Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180056 |
Resumo: | Neste trabalho discute-se o papel do processo de gênese instrumental pessoal na criação de atividades que exploram o conceito de funções em suas diferentes representações. Discute-se também o papel da compreensão de noções matemáticas na elaboração de atividades sobre funções com a utilização de software de geometria dinâmica. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas criadas e resolvidas por professores em processo de formação com base na teoria da gênese instrumental de Rabardel. Os resultados apontam para a imbricação entre a gênese instrumental pessoal e a compreensão de conceitos matemáticos no processo de criação utilizando o software GeoGebra. |
id |
UFRGS-2_d7c7a13030c0b5f61dcc3cb31ef6342b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180056 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Notare, Márcia RodriguesBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2018-07-04T02:26:57Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/180056001068724Neste trabalho discute-se o papel do processo de gênese instrumental pessoal na criação de atividades que exploram o conceito de funções em suas diferentes representações. Discute-se também o papel da compreensão de noções matemáticas na elaboração de atividades sobre funções com a utilização de software de geometria dinâmica. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas criadas e resolvidas por professores em processo de formação com base na teoria da gênese instrumental de Rabardel. Os resultados apontam para a imbricação entre a gênese instrumental pessoal e a compreensão de conceitos matemáticos no processo de criação utilizando o software GeoGebra.This paper discusses the role of the process of personal instrumental genesis in the elaboration of activities that explore the concept of functions in their different representations. We also discuss the role of the understanding of mathematical notions in the elaboration of activities on functions with the use of software of dynamic geometry. Of qualitative character, in this study are analyzed mathematical activities created and solved by teachers in process of formation based on the theory of the instrumental genesis of Rabardel. The results point to the imbrication between personal instrumental genesis and the understanding of mathematical concepts in the creation process using GeoGebra software.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 15, n. 2 (dez. 2017), 10 p.Conceito matemáticoGeometria dinâmicaGeoGebra : SoftwarePersonal instrumental genesisMathematical conceptualizationDynamic geometryGênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebraPersonal instrumental genesis and mathematical concepts in the creation process with GeoGebra info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068724.pdf001068724.pdfTexto completoapplication/pdf2245160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180056/1/001068724.pdf6b448a3bd5a20a981feaecb25c938b5bMD51TEXT001068724.pdf.txt001068724.pdf.txtExtracted Texttext/plain30745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180056/2/001068724.pdf.txtef6ff58803ac885244f09c7800b92069MD5210183/1800562018-07-05 02:25:32.686432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180056Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-05T05:25:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Personal instrumental genesis and mathematical concepts in the creation process with GeoGebra |
title |
Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra |
spellingShingle |
Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra Notare, Márcia Rodrigues Conceito matemático Geometria dinâmica GeoGebra : Software Personal instrumental genesis Mathematical conceptualization Dynamic geometry |
title_short |
Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra |
title_full |
Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra |
title_fullStr |
Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra |
title_sort |
Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra |
author |
Notare, Márcia Rodrigues |
author_facet |
Notare, Márcia Rodrigues Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceito matemático Geometria dinâmica GeoGebra : Software |
topic |
Conceito matemático Geometria dinâmica GeoGebra : Software Personal instrumental genesis Mathematical conceptualization Dynamic geometry |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Personal instrumental genesis Mathematical conceptualization Dynamic geometry |
description |
Neste trabalho discute-se o papel do processo de gênese instrumental pessoal na criação de atividades que exploram o conceito de funções em suas diferentes representações. Discute-se também o papel da compreensão de noções matemáticas na elaboração de atividades sobre funções com a utilização de software de geometria dinâmica. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas criadas e resolvidas por professores em processo de formação com base na teoria da gênese instrumental de Rabardel. Os resultados apontam para a imbricação entre a gênese instrumental pessoal e a compreensão de conceitos matemáticos no processo de criação utilizando o software GeoGebra. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-04T02:26:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180056 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068724 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001068724 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 15, n. 2 (dez. 2017), 10 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180056/1/001068724.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180056/2/001068724.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b448a3bd5a20a981feaecb25c938b5b ef6ff58803ac885244f09c7800b92069 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447664094871552 |