Ensino investigativo a partir das mídias digitais: uma proposta voltada aos multiletramentos no contexto da bioquímica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamanini, Nislâine Lima da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242679
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2022.
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spelling Ensino investigativo a partir das mídias digitais: uma proposta voltada aos multiletramentos no contexto da bioquímicaBiologiaBioquímicaLetramento digitalTecnologia educacionalMídia digitalDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2022.A abordagem da Bioquímica no Ensino Médio (EM), muitas vezes é superficial e desconectada da vivência dos estudantes, bem como do crescente avanço científico e tecnológico. Sendo assim, é necessário repensar as abordagens de ensino na perspectiva do Letramento Científico, o que também nos remete à sua interface com a Literacia Midiática. Logo, compreender o contexto da cultura digital como parte da vida do estudante reforça o potencial das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCI) na Educação, favorecendo os diversos letramentos. Assim sendo, uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) foi elaborada e aplicada para estudantes da 2ª Série do EM, visando explorar conceitos de Bioquímica, já abordados durante o seu percurso formativo nas séries anteriores, por meio da revisitação desses conceitos, suas conexões e suas aplicações nos mais diversos aspectos do cotidiano dos estudantes. As etapas da aplicação da SEI, compreenderam a busca de textos circulantes nas mídias digitais, envolvendo temas relacionados e/ou de interface com Bioquímica; a integração dos estudantes em grupos para análise, problematização e levantamento de hipóteses acerca do conteúdo da notícia, da veracidade e confiabilidade das informações veiculadas; checagem dessas hipóteses a partir de estratégias selecionadas pelos próprios estudantes. Os resultados levantados a partir dos conceitos-chave elencados em cada texto analisado, apontou defasagens dos estudantes relacionadas aos conceitos de Bioquímica já estudados anteriormente, dificuldades na leitura e interpretação e, ainda, dificuldades de transposição conceitual, ou seja, de vincular esses conceitos a situações cotidianas, bem como dificuldades em identificar indicativos de veracidade e confiabilidade, ou não, de uma informação. Esses resultados nos permitiram diagnosticar a repercussão e as contribuições da aplicação da SEI e do Ensino por Investigação como estratégia didática na promoção do protagonismo dos estudantes e do pensamento crítico. Revelaram, ainda, a contribuição positiva da implementação de práticas pedagógicas com a utilização das mídias digitais, enquanto recurso didático. Apontam também as possibilidades para a melhoria no ensino, para a construção de conhecimentos científicos com ênfase no uso seguro e crítico das tecnologias digitais para promover a prática da leitura cuidadosa, reflexiva e crítica, na direção dos diversos Letramentos, os quais se constituem em elementos fundamentais para a atuação cidadã.Abstract: The approach of Biochemistry in high school is often superficial and disconnected from the student?s everyday life, as well as from the growing advances in Science and Technology. Therefore, it is necessary to rethink teaching under the perspective of scientific literacy and the interface with media literacy. To understand the context of the digital culture as part of the student?s life reinforces the potential of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in Education and favors both scientific and media literacy. We developed an Investigative Didactic Sequence (IDS), focused on second year high school students, aimed to explore biochemical concepts that had already been taught along their previous school path and to assess the different connections and application of these concepts in their everyday life. The stages of the IDS included search of texts related to Biochemistry currently found in the digital media; analysis of the texts in group; questioning the contents; elaboration of hypothesis concerning the degree of veracity and reliability of the information; and checking the hypothesis according to strategies defined by the students themselves. Based on key concepts present in the texts, we observed a lag concerning biochemical concepts that had previously been studied, difficulties in reading ant interpreting the text, difficulties in concept transposition towards everyday situations, as well as difficulties to point out indicatives of information reliability. The results of the application of the IDS pointed to a positive evaluation of its contribution as a didactic strategy for teaching by investigation and to promote student?s protagonism and critical thinking. Further, the results also revealed the positive contribution of including digital media as didactic resources in a safer and more critical way, aiming to promote careful and reflexive reading and to achieve different literacies, fundamental elements to the full exercise of citizenship.Marques, Maria Risoleta FreireUniversidade Federal de Santa CatarinaTamanini, Nislâine Lima da Silva2022-12-13T11:53:41Z2022-12-13T11:53:41Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 p.| il., gráfs.application/pdf379524https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242679porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T11:53:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242679Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-13T11:53:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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