De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rita de Cássia de Melo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/122191
Resumo: A utilização de livros didáticos em sala de aula constitui-se na principal ferramenta de ensino nas escolas brasileiras. A seleção das obras que serão adotadas pelas instituições é realizada após análise prévia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Este estudo teve como foco o modo de apresentação do grupo Insecta em livros didáticos de Ciências do sétimo ano, selecionados dentre as obras aprovadas no PNLD de 2014. Estes livros devem abordar os conteúdos destacando a importância ecológica dos diferentes grupos animais. A análise foi feita tendo como base alguns dos critérios estabelecidos pelo Guia PLND 2013 e adaptados para uma ficha de avaliação. A pesquisa desenvolvida foi qualitativa através do método de análise de conteúdo e os critérios centrais levados em conta foram: 1) a correção conceitual e compreensão e 2) a construção do conhecimento científico. A descrição do Filo Arthopoda e da Classe Insecta foi adequada na maioria das obras havendo uma contextualização sobre a inserção do segundo grupo no primeiro, contudo ainda é comum que os alunos confundam os grupos considerando os insetos como invertebrados pertencentes a outros filos ou inserindo, no grupo dos insetos, artrópodes pertencentes a outras classes. Nenhuma das obras avaliadas pode ser utilizada como única fonte para o planejamento do professor; utilizar diferentes recursos didáticos é fundamental para evitar que os estudantes desenvolvam concepções equivocadas ou parciais sobre os grupos animais. A importância ecológica, quase inexistente nos livros analisados, pode e deve ser mais bem explorada pelos professores de Ciências.
id UFRGS-2_782e3a1d1ea1c3946554fb2b369f970a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122191
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Rita de Cássia de MeloKindel, Eunice Aita Isaia2015-08-11T02:02:21Z2015http://hdl.handle.net/10183/122191000971308A utilização de livros didáticos em sala de aula constitui-se na principal ferramenta de ensino nas escolas brasileiras. A seleção das obras que serão adotadas pelas instituições é realizada após análise prévia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Este estudo teve como foco o modo de apresentação do grupo Insecta em livros didáticos de Ciências do sétimo ano, selecionados dentre as obras aprovadas no PNLD de 2014. Estes livros devem abordar os conteúdos destacando a importância ecológica dos diferentes grupos animais. A análise foi feita tendo como base alguns dos critérios estabelecidos pelo Guia PLND 2013 e adaptados para uma ficha de avaliação. A pesquisa desenvolvida foi qualitativa através do método de análise de conteúdo e os critérios centrais levados em conta foram: 1) a correção conceitual e compreensão e 2) a construção do conhecimento científico. A descrição do Filo Arthopoda e da Classe Insecta foi adequada na maioria das obras havendo uma contextualização sobre a inserção do segundo grupo no primeiro, contudo ainda é comum que os alunos confundam os grupos considerando os insetos como invertebrados pertencentes a outros filos ou inserindo, no grupo dos insetos, artrópodes pertencentes a outras classes. Nenhuma das obras avaliadas pode ser utilizada como única fonte para o planejamento do professor; utilizar diferentes recursos didáticos é fundamental para evitar que os estudantes desenvolvam concepções equivocadas ou parciais sobre os grupos animais. A importância ecológica, quase inexistente nos livros analisados, pode e deve ser mais bem explorada pelos professores de Ciências.application/pdfporLivros didaticosEnsino de ciênciasDe que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971308.pdf000971308.pdfTexto completoapplication/pdf777710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122191/1/000971308.pdfb8cd49a91d90277cd2a867e1d9485874MD51TEXT000971308.pdf.txt000971308.pdf.txtExtracted Texttext/plain107376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122191/2/000971308.pdf.txt64e4e50e76247ce43e70343958f8a875MD52THUMBNAIL000971308.pdf.jpg000971308.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122191/3/000971308.pdf.jpg130148b5582100f1be9c7cd0794e6c6cMD5310183/1221912018-10-08 08:34:48.192oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122191Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:34:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta?
title De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta?
spellingShingle De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta?
Machado, Rita de Cássia de Melo
Livros didaticos
Ensino de ciências
title_short De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta?
title_full De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta?
title_fullStr De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta?
title_full_unstemmed De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta?
title_sort De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta?
author Machado, Rita de Cássia de Melo
author_facet Machado, Rita de Cássia de Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rita de Cássia de Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
contributor_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didaticos
Ensino de ciências
topic Livros didaticos
Ensino de ciências
description A utilização de livros didáticos em sala de aula constitui-se na principal ferramenta de ensino nas escolas brasileiras. A seleção das obras que serão adotadas pelas instituições é realizada após análise prévia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Este estudo teve como foco o modo de apresentação do grupo Insecta em livros didáticos de Ciências do sétimo ano, selecionados dentre as obras aprovadas no PNLD de 2014. Estes livros devem abordar os conteúdos destacando a importância ecológica dos diferentes grupos animais. A análise foi feita tendo como base alguns dos critérios estabelecidos pelo Guia PLND 2013 e adaptados para uma ficha de avaliação. A pesquisa desenvolvida foi qualitativa através do método de análise de conteúdo e os critérios centrais levados em conta foram: 1) a correção conceitual e compreensão e 2) a construção do conhecimento científico. A descrição do Filo Arthopoda e da Classe Insecta foi adequada na maioria das obras havendo uma contextualização sobre a inserção do segundo grupo no primeiro, contudo ainda é comum que os alunos confundam os grupos considerando os insetos como invertebrados pertencentes a outros filos ou inserindo, no grupo dos insetos, artrópodes pertencentes a outras classes. Nenhuma das obras avaliadas pode ser utilizada como única fonte para o planejamento do professor; utilizar diferentes recursos didáticos é fundamental para evitar que os estudantes desenvolvam concepções equivocadas ou parciais sobre os grupos animais. A importância ecológica, quase inexistente nos livros analisados, pode e deve ser mais bem explorada pelos professores de Ciências.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-11T02:02:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/122191
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000971308
url http://hdl.handle.net/10183/122191
identifier_str_mv 000971308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122191/1/000971308.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122191/2/000971308.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122191/3/000971308.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b8cd49a91d90277cd2a867e1d9485874
64e4e50e76247ce43e70343958f8a875
130148b5582100f1be9c7cd0794e6c6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447150862008320