Evaluation of a formative intervention on sexuality and gender for early childhood education teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blankenheim, Thaís
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pizzinato, Adolfo, Costa, Angelo Brandelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249709
Resumo: As temáticas de sexualidade e gênero devem ser trabalhadas em todas as etapas da escolarização. Contudo, verifica-se certa invisibilidade no contexto da infância e uma carência de trabalhos com educadores/as. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção formativa em sexualidade e gênero para professoras/es de Educação Infantil, em relação ao nível de preconceito e de atitudes relacionadas à diversidade sexual e de gênero, aos papéis de gênero e às competências educacionais para trabalhar com estudantes LGBT. Trinta e sete professoras/es participaram. Foram realizadas estatísticas descritivas, análises bivariadas na forma de testes paramétricos (testes t de amostras pareadas) e uma análise temática. A intervenção foi avaliada de maneira positiva, o nível de preconceito reduziu significativamente e houve um imediato efeito em relação à aplicação dos conhecimentos. Sugerimos o desenvolvimento de intervenções sobre manifestações sutis de preconceito à diversidade sexual e aos papéis de gênero.
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spelling Blankenheim, ThaísPizzinato, AdolfoCosta, Angelo Brandelli2022-10-04T05:02:00Z20221982-4327http://hdl.handle.net/10183/249709001150350As temáticas de sexualidade e gênero devem ser trabalhadas em todas as etapas da escolarização. Contudo, verifica-se certa invisibilidade no contexto da infância e uma carência de trabalhos com educadores/as. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção formativa em sexualidade e gênero para professoras/es de Educação Infantil, em relação ao nível de preconceito e de atitudes relacionadas à diversidade sexual e de gênero, aos papéis de gênero e às competências educacionais para trabalhar com estudantes LGBT. Trinta e sete professoras/es participaram. Foram realizadas estatísticas descritivas, análises bivariadas na forma de testes paramétricos (testes t de amostras pareadas) e uma análise temática. A intervenção foi avaliada de maneira positiva, o nível de preconceito reduziu significativamente e houve um imediato efeito em relação à aplicação dos conhecimentos. Sugerimos o desenvolvimento de intervenções sobre manifestações sutis de preconceito à diversidade sexual e aos papéis de gênero.The themes of sexuality and gender must be addressed at all stages of schooling. However, there is a certain invisibility during childhood, as well as a lack of interventions focused on educators. This study aimed to evaluate the effectiveness of a formative intervention about sexuality and gender in teachers of Early Childhood Education, in relation to the level of prejudice and attitudes related to sexual and gender diversity, gender roles, and educational competences for working with LGBT students. In total, 37 teachers participated in the study. Descriptive statistics and bivariate analyses were performed in the form of parametric tests (paired samples t-tests) and a thematic analysis. The intervention was positively evaluated, the prejudice level was significantly reduced and there was an immediate effect in relation to the application of knowledge. We suggest the development of interventions on subtle manifestations of prejudice towards sexual diversity and gender roles.Los temas de sexualidad y género deben ser abordados en todas las etapas de la escolaridad. Sin embargo, existe cierta invisibilidad en el contexto de la infancia y escasos trabajos con los/las educadores/as. El objetivo de este estudio fue evaluar la eficacia de una intervención formativa en sexualidad y género para profesores/as de Educación Infantil, con relación al nivel de prejuicios y actitudes relacionadas con la diversidad sexual y de género, roles de género y competencias educativas para el trabajo con estudiantes LGBT. Participaron 37 profesores/ras. Se realizaron estadísticas descriptivas, análisis bivariados en forma de pruebas paramétricas (pruebas t de muestras apareadas) y un análisis temático. La intervención fue evaluada positivamente, se redujo significativamente el nivel de prejuicio y hubo un efecto inmediato con relación a la aplicación de conocimientos. Se sugiere desarrollar intervenciones sobre manifestaciones sutiles de prejuicio a la diversidad sexual y los roles de género.application/pdfengPaidéia. Ribeirão Preto, SP. Vol. 32, (2022), e3216, p. 1-9SexualidadeEducação infantilFormação de professoresPsicologia do desenvolvimentoGêneroPreconceitoSexualityGenderEarly childhood educationPrejudiceSexualidadGéneroCrianza del niñoPrejuicioEvaluation of a formative intervention on sexuality and gender for early childhood education teachersAvaliação de uma intervenção formativa em sexualidade e gênero para professoras de educação infantil modelo teóricoEvaluación de una intervención formativa sobre sexualidad y género para profesoras de educación infantil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150350.pdf.txt001150350.pdf.txtExtracted Texttext/plain46647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249709/2/001150350.pdf.txtd425c06af43ba0ce2666e49b147cc069MD52ORIGINAL001150350.pdfTexto completo (inglês)application/pdf298438http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249709/1/001150350.pdf4e549dde9f76e11ee3aa1c52b0f9a63eMD5110183/2497092022-10-05 04:52:59.0152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249709Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-05T07:52:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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