Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Notare, Márcia Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180056
Resumo: Neste trabalho discute-se o papel do processo de gênese instrumental pessoal na criação de atividades que exploram o conceito de funções em suas diferentes representações. Discute-se também o papel da compreensão de noções matemáticas na elaboração de atividades sobre funções com a utilização de software de geometria dinâmica. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas criadas e resolvidas por professores em processo de formação com base na teoria da gênese instrumental de Rabardel. Os resultados apontam para a imbricação entre a gênese instrumental pessoal e a compreensão de conceitos matemáticos no processo de criação utilizando o software GeoGebra.
id UFRGS-2_d7c7a13030c0b5f61dcc3cb31ef6342b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180056
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Notare, Márcia RodriguesBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2018-07-04T02:26:57Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/180056001068724Neste trabalho discute-se o papel do processo de gênese instrumental pessoal na criação de atividades que exploram o conceito de funções em suas diferentes representações. Discute-se também o papel da compreensão de noções matemáticas na elaboração de atividades sobre funções com a utilização de software de geometria dinâmica. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas criadas e resolvidas por professores em processo de formação com base na teoria da gênese instrumental de Rabardel. Os resultados apontam para a imbricação entre a gênese instrumental pessoal e a compreensão de conceitos matemáticos no processo de criação utilizando o software GeoGebra.This paper discusses the role of the process of personal instrumental genesis in the elaboration of activities that explore the concept of functions in their different representations. We also discuss the role of the understanding of mathematical notions in the elaboration of activities on functions with the use of software of dynamic geometry. Of qualitative character, in this study are analyzed mathematical activities created and solved by teachers in process of formation based on the theory of the instrumental genesis of Rabardel. The results point to the imbrication between personal instrumental genesis and the understanding of mathematical concepts in the creation process using GeoGebra software.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 15, n. 2 (dez. 2017), 10 p.Conceito matemáticoGeometria dinâmicaGeoGebra : SoftwarePersonal instrumental genesisMathematical conceptualizationDynamic geometryGênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebraPersonal instrumental genesis and mathematical concepts in the creation process with GeoGebra info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068724.pdf001068724.pdfTexto completoapplication/pdf2245160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180056/1/001068724.pdf6b448a3bd5a20a981feaecb25c938b5bMD51TEXT001068724.pdf.txt001068724.pdf.txtExtracted Texttext/plain30745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180056/2/001068724.pdf.txtef6ff58803ac885244f09c7800b92069MD5210183/1800562018-07-05 02:25:32.686432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180056Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-05T05:25:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Personal instrumental genesis and mathematical concepts in the creation process with GeoGebra
title Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra
spellingShingle Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra
Notare, Márcia Rodrigues
Conceito matemático
Geometria dinâmica
GeoGebra : Software
Personal instrumental genesis
Mathematical conceptualization
Dynamic geometry
title_short Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra
title_full Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra
title_fullStr Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra
title_full_unstemmed Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra
title_sort Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra
author Notare, Márcia Rodrigues
author_facet Notare, Márcia Rodrigues
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Conceito matemático
Geometria dinâmica
GeoGebra : Software
topic Conceito matemático
Geometria dinâmica
GeoGebra : Software
Personal instrumental genesis
Mathematical conceptualization
Dynamic geometry
dc.subject.eng.fl_str_mv Personal instrumental genesis
Mathematical conceptualization
Dynamic geometry
description Neste trabalho discute-se o papel do processo de gênese instrumental pessoal na criação de atividades que exploram o conceito de funções em suas diferentes representações. Discute-se também o papel da compreensão de noções matemáticas na elaboração de atividades sobre funções com a utilização de software de geometria dinâmica. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas criadas e resolvidas por professores em processo de formação com base na teoria da gênese instrumental de Rabardel. Os resultados apontam para a imbricação entre a gênese instrumental pessoal e a compreensão de conceitos matemáticos no processo de criação utilizando o software GeoGebra.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-04T02:26:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180056
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068724
identifier_str_mv 1679-1916
001068724
url http://hdl.handle.net/10183/180056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 15, n. 2 (dez. 2017), 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180056/1/001068724.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180056/2/001068724.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b448a3bd5a20a981feaecb25c938b5b
ef6ff58803ac885244f09c7800b92069
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224946369691648