Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71906 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central analisar como as professoras de séries iniciais de uma escola pública estadual da zona urbana de Gravataí fazem uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o instrumento usado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada. Os sujeitos entrevistados foram professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a gestora desta unidade escolar. Também foi realizada observação da prática pedagógica da professora de quarta série no ambiente informatizado da escola. O estudo propõe as seguintes reflexões: A presença de um Laboratório de Informática provocou entre as professoras um questionamento pedagógico sobre o uso das mídias e tecnologias digitais na educação? Qual a formação das professoras em relação à informática educativa? Como estão sendo usadas as mídias e tecnologias digitais nessa escola? Qual a postura dessas professoras perante estas mudanças? Que resposta dá o aluno ao processo de ensino-aprendizagem no ambiente informatizado? É realizada uma análise crítica e reflexiva sobre os dados coletados e os resultados indicam que estas educadoras apropriam-se gradativamente das tecnologias digitais em sua ação pedagógica, buscando o conhecimento sobre seu uso na educação, revendo e modernizando sua prática. Os alunos respondem positivamente através das tecnologias, melhorando sua disciplina, concentração, espírito colaborativo, desenvolvendo sua autonomia, seu raciocínio, sua linguagem oral e escrita com interesse e alegria no ambiente informatizado da escola. Este trabalho fundamenta-se em autores contemporâneos que se dedicam aos estudos sobre informática educativa e pedagogia. |
id |
UFRGS-2_78580154fc47acb895bf06c95dee8841 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71906 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zanette, Roselaine da MotaSlomp, Paulo Francisco2013-05-24T01:48:11Z2010http://hdl.handle.net/10183/71906000880263O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central analisar como as professoras de séries iniciais de uma escola pública estadual da zona urbana de Gravataí fazem uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o instrumento usado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada. Os sujeitos entrevistados foram professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a gestora desta unidade escolar. Também foi realizada observação da prática pedagógica da professora de quarta série no ambiente informatizado da escola. O estudo propõe as seguintes reflexões: A presença de um Laboratório de Informática provocou entre as professoras um questionamento pedagógico sobre o uso das mídias e tecnologias digitais na educação? Qual a formação das professoras em relação à informática educativa? Como estão sendo usadas as mídias e tecnologias digitais nessa escola? Qual a postura dessas professoras perante estas mudanças? Que resposta dá o aluno ao processo de ensino-aprendizagem no ambiente informatizado? É realizada uma análise crítica e reflexiva sobre os dados coletados e os resultados indicam que estas educadoras apropriam-se gradativamente das tecnologias digitais em sua ação pedagógica, buscando o conhecimento sobre seu uso na educação, revendo e modernizando sua prática. Os alunos respondem positivamente através das tecnologias, melhorando sua disciplina, concentração, espírito colaborativo, desenvolvendo sua autonomia, seu raciocínio, sua linguagem oral e escrita com interesse e alegria no ambiente informatizado da escola. Este trabalho fundamenta-se em autores contemporâneos que se dedicam aos estudos sobre informática educativa e pedagogia.application/pdfporTecnologia digitalMídia digitalInfluência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880263.pdf000880263.pdfTexto completoapplication/pdf2853769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71906/1/000880263.pdf9b722e58ab40970498acb8d8b865a5e5MD51TEXT000880263.pdf.txt000880263.pdf.txtExtracted Texttext/plain61790http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71906/2/000880263.pdf.txt5c422d5fe842eafb0fde0937b73e92eeMD52THUMBNAIL000880263.pdf.jpg000880263.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71906/3/000880263.pdf.jpgc88f2e7c1f2a7f0fa829d36c8fa91008MD5310183/719062018-10-17 07:58:57.516oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71906Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:58:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem |
title |
Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem Zanette, Roselaine da Mota Tecnologia digital Mídia digital |
title_short |
Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem |
author |
Zanette, Roselaine da Mota |
author_facet |
Zanette, Roselaine da Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanette, Roselaine da Mota |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
contributor_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Mídia digital |
topic |
Tecnologia digital Mídia digital |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central analisar como as professoras de séries iniciais de uma escola pública estadual da zona urbana de Gravataí fazem uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o instrumento usado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada. Os sujeitos entrevistados foram professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a gestora desta unidade escolar. Também foi realizada observação da prática pedagógica da professora de quarta série no ambiente informatizado da escola. O estudo propõe as seguintes reflexões: A presença de um Laboratório de Informática provocou entre as professoras um questionamento pedagógico sobre o uso das mídias e tecnologias digitais na educação? Qual a formação das professoras em relação à informática educativa? Como estão sendo usadas as mídias e tecnologias digitais nessa escola? Qual a postura dessas professoras perante estas mudanças? Que resposta dá o aluno ao processo de ensino-aprendizagem no ambiente informatizado? É realizada uma análise crítica e reflexiva sobre os dados coletados e os resultados indicam que estas educadoras apropriam-se gradativamente das tecnologias digitais em sua ação pedagógica, buscando o conhecimento sobre seu uso na educação, revendo e modernizando sua prática. Os alunos respondem positivamente através das tecnologias, melhorando sua disciplina, concentração, espírito colaborativo, desenvolvendo sua autonomia, seu raciocínio, sua linguagem oral e escrita com interesse e alegria no ambiente informatizado da escola. Este trabalho fundamenta-se em autores contemporâneos que se dedicam aos estudos sobre informática educativa e pedagogia. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71906 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880263 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71906 |
identifier_str_mv |
000880263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71906/1/000880263.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71906/2/000880263.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71906/3/000880263.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9b722e58ab40970498acb8d8b865a5e5 5c422d5fe842eafb0fde0937b73e92ee c88f2e7c1f2a7f0fa829d36c8fa91008 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224447576768512 |