De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/122191 |
Resumo: | A utilização de livros didáticos em sala de aula constitui-se na principal ferramenta de ensino nas escolas brasileiras. A seleção das obras que serão adotadas pelas instituições é realizada após análise prévia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Este estudo teve como foco o modo de apresentação do grupo Insecta em livros didáticos de Ciências do sétimo ano, selecionados dentre as obras aprovadas no PNLD de 2014. Estes livros devem abordar os conteúdos destacando a importância ecológica dos diferentes grupos animais. A análise foi feita tendo como base alguns dos critérios estabelecidos pelo Guia PLND 2013 e adaptados para uma ficha de avaliação. A pesquisa desenvolvida foi qualitativa através do método de análise de conteúdo e os critérios centrais levados em conta foram: 1) a correção conceitual e compreensão e 2) a construção do conhecimento científico. A descrição do Filo Arthopoda e da Classe Insecta foi adequada na maioria das obras havendo uma contextualização sobre a inserção do segundo grupo no primeiro, contudo ainda é comum que os alunos confundam os grupos considerando os insetos como invertebrados pertencentes a outros filos ou inserindo, no grupo dos insetos, artrópodes pertencentes a outras classes. Nenhuma das obras avaliadas pode ser utilizada como única fonte para o planejamento do professor; utilizar diferentes recursos didáticos é fundamental para evitar que os estudantes desenvolvam concepções equivocadas ou parciais sobre os grupos animais. A importância ecológica, quase inexistente nos livros analisados, pode e deve ser mais bem explorada pelos professores de Ciências. |
id |
UFRGS-2_782e3a1d1ea1c3946554fb2b369f970a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122191 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Rita de Cássia de MeloKindel, Eunice Aita Isaia2015-08-11T02:02:21Z2015http://hdl.handle.net/10183/122191000971308A utilização de livros didáticos em sala de aula constitui-se na principal ferramenta de ensino nas escolas brasileiras. A seleção das obras que serão adotadas pelas instituições é realizada após análise prévia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Este estudo teve como foco o modo de apresentação do grupo Insecta em livros didáticos de Ciências do sétimo ano, selecionados dentre as obras aprovadas no PNLD de 2014. Estes livros devem abordar os conteúdos destacando a importância ecológica dos diferentes grupos animais. A análise foi feita tendo como base alguns dos critérios estabelecidos pelo Guia PLND 2013 e adaptados para uma ficha de avaliação. A pesquisa desenvolvida foi qualitativa através do método de análise de conteúdo e os critérios centrais levados em conta foram: 1) a correção conceitual e compreensão e 2) a construção do conhecimento científico. A descrição do Filo Arthopoda e da Classe Insecta foi adequada na maioria das obras havendo uma contextualização sobre a inserção do segundo grupo no primeiro, contudo ainda é comum que os alunos confundam os grupos considerando os insetos como invertebrados pertencentes a outros filos ou inserindo, no grupo dos insetos, artrópodes pertencentes a outras classes. Nenhuma das obras avaliadas pode ser utilizada como única fonte para o planejamento do professor; utilizar diferentes recursos didáticos é fundamental para evitar que os estudantes desenvolvam concepções equivocadas ou parciais sobre os grupos animais. A importância ecológica, quase inexistente nos livros analisados, pode e deve ser mais bem explorada pelos professores de Ciências.application/pdfporLivros didaticosEnsino de ciênciasDe que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971308.pdf000971308.pdfTexto completoapplication/pdf777710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122191/1/000971308.pdfb8cd49a91d90277cd2a867e1d9485874MD51TEXT000971308.pdf.txt000971308.pdf.txtExtracted Texttext/plain107376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122191/2/000971308.pdf.txt64e4e50e76247ce43e70343958f8a875MD52THUMBNAIL000971308.pdf.jpg000971308.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122191/3/000971308.pdf.jpg130148b5582100f1be9c7cd0794e6c6cMD5310183/1221912018-10-08 08:34:48.192oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122191Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:34:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta? |
title |
De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta? |
spellingShingle |
De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta? Machado, Rita de Cássia de Melo Livros didaticos Ensino de ciências |
title_short |
De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta? |
title_full |
De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta? |
title_fullStr |
De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta? |
title_full_unstemmed |
De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta? |
title_sort |
De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta? |
author |
Machado, Rita de Cássia de Melo |
author_facet |
Machado, Rita de Cássia de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Rita de Cássia de Melo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
contributor_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didaticos Ensino de ciências |
topic |
Livros didaticos Ensino de ciências |
description |
A utilização de livros didáticos em sala de aula constitui-se na principal ferramenta de ensino nas escolas brasileiras. A seleção das obras que serão adotadas pelas instituições é realizada após análise prévia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Este estudo teve como foco o modo de apresentação do grupo Insecta em livros didáticos de Ciências do sétimo ano, selecionados dentre as obras aprovadas no PNLD de 2014. Estes livros devem abordar os conteúdos destacando a importância ecológica dos diferentes grupos animais. A análise foi feita tendo como base alguns dos critérios estabelecidos pelo Guia PLND 2013 e adaptados para uma ficha de avaliação. A pesquisa desenvolvida foi qualitativa através do método de análise de conteúdo e os critérios centrais levados em conta foram: 1) a correção conceitual e compreensão e 2) a construção do conhecimento científico. A descrição do Filo Arthopoda e da Classe Insecta foi adequada na maioria das obras havendo uma contextualização sobre a inserção do segundo grupo no primeiro, contudo ainda é comum que os alunos confundam os grupos considerando os insetos como invertebrados pertencentes a outros filos ou inserindo, no grupo dos insetos, artrópodes pertencentes a outras classes. Nenhuma das obras avaliadas pode ser utilizada como única fonte para o planejamento do professor; utilizar diferentes recursos didáticos é fundamental para evitar que os estudantes desenvolvam concepções equivocadas ou parciais sobre os grupos animais. A importância ecológica, quase inexistente nos livros analisados, pode e deve ser mais bem explorada pelos professores de Ciências. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-11T02:02:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/122191 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000971308 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/122191 |
identifier_str_mv |
000971308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122191/1/000971308.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122191/2/000971308.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122191/3/000971308.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8cd49a91d90277cd2a867e1d9485874 64e4e50e76247ce43e70343958f8a875 130148b5582100f1be9c7cd0794e6c6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447150862008320 |