Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206828 |
Resumo: | O trabalho problematiza discursos sobre o oficio de ensinar que sustentam a formação da licenciada em Pedagogia. De modo mais específico, trata-se de problematizar o modelo de formação provido pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tal problematização tem origem nas tensões vivenciadas por mim por ocasião do exercício do estágio obrigatório. Parto da hipótese de que há uma discursividade dominante no curso de pedagogia que conflui na direção da conformação de um professor reflexivo. Entre outras características, tal discursividade 1) desloca a centralidade do ensino para a aprendizagem; 2) coloca o aluno no centro e o professor numa posição periférica; 3) hipervaloriza as vivências e a realidade dos alunos, ao mesmo tempo em que colocam em segundo plano o conhecimento escolar; 4) estabelece o modelo de professor reflexivo como o ideal de professor a ser perseguido. Tendo isso em conta, o trabalho tem como objetivo central dar visibilidade às tensões por mim experimentadas ao longo do estágio obrigatório, dando especial atenção aos descompassos existentes entre o modelo de formação provida pelo curso de Pedagogia e aquele necessário para enfrentar os desafios cotidianos da sala de aula. |
id |
UFRGS-2_78967dc94105237eafaa5cce33a3f3e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206828 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maciel, Maria da Graça RangelSommer, Luis Henrique2020-03-19T04:14:32Z2019http://hdl.handle.net/10183/206828001113905O trabalho problematiza discursos sobre o oficio de ensinar que sustentam a formação da licenciada em Pedagogia. De modo mais específico, trata-se de problematizar o modelo de formação provido pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tal problematização tem origem nas tensões vivenciadas por mim por ocasião do exercício do estágio obrigatório. Parto da hipótese de que há uma discursividade dominante no curso de pedagogia que conflui na direção da conformação de um professor reflexivo. Entre outras características, tal discursividade 1) desloca a centralidade do ensino para a aprendizagem; 2) coloca o aluno no centro e o professor numa posição periférica; 3) hipervaloriza as vivências e a realidade dos alunos, ao mesmo tempo em que colocam em segundo plano o conhecimento escolar; 4) estabelece o modelo de professor reflexivo como o ideal de professor a ser perseguido. Tendo isso em conta, o trabalho tem como objetivo central dar visibilidade às tensões por mim experimentadas ao longo do estágio obrigatório, dando especial atenção aos descompassos existentes entre o modelo de formação provida pelo curso de Pedagogia e aquele necessário para enfrentar os desafios cotidianos da sala de aula.application/pdfporPedagogiaDiscurso pedagógicoAlfabetizaçãoDocênciaPrática pedagógicaPara que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113905.pdf.txt001113905.pdf.txtExtracted Texttext/plain126590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206828/2/001113905.pdf.txt31b93cbc10af4571fd61c14eaf2ad656MD52ORIGINAL001113905.pdfTexto completoapplication/pdf1524957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206828/1/001113905.pdfe77a36b937613b9d06a8a9b90e1b7c3fMD5110183/2068282020-03-20 04:13:51.101057oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206828Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-20T07:13:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório |
title |
Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório |
spellingShingle |
Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório Maciel, Maria da Graça Rangel Pedagogia Discurso pedagógico Alfabetização Docência Prática pedagógica |
title_short |
Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório |
title_full |
Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório |
title_fullStr |
Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório |
title_full_unstemmed |
Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório |
title_sort |
Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório |
author |
Maciel, Maria da Graça Rangel |
author_facet |
Maciel, Maria da Graça Rangel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Maria da Graça Rangel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sommer, Luis Henrique |
contributor_str_mv |
Sommer, Luis Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Discurso pedagógico Alfabetização Docência Prática pedagógica |
topic |
Pedagogia Discurso pedagógico Alfabetização Docência Prática pedagógica |
description |
O trabalho problematiza discursos sobre o oficio de ensinar que sustentam a formação da licenciada em Pedagogia. De modo mais específico, trata-se de problematizar o modelo de formação provido pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tal problematização tem origem nas tensões vivenciadas por mim por ocasião do exercício do estágio obrigatório. Parto da hipótese de que há uma discursividade dominante no curso de pedagogia que conflui na direção da conformação de um professor reflexivo. Entre outras características, tal discursividade 1) desloca a centralidade do ensino para a aprendizagem; 2) coloca o aluno no centro e o professor numa posição periférica; 3) hipervaloriza as vivências e a realidade dos alunos, ao mesmo tempo em que colocam em segundo plano o conhecimento escolar; 4) estabelece o modelo de professor reflexivo como o ideal de professor a ser perseguido. Tendo isso em conta, o trabalho tem como objetivo central dar visibilidade às tensões por mim experimentadas ao longo do estágio obrigatório, dando especial atenção aos descompassos existentes entre o modelo de formação provida pelo curso de Pedagogia e aquele necessário para enfrentar os desafios cotidianos da sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-19T04:14:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206828 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001113905 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206828 |
identifier_str_mv |
001113905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206828/2/001113905.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206828/1/001113905.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
31b93cbc10af4571fd61c14eaf2ad656 e77a36b937613b9d06a8a9b90e1b7c3f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447264182665216 |