A comunicação da marca no metaverso : o caso do rapper Eminem com a geração Z no Fortnite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Lucas da Silva Barcelos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274247
Resumo: O Fortnite, lançado em 2017, é um jogo eletrônico popular que está evoluindo para um ambiente de metaverso, no qual a cultura pop e gamer se encontram, sendo um espaço muito povoado por pessoas da Geração Z. Através de eventos virtuais e colaborações, esse ambiente oportuniza experiências imersivas para seus usuários. O rapper norte-americano Eminem, famoso e conhecido por suas letras intensas e capacidade narrativa oral, cativa uma grande base de fãs de diversas gerações, incluindo a Geração Z. Esta geração, já imersa na era digital, é marcada pelo engajamento profundo com a internet e as tecnologias digitais, o que molda suas interações com marcas, conteúdos e pessoas em ambientes virtuais, em especial as redes sociais e os metaversos. Dito isso, esse trabalho tem seu foco em estudar a comunicação da marca num metaverso, usando como estudo de caso a promoção do Eminem no ambiente do Fortnite. Precisamente, é analisada a recepção da Geração Z em relação à ativação da marca Eminem durante o evento chamado Big Bang, que apresentou um show desse artista dentro do Fortnite. Para tal, além de apresentar uma revisão teórica sobre a temática, é aplicada uma metodologia qualitativa-quantitativa, através de formulário online com 139 usuários desse metaverso. Os dados coletados com os formulários possibilitaram uma análise objetiva e detalhada do caso, considerando aspectos como interatividade, imersão e conexão entre usuário e marca neste ambiente. Os resultados enfatizam a eficácia dessa estratégia de comunicação da marca, pois ocorreu uma conexão entre artista (marca) e o público da Geração Z, sugerindo novos caminhos para o planejamento de mídia em ambientes virtuais.
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