Ler e escrever nas aulas de história : da prisão da palavra ao labirinto do exterior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nilton Mullet
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rosa, Bruno Chepp da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188043
Resumo: Este artigo busca dar atenção a dois conjuntos de questões relativos às praticas de leitura e escrita nas salas de aula de História. De um lado, apresenta dados de uma investigação sobre as diferentes práticas de leitura e escrita geralmente usadas nesse contexto; de outro lado, aborda as práticas ainda não possíveis de catalogar. Trata-se, portanto, de uma reflexão sobre a potência que transita, por vezes, fora das salas de aula e que pode permitir a produção de novas práticas de leitura e escrita e, sobretudo, provocar os jovens para que produzam narrativas históricas através da criação e da imaginação. Nesse sentido, o artigo apresenta o pensamento do exterior (Fora) de Michel Foucault como elemento teórico que permite pensar nossa relação com a linguagem e com as práticas de leitura e de escrita.
id UFRGS-2_77db98e6c72933be3e5bbee15aa2f018
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188043
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Nilton MulletRosa, Bruno Chepp da2019-01-22T02:36:49Z20181807-6971http://hdl.handle.net/10183/188043001082810Este artigo busca dar atenção a dois conjuntos de questões relativos às praticas de leitura e escrita nas salas de aula de História. De um lado, apresenta dados de uma investigação sobre as diferentes práticas de leitura e escrita geralmente usadas nesse contexto; de outro lado, aborda as práticas ainda não possíveis de catalogar. Trata-se, portanto, de uma reflexão sobre a potência que transita, por vezes, fora das salas de aula e que pode permitir a produção de novas práticas de leitura e escrita e, sobretudo, provocar os jovens para que produzam narrativas históricas através da criação e da imaginação. Nesse sentido, o artigo apresenta o pensamento do exterior (Fora) de Michel Foucault como elemento teórico que permite pensar nossa relação com a linguagem e com as práticas de leitura e de escrita.The aim of this article is to focus on two sets of issues related to the reading and writing practices in History classes. On the one hand, it presents data drawn from an inquiry concerning the different reading and writing practices commonly used in that context. On the other hand, it approaches practices that have not been systematized yet by analyzing the creative potential that exists outside the classroom, which can lead to new ways of reading and writing and encourage students to produce historical narratives with imagination. To do that, this article presents Michel Foucault’s thought of the outside as the theoretical basis for addressing our relationship with language through reading and writing.application/pdfporFênix : revista de história e estudos culturais. Uberlândia, MG, UFU. Vol. 15, n.1 (jan./jun. 2018), p. 1-18LeituraEscritaHistóriaFabulaçãoHistory teachingReadingWritingFablingLer e escrever nas aulas de história : da prisão da palavra ao labirinto do exteriorRead and write in history classes : from the words prison to the outside mazeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082810.pdf.txt001082810.pdf.txtExtracted Texttext/plain49223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188043/2/001082810.pdf.txtc6e778a53dfe12d1fbe2ee458f42e56fMD52ORIGINAL001082810.pdfTexto completoapplication/pdf352472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188043/1/001082810.pdf4c3b08d67d3587617ac01b1657399187MD5110183/1880432019-01-23 02:37:40.873536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188043Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-23T04:37:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ler e escrever nas aulas de história : da prisão da palavra ao labirinto do exterior
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Read and write in history classes : from the words prison to the outside maze
title Ler e escrever nas aulas de história : da prisão da palavra ao labirinto do exterior
spellingShingle Ler e escrever nas aulas de história : da prisão da palavra ao labirinto do exterior
Pereira, Nilton Mullet
Leitura
Escrita
História
Fabulação
History teaching
Reading
Writing
Fabling
title_short Ler e escrever nas aulas de história : da prisão da palavra ao labirinto do exterior
title_full Ler e escrever nas aulas de história : da prisão da palavra ao labirinto do exterior
title_fullStr Ler e escrever nas aulas de história : da prisão da palavra ao labirinto do exterior
title_full_unstemmed Ler e escrever nas aulas de história : da prisão da palavra ao labirinto do exterior
title_sort Ler e escrever nas aulas de história : da prisão da palavra ao labirinto do exterior
author Pereira, Nilton Mullet
author_facet Pereira, Nilton Mullet
Rosa, Bruno Chepp da
author_role author
author2 Rosa, Bruno Chepp da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
Rosa, Bruno Chepp da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
História
Fabulação
topic Leitura
Escrita
História
Fabulação
History teaching
Reading
Writing
Fabling
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Reading
Writing
Fabling
description Este artigo busca dar atenção a dois conjuntos de questões relativos às praticas de leitura e escrita nas salas de aula de História. De um lado, apresenta dados de uma investigação sobre as diferentes práticas de leitura e escrita geralmente usadas nesse contexto; de outro lado, aborda as práticas ainda não possíveis de catalogar. Trata-se, portanto, de uma reflexão sobre a potência que transita, por vezes, fora das salas de aula e que pode permitir a produção de novas práticas de leitura e escrita e, sobretudo, provocar os jovens para que produzam narrativas históricas através da criação e da imaginação. Nesse sentido, o artigo apresenta o pensamento do exterior (Fora) de Michel Foucault como elemento teórico que permite pensar nossa relação com a linguagem e com as práticas de leitura e de escrita.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-22T02:36:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188043
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-6971
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001082810
identifier_str_mv 1807-6971
001082810
url http://hdl.handle.net/10183/188043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Fênix : revista de história e estudos culturais. Uberlândia, MG, UFU. Vol. 15, n.1 (jan./jun. 2018), p. 1-18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188043/2/001082810.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188043/1/001082810.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c6e778a53dfe12d1fbe2ee458f42e56f
4c3b08d67d3587617ac01b1657399187
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224960798097408