Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Carlos Ventura
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194584
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a formação docente na área de Química. Os objetivos são identificar e problematizar alguns dos elementos que compõem a estrutura curricular e as práticas pedagógicas de um curso de Licenciatura em Química do Rio Grande do Sul. A pesquisa tem como fonte de dados: as visões de docentes e estudantes do curso, investigadas por meio de questionários que foram respondidos por alunos das etapas finais do curso e docentes do Núcleo Docente Estruturante; o projeto pedagógico do curso e documentos que permitem caracterizar e analisar o caso. As disciplinas foram categorizadas com base na literatura, o que possibilitou a determinação das áreas do conhecimento privilegiadas, em termos de carga horária, na estrutura curricular. Os resultados obtidos revelam uma maior similaridade do curso ao modelo da racionalidade técnica, ainda que de forma hibridizada. As evidências também apontam a necessidade de que haja reformulações curriculares que permitam maior interação dos conhecimentos pedagógicos e educacionais com as especificidades dos conhecimentos químicos, permitindo maiores contribuições do curso para o exercício profissional de seus egressos.
id UFRGS-2_77bc499a1b72007e883373a20b9e27ca
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194584
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Carlos VenturaSantos, Flávia Maria Teixeira dos2019-05-24T02:37:04Z20182238-8079http://hdl.handle.net/10183/194584001088082Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a formação docente na área de Química. Os objetivos são identificar e problematizar alguns dos elementos que compõem a estrutura curricular e as práticas pedagógicas de um curso de Licenciatura em Química do Rio Grande do Sul. A pesquisa tem como fonte de dados: as visões de docentes e estudantes do curso, investigadas por meio de questionários que foram respondidos por alunos das etapas finais do curso e docentes do Núcleo Docente Estruturante; o projeto pedagógico do curso e documentos que permitem caracterizar e analisar o caso. As disciplinas foram categorizadas com base na literatura, o que possibilitou a determinação das áreas do conhecimento privilegiadas, em termos de carga horária, na estrutura curricular. Os resultados obtidos revelam uma maior similaridade do curso ao modelo da racionalidade técnica, ainda que de forma hibridizada. As evidências também apontam a necessidade de que haja reformulações curriculares que permitam maior interação dos conhecimentos pedagógicos e educacionais com as especificidades dos conhecimentos químicos, permitindo maiores contribuições do curso para o exercício profissional de seus egressos.This paper presents a case study concerning teacher education in the field of Chemistry. The objectives are to identify and problematize some of the elements that make up a curricular structure and the pedagogical practices of the Teacher Training Degree in Chemistry of a federal university located in the state of Rio Grande do Sul – Brazil. The research is built upon the following data: the perspectives of professors and students surveyed through questionnaires answered by students in the final stages of the program and faculty members of the Structuring Faculty Council; the pedagogical plan of the program, as well as documents which enable the characterization and analysis of the case. The disciplines were categorized based on the literature, which allowed the determination of the privileged areas of knowledge in terms of hours in the curricular structure. Results show a greater similarity of the teacher training program to the technical-rationality model, although in a hybridized form. The evidence also points to the need for curricular reformulations that allow greater interaction of pedagogical and educational knowledge with the specificities of the chemical knowledge, allowing greater contributions of the course for the professional exercise of its graduates.application/pdfporTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 7, n.1 (2018), 18 p.Formação de professoresPrática pedagógicaCurrículoTeacher education in chemistryCurriculumPedagogical practicesDiferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de casoDifferent looks on pedagogical practices in chemistry teacher training degree : a case studyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088082.pdf.txt001088082.pdf.txtExtracted Texttext/plain45523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194584/2/001088082.pdf.txtaa48bfa9e4a4866f0f1f70f149d14d6aMD52ORIGINAL001088082.pdfTexto completoapplication/pdf518763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194584/1/001088082.pdfe0153439c30a6b72006058eadcc7946aMD5110183/1945842020-10-07 04:05:00.83498oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194584Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-07T07:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Different looks on pedagogical practices in chemistry teacher training degree : a case study
title Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso
spellingShingle Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso
Fonseca, Carlos Ventura
Formação de professores
Prática pedagógica
Currículo
Teacher education in chemistry
Curriculum
Pedagogical practices
title_short Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso
title_full Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso
title_fullStr Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso
title_full_unstemmed Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso
title_sort Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química : um estudo de caso
author Fonseca, Carlos Ventura
author_facet Fonseca, Carlos Ventura
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author_role author
author2 Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Prática pedagógica
Currículo
topic Formação de professores
Prática pedagógica
Currículo
Teacher education in chemistry
Curriculum
Pedagogical practices
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher education in chemistry
Curriculum
Pedagogical practices
description Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a formação docente na área de Química. Os objetivos são identificar e problematizar alguns dos elementos que compõem a estrutura curricular e as práticas pedagógicas de um curso de Licenciatura em Química do Rio Grande do Sul. A pesquisa tem como fonte de dados: as visões de docentes e estudantes do curso, investigadas por meio de questionários que foram respondidos por alunos das etapas finais do curso e docentes do Núcleo Docente Estruturante; o projeto pedagógico do curso e documentos que permitem caracterizar e analisar o caso. As disciplinas foram categorizadas com base na literatura, o que possibilitou a determinação das áreas do conhecimento privilegiadas, em termos de carga horária, na estrutura curricular. Os resultados obtidos revelam uma maior similaridade do curso ao modelo da racionalidade técnica, ainda que de forma hibridizada. As evidências também apontam a necessidade de que haja reformulações curriculares que permitam maior interação dos conhecimentos pedagógicos e educacionais com as especificidades dos conhecimentos químicos, permitindo maiores contribuições do curso para o exercício profissional de seus egressos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-24T02:37:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194584
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088082
identifier_str_mv 2238-8079
001088082
url http://hdl.handle.net/10183/194584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 7, n.1 (2018), 18 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194584/2/001088082.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194584/1/001088082.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aa48bfa9e4a4866f0f1f70f149d14d6a
e0153439c30a6b72006058eadcc7946a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224966247546880