Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Notare, Márcia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180077
Resumo: Este artigo apresenta a análise do processo de gênese instrumental pessoal a partir de atividades de geometria dinâmica desenvolvidas no Curso de Especialização Matemática - Mídias Digitais - Didática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS, na modalidade à distância para professores do Ensino Básico. O artigo também apresenta análise de indícios de gênese instrumental profissional a partir de implementação de situações de aprendizagem utilizando o software GeoGebra. As análises encontram ancoragem na abordagem instrumental de Rabardel (1995) e fazem parte de pesquisa desenvolvida em cooperação com o Laboratoire de Didactique Andre Revuz da Université Denis Diderot – Paris 7. Identificou-se, mediante estudo de caso, avanços no processo de gênese instrumental pessoal do GeoGebra. Da mesma forma, identificou-se indícios do processo de gênese instrumental profissional, na qual o professor-cursista propôs o uso do GeoGebra como um instrumento didático.
id UFRGS-2_7842239c3d1e964f5694aac503620a17
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180077
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Basso, Marcus Vinicius de AzevedoNotare, Márcia Rodrigues2018-07-04T02:27:19Z20170104-4877http://hdl.handle.net/10183/180077001068742Este artigo apresenta a análise do processo de gênese instrumental pessoal a partir de atividades de geometria dinâmica desenvolvidas no Curso de Especialização Matemática - Mídias Digitais - Didática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS, na modalidade à distância para professores do Ensino Básico. O artigo também apresenta análise de indícios de gênese instrumental profissional a partir de implementação de situações de aprendizagem utilizando o software GeoGebra. As análises encontram ancoragem na abordagem instrumental de Rabardel (1995) e fazem parte de pesquisa desenvolvida em cooperação com o Laboratoire de Didactique Andre Revuz da Université Denis Diderot – Paris 7. Identificou-se, mediante estudo de caso, avanços no processo de gênese instrumental pessoal do GeoGebra. Da mesma forma, identificou-se indícios do processo de gênese instrumental profissional, na qual o professor-cursista propôs o uso do GeoGebra como um instrumento didático.This article presents the analysis of personal instrumental genesis process from dynamic geometry activities in the Specialization Course Mathematics - Digital Mídia and Didatics of the Graduate Program in Mathematics Teaching the UFRGS, in distance learning for basic education teachers. The article also presents the analysis of professional instrumental genesis evidence from proposal and implementation of learning situations using GeoGebra. Analyses are anchoring the Rabardel’s instrumental approach (1995) and are part of research carried in cooperation with the Laboratoire de Didactique Andre Revuz of the Université Denis Diderot - Paris 7. Search, through case study, identify advances in the process of personal instrumental genesis of GeoGebra, it is possible to observe that the teacher started a technological appropriation process. Similarly, it identified evidence of professional instrumental genesis process, in which the teacher proposed using GeoGebra as a teaching tool.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 25, n. 2 (maio/ago. 2017), p. 324-344.Educação MatemáticaGeometria dinâmicaFormação de professoresGeoGebra : SoftwareInstrumental genesisDynamic geometryTeacher trainingMathematics educationGênese instrumental do GeoGebra na formação de professoresInstrumental genesis of GeoGebra in teacher education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068742.pdf001068742.pdfTexto completoapplication/pdf1021798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180077/1/001068742.pdf25b2ec5abf4d26bea67d7b88e43c89dcMD51TEXT001068742.pdf.txt001068742.pdf.txtExtracted Texttext/plain56908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180077/2/001068742.pdf.txt40f06ce3d46595c5b933e333b7a8eab8MD5210183/1800772018-07-05 02:25:50.476413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180077Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-05T05:25:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Instrumental genesis of GeoGebra in teacher education
title Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores
spellingShingle Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Educação Matemática
Geometria dinâmica
Formação de professores
GeoGebra : Software
Instrumental genesis
Dynamic geometry
Teacher training
Mathematics education
title_short Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores
title_full Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores
title_fullStr Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores
title_full_unstemmed Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores
title_sort Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores
author Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_facet Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Notare, Márcia Rodrigues
author_role author
author2 Notare, Márcia Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Geometria dinâmica
Formação de professores
GeoGebra : Software
topic Educação Matemática
Geometria dinâmica
Formação de professores
GeoGebra : Software
Instrumental genesis
Dynamic geometry
Teacher training
Mathematics education
dc.subject.eng.fl_str_mv Instrumental genesis
Dynamic geometry
Teacher training
Mathematics education
description Este artigo apresenta a análise do processo de gênese instrumental pessoal a partir de atividades de geometria dinâmica desenvolvidas no Curso de Especialização Matemática - Mídias Digitais - Didática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS, na modalidade à distância para professores do Ensino Básico. O artigo também apresenta análise de indícios de gênese instrumental profissional a partir de implementação de situações de aprendizagem utilizando o software GeoGebra. As análises encontram ancoragem na abordagem instrumental de Rabardel (1995) e fazem parte de pesquisa desenvolvida em cooperação com o Laboratoire de Didactique Andre Revuz da Université Denis Diderot – Paris 7. Identificou-se, mediante estudo de caso, avanços no processo de gênese instrumental pessoal do GeoGebra. Da mesma forma, identificou-se indícios do processo de gênese instrumental profissional, na qual o professor-cursista propôs o uso do GeoGebra como um instrumento didático.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-04T02:27:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180077
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068742
identifier_str_mv 0104-4877
001068742
url http://hdl.handle.net/10183/180077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Zetetiké. Campinas. Vol. 25, n. 2 (maio/ago. 2017), p. 324-344.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180077/1/001068742.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180077/2/001068742.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 25b2ec5abf4d26bea67d7b88e43c89dc
40f06ce3d46595c5b933e333b7a8eab8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447664142057472