Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180077 |
Resumo: | Este artigo apresenta a análise do processo de gênese instrumental pessoal a partir de atividades de geometria dinâmica desenvolvidas no Curso de Especialização Matemática - Mídias Digitais - Didática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS, na modalidade à distância para professores do Ensino Básico. O artigo também apresenta análise de indícios de gênese instrumental profissional a partir de implementação de situações de aprendizagem utilizando o software GeoGebra. As análises encontram ancoragem na abordagem instrumental de Rabardel (1995) e fazem parte de pesquisa desenvolvida em cooperação com o Laboratoire de Didactique Andre Revuz da Université Denis Diderot – Paris 7. Identificou-se, mediante estudo de caso, avanços no processo de gênese instrumental pessoal do GeoGebra. Da mesma forma, identificou-se indícios do processo de gênese instrumental profissional, na qual o professor-cursista propôs o uso do GeoGebra como um instrumento didático. |
id |
UFRGS-2_7842239c3d1e964f5694aac503620a17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180077 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Basso, Marcus Vinicius de AzevedoNotare, Márcia Rodrigues2018-07-04T02:27:19Z20170104-4877http://hdl.handle.net/10183/180077001068742Este artigo apresenta a análise do processo de gênese instrumental pessoal a partir de atividades de geometria dinâmica desenvolvidas no Curso de Especialização Matemática - Mídias Digitais - Didática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS, na modalidade à distância para professores do Ensino Básico. O artigo também apresenta análise de indícios de gênese instrumental profissional a partir de implementação de situações de aprendizagem utilizando o software GeoGebra. As análises encontram ancoragem na abordagem instrumental de Rabardel (1995) e fazem parte de pesquisa desenvolvida em cooperação com o Laboratoire de Didactique Andre Revuz da Université Denis Diderot – Paris 7. Identificou-se, mediante estudo de caso, avanços no processo de gênese instrumental pessoal do GeoGebra. Da mesma forma, identificou-se indícios do processo de gênese instrumental profissional, na qual o professor-cursista propôs o uso do GeoGebra como um instrumento didático.This article presents the analysis of personal instrumental genesis process from dynamic geometry activities in the Specialization Course Mathematics - Digital Mídia and Didatics of the Graduate Program in Mathematics Teaching the UFRGS, in distance learning for basic education teachers. The article also presents the analysis of professional instrumental genesis evidence from proposal and implementation of learning situations using GeoGebra. Analyses are anchoring the Rabardel’s instrumental approach (1995) and are part of research carried in cooperation with the Laboratoire de Didactique Andre Revuz of the Université Denis Diderot - Paris 7. Search, through case study, identify advances in the process of personal instrumental genesis of GeoGebra, it is possible to observe that the teacher started a technological appropriation process. Similarly, it identified evidence of professional instrumental genesis process, in which the teacher proposed using GeoGebra as a teaching tool.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 25, n. 2 (maio/ago. 2017), p. 324-344.Educação MatemáticaGeometria dinâmicaFormação de professoresGeoGebra : SoftwareInstrumental genesisDynamic geometryTeacher trainingMathematics educationGênese instrumental do GeoGebra na formação de professoresInstrumental genesis of GeoGebra in teacher education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068742.pdf001068742.pdfTexto completoapplication/pdf1021798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180077/1/001068742.pdf25b2ec5abf4d26bea67d7b88e43c89dcMD51TEXT001068742.pdf.txt001068742.pdf.txtExtracted Texttext/plain56908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180077/2/001068742.pdf.txt40f06ce3d46595c5b933e333b7a8eab8MD5210183/1800772018-07-05 02:25:50.476413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180077Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-05T05:25:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Instrumental genesis of GeoGebra in teacher education |
title |
Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores |
spellingShingle |
Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Educação Matemática Geometria dinâmica Formação de professores GeoGebra : Software Instrumental genesis Dynamic geometry Teacher training Mathematics education |
title_short |
Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores |
title_full |
Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores |
title_fullStr |
Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores |
title_sort |
Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores |
author |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author_facet |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Notare, Márcia Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Notare, Márcia Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Geometria dinâmica Formação de professores GeoGebra : Software |
topic |
Educação Matemática Geometria dinâmica Formação de professores GeoGebra : Software Instrumental genesis Dynamic geometry Teacher training Mathematics education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Instrumental genesis Dynamic geometry Teacher training Mathematics education |
description |
Este artigo apresenta a análise do processo de gênese instrumental pessoal a partir de atividades de geometria dinâmica desenvolvidas no Curso de Especialização Matemática - Mídias Digitais - Didática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS, na modalidade à distância para professores do Ensino Básico. O artigo também apresenta análise de indícios de gênese instrumental profissional a partir de implementação de situações de aprendizagem utilizando o software GeoGebra. As análises encontram ancoragem na abordagem instrumental de Rabardel (1995) e fazem parte de pesquisa desenvolvida em cooperação com o Laboratoire de Didactique Andre Revuz da Université Denis Diderot – Paris 7. Identificou-se, mediante estudo de caso, avanços no processo de gênese instrumental pessoal do GeoGebra. Da mesma forma, identificou-se indícios do processo de gênese instrumental profissional, na qual o professor-cursista propôs o uso do GeoGebra como um instrumento didático. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-04T02:27:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180077 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4877 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068742 |
identifier_str_mv |
0104-4877 001068742 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Zetetiké. Campinas. Vol. 25, n. 2 (maio/ago. 2017), p. 324-344. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180077/1/001068742.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180077/2/001068742.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25b2ec5abf4d26bea67d7b88e43c89dc 40f06ce3d46595c5b933e333b7a8eab8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447664142057472 |