Entregas da marca no metaverso : a recepção da comunicação publicitária do iFood na simulação GTA RP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274246 |
Resumo: | Este trabalho explora a inserção da marca no universo do jogo GTA Role Play (RP), focando-se no espaço do servidor Cidade Alta. O estudo concentra-se na ativação da marca iFood no ambiente do GTA RP examinando como essa marca permitiu aos jogadores usarem o seu aplicativo de delivery dentro do jogo digital. A pesquisa visa compreender a recepção que os usuários tiverem dessa ação publicitária, avaliando seu impacto, influência e estímulo de envolvimento dos jogadores. Para contextualizar o trabalho, é feito um referencial teórico que apresenta a cultura gamer, a publicidade em jogos digitais e os espaços midiáticos no contexto de metaversos. Num segundo momento, são realizadas entrevistas em profundidade semiestruturadas com quatro pessoas que estiveram em contato com a ativação da marca no jogo. A partir dos dados coletados com as entrevistas é realizada uma análise de conteúdo, de forma qualitativa, a fim de compreender de que maneira essa inserção foi recebida pelos jogadores. Em suma, a marca evidenciou sua capacidade de se adaptar a um cenário virtual, proporcionando aos jogadores uma experiência dinâmica e tangível. |
id |
UFRGS-2_0b2287f30f3272a604debe63ef8700c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274246 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Thales Silveira dosBorba, Eduardo Zilles2024-03-27T06:37:55Z2024http://hdl.handle.net/10183/274246001199174Este trabalho explora a inserção da marca no universo do jogo GTA Role Play (RP), focando-se no espaço do servidor Cidade Alta. O estudo concentra-se na ativação da marca iFood no ambiente do GTA RP examinando como essa marca permitiu aos jogadores usarem o seu aplicativo de delivery dentro do jogo digital. A pesquisa visa compreender a recepção que os usuários tiverem dessa ação publicitária, avaliando seu impacto, influência e estímulo de envolvimento dos jogadores. Para contextualizar o trabalho, é feito um referencial teórico que apresenta a cultura gamer, a publicidade em jogos digitais e os espaços midiáticos no contexto de metaversos. Num segundo momento, são realizadas entrevistas em profundidade semiestruturadas com quatro pessoas que estiveram em contato com a ativação da marca no jogo. A partir dos dados coletados com as entrevistas é realizada uma análise de conteúdo, de forma qualitativa, a fim de compreender de que maneira essa inserção foi recebida pelos jogadores. Em suma, a marca evidenciou sua capacidade de se adaptar a um cenário virtual, proporcionando aos jogadores uma experiência dinâmica e tangível.This work explores the brand integration into the GTA Role Play (RP) game universe, focusing on the Cidade Alta server space. The study focuses on the activation of the iFood brand in the GTA RP environment, examining how this brand allowed players to use its delivery app within the digital game. The research aims to understand the reception of this advertising action, evaluating its impact, influence and stimulation of player’s involvement. To contextualize the work, a theoretical basis is presented with gamer culture, advertising in digital games and mediatic spaces in the context of metaverses. Secondly, semi-structured in-depth interviews are carried out with four people who were in contact with the brand activation in the game. Based on the data collected from the interviews, a qualitative content analysis was carried out in order to understand how this insertion was received by the players. In short, the brand demonstrated its ability to adapt to a virtual scenario, providing players with a dynamic and tangible experience.application/pdfporJogos digitaisGestão de marcasMetaversoAdvertisingMetaverseBrand activationMedia planningIn-game advertisingEntregas da marca no metaverso : a recepção da comunicação publicitária do iFood na simulação GTA RPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199174.pdf.txt001199174.pdf.txtExtracted Texttext/plain147495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274246/2/001199174.pdf.txtafc5673ba68fee4603161b556cfe3c2fMD52ORIGINAL001199174.pdfTexto completoapplication/pdf13386618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274246/1/001199174.pdf6da3c5e9d962bcf9f3ad05ea43f2959cMD5110183/2742462024-05-26 06:38:47.30804oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274246Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-26T09:38:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entregas da marca no metaverso : a recepção da comunicação publicitária do iFood na simulação GTA RP |
title |
Entregas da marca no metaverso : a recepção da comunicação publicitária do iFood na simulação GTA RP |
spellingShingle |
Entregas da marca no metaverso : a recepção da comunicação publicitária do iFood na simulação GTA RP Santos, Thales Silveira dos Jogos digitais Gestão de marcas Metaverso Advertising Metaverse Brand activation Media planning In-game advertising |
title_short |
Entregas da marca no metaverso : a recepção da comunicação publicitária do iFood na simulação GTA RP |
title_full |
Entregas da marca no metaverso : a recepção da comunicação publicitária do iFood na simulação GTA RP |
title_fullStr |
Entregas da marca no metaverso : a recepção da comunicação publicitária do iFood na simulação GTA RP |
title_full_unstemmed |
Entregas da marca no metaverso : a recepção da comunicação publicitária do iFood na simulação GTA RP |
title_sort |
Entregas da marca no metaverso : a recepção da comunicação publicitária do iFood na simulação GTA RP |
author |
Santos, Thales Silveira dos |
author_facet |
Santos, Thales Silveira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Thales Silveira dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borba, Eduardo Zilles |
contributor_str_mv |
Borba, Eduardo Zilles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos digitais Gestão de marcas Metaverso |
topic |
Jogos digitais Gestão de marcas Metaverso Advertising Metaverse Brand activation Media planning In-game advertising |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertising Metaverse Brand activation Media planning In-game advertising |
description |
Este trabalho explora a inserção da marca no universo do jogo GTA Role Play (RP), focando-se no espaço do servidor Cidade Alta. O estudo concentra-se na ativação da marca iFood no ambiente do GTA RP examinando como essa marca permitiu aos jogadores usarem o seu aplicativo de delivery dentro do jogo digital. A pesquisa visa compreender a recepção que os usuários tiverem dessa ação publicitária, avaliando seu impacto, influência e estímulo de envolvimento dos jogadores. Para contextualizar o trabalho, é feito um referencial teórico que apresenta a cultura gamer, a publicidade em jogos digitais e os espaços midiáticos no contexto de metaversos. Num segundo momento, são realizadas entrevistas em profundidade semiestruturadas com quatro pessoas que estiveram em contato com a ativação da marca no jogo. A partir dos dados coletados com as entrevistas é realizada uma análise de conteúdo, de forma qualitativa, a fim de compreender de que maneira essa inserção foi recebida pelos jogadores. Em suma, a marca evidenciou sua capacidade de se adaptar a um cenário virtual, proporcionando aos jogadores uma experiência dinâmica e tangível. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-27T06:37:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274246 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001199174 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274246 |
identifier_str_mv |
001199174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274246/2/001199174.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274246/1/001199174.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
afc5673ba68fee4603161b556cfe3c2f 6da3c5e9d962bcf9f3ad05ea43f2959c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447364445405184 |