelo da racionalidade técnica, ainda que de forma hibridizada. As evidências também apontam a necessidade de que haja reformulações curriculares que permitam maior interação dos conhecimentos pedagógicos e educacionais com as especificidades dos conhecimentos químicos, permitindo maiores contribuições do curso para o exercício profissional de seus egressos.This paper presents a case study concerning teacher education in the field of Chemistry. The objectives are to identify and problematize some of the elements that make up a curricular structure and the pedagogical practices of the Teacher Training Degree in Chemistry of a federal university located in the state of Rio Grande do Sul – Brazil. The research is built upon the following data: the perspectives of professors and students surveyed through questionnaires answered by students in the final stages of the program and faculty members of the Structuring Faculty Council; the pedagogical plan of the program, as well as documents which enable the characterization and analysis of the case. The disciplines were categorized based on the literature, which allowed the determination of the privileged areas of knowledge in terms of hours in the curricular structure. Results show a greater similarity of the teacher training program to the technical-rationality model, although in a hybridized form. The evidence also points to the need for curricular reformulations that allow greater interaction of pedagogical and educational knowledge with the specificities of the chemical knowledge, allowing greater contributions of the course for the professional exercise of its graduates.application/pdfporTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 7, n.1 (2018), 18 p.Formação de professoresPrática pedagógicaCurrículoTeacher education in chemistryCurriculumPedagogical practicesDiferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de casoDifferent looks on pedagogical practices in chemistry teacher training degree : a case studyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088082.pdf.txt001088082.pdf.txtExtracted Texttext/plain45523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194584/2/001088082.pdf.txtaa48bfa9e4a4866f0f1f70f149d14d6aMD52ORIGINAL001088082.pdfTexto completoapplication/pdf518763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194584/1/001088082.pdfe0153439c30a6b72006058eadcc7946aMD5110183/1945842020-10-07 04:05:00.83498oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194584Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-07T07:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Different looks on pedagogical practices in chemistry teacher training degree : a case study |
title |
Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso |
spellingShingle |
Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso Fonseca, Carlos Ventura Formação de professores Prática pedagógica Currículo Teacher education in chemistry Curriculum Pedagogical practices |
title_short |
Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso |
title_full |
Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso |
title_fullStr |
Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso |
title_sort |
Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso |
author |
Fonseca, Carlos Ventura |
author_facet |
Fonseca, Carlos Ventura Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Carlos Ventura Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Prática pedagógica Currículo |
topic |
Formação de professores Prática pedagógica Currículo Teacher education in chemistry Curriculum Pedagogical practices |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher education in chemistry Curriculum Pedagogical practices |
description |
Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a formação docente na área de Química. Os objetivos são identificar e problematizar alguns dos elementos que compõem a estrutura curricular e as práticas pedagógicas de um curso de Licenciatura em Química do Rio Grande do Sul. A pesquisa tem como fonte de dados: as visões de docentes e estudantes do curso, investigadas por meio de questionários que foram respondidos por alunos das etapas finais do curso e docentes do Núcleo Docente Estruturante; o projeto pedagógico do curso e documentos que permitem caracterizar e analisar o caso. As disciplinas foram categorizadas com base na literatura, o que possibilitou a determinação das áreas do conhecimento privilegiadas, em termos de carga horária, na estrutura curricular. Os resultados obtidos revelam uma maior similaridade do curso ao modelo da racionalidade técnica, ainda que de forma hibridizada. As evidências também apontam a necessidade de que haja reformulações curriculares que permitam maior interação dos conhecimentos pedagógicos e educacionais com as especificidades dos conhecimentos químicos, permitindo maiores contribuições do curso para o exercício profissional de seus egressos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-24T02:37:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194584 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001088082 |
identifier_str_mv |
2238-8079 001088082 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 7, n.1 (2018), 18 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194584/2/001088082.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194584/1/001088082.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa48bfa9e4a4866f0f1f70f149d14d6a e0153439c30a6b72006058eadcc7946a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224966247546880 |