Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanette, Roselaine da Mota
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71906
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central analisar como as professoras de séries iniciais de uma escola pública estadual da zona urbana de Gravataí fazem uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o instrumento usado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada. Os sujeitos entrevistados foram professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a gestora desta unidade escolar. Também foi realizada observação da prática pedagógica da professora de quarta série no ambiente informatizado da escola. O estudo propõe as seguintes reflexões: A presença de um Laboratório de Informática provocou entre as professoras um questionamento pedagógico sobre o uso das mídias e tecnologias digitais na educação? Qual a formação das professoras em relação à informática educativa? Como estão sendo usadas as mídias e tecnologias digitais nessa escola? Qual a postura dessas professoras perante estas mudanças? Que resposta dá o aluno ao processo de ensino-aprendizagem no ambiente informatizado? É realizada uma análise crítica e reflexiva sobre os dados coletados e os resultados indicam que estas educadoras apropriam-se gradativamente das tecnologias digitais em sua ação pedagógica, buscando o conhecimento sobre seu uso na educação, revendo e modernizando sua prática. Os alunos respondem positivamente através das tecnologias, melhorando sua disciplina, concentração, espírito colaborativo, desenvolvendo sua autonomia, seu raciocínio, sua linguagem oral e escrita com interesse e alegria no ambiente informatizado da escola. Este trabalho fundamenta-se em autores contemporâneos que se dedicam aos estudos sobre informática educativa e pedagogia.
id UFRGS-2_78580154fc47acb895bf06c95dee8841
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71906
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zanette, Roselaine da MotaSlomp, Paulo Francisco2013-05-24T01:48:11Z2010http://hdl.handle.net/10183/71906000880263O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central analisar como as professoras de séries iniciais de uma escola pública estadual da zona urbana de Gravataí fazem uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o instrumento usado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada. Os sujeitos entrevistados foram professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a gestora desta unidade escolar. Também foi realizada observação da prática pedagógica da professora de quarta série no ambiente informatizado da escola. O estudo propõe as seguintes reflexões: A presença de um Laboratório de Informática provocou entre as professoras um questionamento pedagógico sobre o uso das mídias e tecnologias digitais na educação? Qual a formação das professoras em relação à informática educativa? Como estão sendo usadas as mídias e tecnologias digitais nessa escola? Qual a postura dessas professoras perante estas mudanças? Que resposta dá o aluno ao processo de ensino-aprendizagem no ambiente informatizado? É realizada uma análise crítica e reflexiva sobre os dados coletados e os resultados indicam que estas educadoras apropriam-se gradativamente das tecnologias digitais em sua ação pedagógica, buscando o conhecimento sobre seu uso na educação, revendo e modernizando sua prática. Os alunos respondem positivamente através das tecnologias, melhorando sua disciplina, concentração, espírito colaborativo, desenvolvendo sua autonomia, seu raciocínio, sua linguagem oral e escrita com interesse e alegria no ambiente informatizado da escola. Este trabalho fundamenta-se em autores contemporâneos que se dedicam aos estudos sobre informática educativa e pedagogia.application/pdfporTecnologia digitalMídia digitalInfluência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880263.pdf000880263.pdfTexto completoapplication/pdf2853769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71906/1/000880263.pdf9b722e58ab40970498acb8d8b865a5e5MD51TEXT000880263.pdf.txt000880263.pdf.txtExtracted Texttext/plain61790http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71906/2/000880263.pdf.txt5c422d5fe842eafb0fde0937b73e92eeMD52THUMBNAIL000880263.pdf.jpg000880263.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71906/3/000880263.pdf.jpgc88f2e7c1f2a7f0fa829d36c8fa91008MD5310183/719062018-10-17 07:58:57.516oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71906Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:58:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem
title Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem
Zanette, Roselaine da Mota
Tecnologia digital
Mídia digital
title_short Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem
title_full Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem
title_sort Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem
author Zanette, Roselaine da Mota
author_facet Zanette, Roselaine da Mota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanette, Roselaine da Mota
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slomp, Paulo Francisco
contributor_str_mv Slomp, Paulo Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Mídia digital
topic Tecnologia digital
Mídia digital
description O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central analisar como as professoras de séries iniciais de uma escola pública estadual da zona urbana de Gravataí fazem uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o instrumento usado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada. Os sujeitos entrevistados foram professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a gestora desta unidade escolar. Também foi realizada observação da prática pedagógica da professora de quarta série no ambiente informatizado da escola. O estudo propõe as seguintes reflexões: A presença de um Laboratório de Informática provocou entre as professoras um questionamento pedagógico sobre o uso das mídias e tecnologias digitais na educação? Qual a formação das professoras em relação à informática educativa? Como estão sendo usadas as mídias e tecnologias digitais nessa escola? Qual a postura dessas professoras perante estas mudanças? Que resposta dá o aluno ao processo de ensino-aprendizagem no ambiente informatizado? É realizada uma análise crítica e reflexiva sobre os dados coletados e os resultados indicam que estas educadoras apropriam-se gradativamente das tecnologias digitais em sua ação pedagógica, buscando o conhecimento sobre seu uso na educação, revendo e modernizando sua prática. Os alunos respondem positivamente através das tecnologias, melhorando sua disciplina, concentração, espírito colaborativo, desenvolvendo sua autonomia, seu raciocínio, sua linguagem oral e escrita com interesse e alegria no ambiente informatizado da escola. Este trabalho fundamenta-se em autores contemporâneos que se dedicam aos estudos sobre informática educativa e pedagogia.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T01:48:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71906
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880263
url http://hdl.handle.net/10183/71906
identifier_str_mv 000880263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71906/1/000880263.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71906/2/000880263.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71906/3/000880263.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b722e58ab40970498acb8d8b865a5e5
5c422d5fe842eafb0fde0937b73e92ee
c88f2e7c1f2a7f0fa829d36c8fa91008
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224447576768512