Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Maria da Graça Rangel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206828
Resumo: O trabalho problematiza discursos sobre o oficio de ensinar que sustentam a formação da licenciada em Pedagogia. De modo mais específico, trata-se de problematizar o modelo de formação provido pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tal problematização tem origem nas tensões vivenciadas por mim por ocasião do exercício do estágio obrigatório. Parto da hipótese de que há uma discursividade dominante no curso de pedagogia que conflui na direção da conformação de um professor reflexivo. Entre outras características, tal discursividade 1) desloca a centralidade do ensino para a aprendizagem; 2) coloca o aluno no centro e o professor numa posição periférica; 3) hipervaloriza as vivências e a realidade dos alunos, ao mesmo tempo em que colocam em segundo plano o conhecimento escolar; 4) estabelece o modelo de professor reflexivo como o ideal de professor a ser perseguido. Tendo isso em conta, o trabalho tem como objetivo central dar visibilidade às tensões por mim experimentadas ao longo do estágio obrigatório, dando especial atenção aos descompassos existentes entre o modelo de formação provida pelo curso de Pedagogia e aquele necessário para enfrentar os desafios cotidianos da sala de aula.
id UFRGS-2_78967dc94105237eafaa5cce33a3f3e3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206828
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maciel, Maria da Graça RangelSommer, Luis Henrique2020-03-19T04:14:32Z2019http://hdl.handle.net/10183/206828001113905O trabalho problematiza discursos sobre o oficio de ensinar que sustentam a formação da licenciada em Pedagogia. De modo mais específico, trata-se de problematizar o modelo de formação provido pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tal problematização tem origem nas tensões vivenciadas por mim por ocasião do exercício do estágio obrigatório. Parto da hipótese de que há uma discursividade dominante no curso de pedagogia que conflui na direção da conformação de um professor reflexivo. Entre outras características, tal discursividade 1) desloca a centralidade do ensino para a aprendizagem; 2) coloca o aluno no centro e o professor numa posição periférica; 3) hipervaloriza as vivências e a realidade dos alunos, ao mesmo tempo em que colocam em segundo plano o conhecimento escolar; 4) estabelece o modelo de professor reflexivo como o ideal de professor a ser perseguido. Tendo isso em conta, o trabalho tem como objetivo central dar visibilidade às tensões por mim experimentadas ao longo do estágio obrigatório, dando especial atenção aos descompassos existentes entre o modelo de formação provida pelo curso de Pedagogia e aquele necessário para enfrentar os desafios cotidianos da sala de aula.application/pdfporPedagogiaDiscurso pedagógicoAlfabetizaçãoDocênciaPrática pedagógicaPara que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113905.pdf.txt001113905.pdf.txtExtracted Texttext/plain126590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206828/2/001113905.pdf.txt31b93cbc10af4571fd61c14eaf2ad656MD52ORIGINAL001113905.pdfTexto completoapplication/pdf1524957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206828/1/001113905.pdfe77a36b937613b9d06a8a9b90e1b7c3fMD5110183/2068282020-03-20 04:13:51.101057oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206828Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-20T07:13:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório
title Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório
spellingShingle Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório
Maciel, Maria da Graça Rangel
Pedagogia
Discurso pedagógico
Alfabetização
Docência
Prática pedagógica
title_short Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório
title_full Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório
title_fullStr Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório
title_full_unstemmed Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório
title_sort Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório
author Maciel, Maria da Graça Rangel
author_facet Maciel, Maria da Graça Rangel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Maria da Graça Rangel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sommer, Luis Henrique
contributor_str_mv Sommer, Luis Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Discurso pedagógico
Alfabetização
Docência
Prática pedagógica
topic Pedagogia
Discurso pedagógico
Alfabetização
Docência
Prática pedagógica
description O trabalho problematiza discursos sobre o oficio de ensinar que sustentam a formação da licenciada em Pedagogia. De modo mais específico, trata-se de problematizar o modelo de formação provido pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tal problematização tem origem nas tensões vivenciadas por mim por ocasião do exercício do estágio obrigatório. Parto da hipótese de que há uma discursividade dominante no curso de pedagogia que conflui na direção da conformação de um professor reflexivo. Entre outras características, tal discursividade 1) desloca a centralidade do ensino para a aprendizagem; 2) coloca o aluno no centro e o professor numa posição periférica; 3) hipervaloriza as vivências e a realidade dos alunos, ao mesmo tempo em que colocam em segundo plano o conhecimento escolar; 4) estabelece o modelo de professor reflexivo como o ideal de professor a ser perseguido. Tendo isso em conta, o trabalho tem como objetivo central dar visibilidade às tensões por mim experimentadas ao longo do estágio obrigatório, dando especial atenção aos descompassos existentes entre o modelo de formação provida pelo curso de Pedagogia e aquele necessário para enfrentar os desafios cotidianos da sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-19T04:14:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206828
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113905
url http://hdl.handle.net/10183/206828
identifier_str_mv 001113905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206828/2/001113905.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206828/1/001113905.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 31b93cbc10af4571fd61c14eaf2ad656
e77a36b937613b9d06a8a9b90e1b7c3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447264182665216