Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/3516 |
Resumo: | O termo metaverso recebeu destaque na mídia e no mundo quando Mark Zuckerberg disse que sua empresa estava migrando para o metaverso. Dúvidas surgiram sobre o que seria esse novo meio e de que forma ele afetaria os diferentes mercados, inclusive o da publicidade. Parte da solução para estas dúvidas é encontrada nos protometaversos, protótipos que almejam, um dia, se tornarem um metaverso de fato. Neste contexto, surge o problema da pesquisa: de que forma os protometaversos podem ser utilizados por marcas para a realização de ações de branding, utilizando como base as estratégias adotadas pela Samsung no universo do Fortnite. O objetivo geral é realizar o levantamento e a análise das estratégias de branding da Samsung no protometaverso do Fortnite. Assim, foram abordados os conceitos de marca, branding, brand equity, bem como fundamentados os programas que modificam o brand equity. Ainda, de modo a entender o funcionamento do referido espaço escolhido para a realização destas ações, foram abordados os conceitos de metaverso e o próprio protometaverso do Fortnite. Por fim, foram utilizados os procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica, de internet e estudo de caso. A análise demonstrou ser possível identificar elementos dos programas de buzz marketing e marketing de experiência nas estratégias adotadas pela marca. Programas capazes de fortalecer a imagem de marca e gerar maior valor para a Samsung e seus produtos, servindo de modelo para outras empresas realizarem ações semelhantes neste novo meio. |
id |
UVAT_0b16fc1898882cbea011268a916b9c2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:univates.br:10737/3516 |
network_acronym_str |
UVAT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
repository_id_str |
1 |
spelling |
Amaral Filho, Lúcio Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/4347713946164397Meurer, Flávio RobertoStaudt, Marcus ViníciusAlthaus, Matheus Gabriel2023-05-26T19:01:49Z2023-05-26T19:01:49Z2022-122022-12-13O termo metaverso recebeu destaque na mídia e no mundo quando Mark Zuckerberg disse que sua empresa estava migrando para o metaverso. Dúvidas surgiram sobre o que seria esse novo meio e de que forma ele afetaria os diferentes mercados, inclusive o da publicidade. Parte da solução para estas dúvidas é encontrada nos protometaversos, protótipos que almejam, um dia, se tornarem um metaverso de fato. Neste contexto, surge o problema da pesquisa: de que forma os protometaversos podem ser utilizados por marcas para a realização de ações de branding, utilizando como base as estratégias adotadas pela Samsung no universo do Fortnite. O objetivo geral é realizar o levantamento e a análise das estratégias de branding da Samsung no protometaverso do Fortnite. Assim, foram abordados os conceitos de marca, branding, brand equity, bem como fundamentados os programas que modificam o brand equity. Ainda, de modo a entender o funcionamento do referido espaço escolhido para a realização destas ações, foram abordados os conceitos de metaverso e o próprio protometaverso do Fortnite. Por fim, foram utilizados os procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica, de internet e estudo de caso. A análise demonstrou ser possível identificar elementos dos programas de buzz marketing e marketing de experiência nas estratégias adotadas pela marca. Programas capazes de fortalecer a imagem de marca e gerar maior valor para a Samsung e seus produtos, servindo de modelo para outras empresas realizarem ações semelhantes neste novo meio.The term metaverse received prominence in the media and in the world when Mark Zuckerberg said that his company was migrating to the metaverse. Questions arose about what this new environment is and how it affects different markets, including advertising. Part of the solution to these questions is found in proto-metaverses, prototypes that aim to become a metaverse in fact someday. In this context, the research problem arises: how proto- metaverses can be used by brands to carry out branding actions, using as a basis the strategies adopted by Samsung in the universe of Fortnite. The overall goal is to conduct a survey and analyze Samsung's branding strategies in the Fortnite proto-metaverse. Therefore, the concepts of brand, branding, and brand equity were discussed, as well as the programs that modify brand equity. Furthermore, to understand the functioning of the aforementioned space chosen to carry out these actions, the concepts of the metaverse and the proto-metaverse of Fortnite were discussed. Finally, the methodological procedures of bibliographic research, the internet, and case study were used. The analysis showed that it is possible to identify elements of buzz marketing and experience marketing programs in the strategies adopted by the brand. Programs capable of strengthening the brand image and generating greater value for Samsung and its products, serving as a model for other companies to carry out similar actions in this new environment.http://hdl.handle.net/10737/3516Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAProtometaversoBrand equityFortniteSamsungProto-metaverseProtometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsunginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2022MatheusGabrielAlthaus.pdf2022MatheusGabrielAlthaus.pdfapplication/pdf1276935https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f46fe1ce-a2b2-4972-a89d-0d39c29410f7/downloadb03830c24f79d8bbff72012ff691f9f4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8804https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1e4df9fa-754a-4139-acd1-8a938fca8aab/downloadc1efe8e24d7281448e873be30ea326ffMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4534https://www.univates.br/bdu/bitstreams/5c56da6e-68c4-4109-b2ee-12dc193fe371/download335bd523a92f4a31b001b3d8c10df42dMD53TEXT2022MatheusGabrielAlthaus.pdf.txt2022MatheusGabrielAlthaus.pdf.txtExtracted texttext/plain84642https://www.univates.br/bdu/bitstreams/9fc3a5c5-e16a-444f-81fa-03917582ac2b/downloaddb1a0b3d04d4463cec274d77d8701579MD58THUMBNAIL2022MatheusGabrielAlthaus.pdf.jpg2022MatheusGabrielAlthaus.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4100https://www.univates.br/bdu/bitstreams/53b26aea-410b-4bee-bef5-ed4e0c4e4982/downloadb5524e418e15625fe0d8a79d66000facMD5910737/35162023-06-23 16:53:23.949http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/3516https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-23T16:53:23Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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 |
dc.title.none.fl_str_mv |
Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung |
title |
Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung |
spellingShingle |
Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung Althaus, Matheus Gabriel CSA Protometaverso Brand equity Fortnite Samsung Proto-metaverse |
title_short |
Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung |
title_full |
Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung |
title_fullStr |
Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung |
title_full_unstemmed |
Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung |
title_sort |
Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung |
author |
Althaus, Matheus Gabriel |
author_facet |
Althaus, Matheus Gabriel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amaral Filho, Lúcio Siqueira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4347713946164397 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Meurer, Flávio Roberto Staudt, Marcus Vinícius |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Althaus, Matheus Gabriel |
contributor_str_mv |
Amaral Filho, Lúcio Siqueira Meurer, Flávio Roberto Staudt, Marcus Vinícius |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CSA |
topic |
CSA Protometaverso Brand equity Fortnite Samsung Proto-metaverse |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Protometaverso Brand equity Fortnite Samsung Proto-metaverse |
description |
O termo metaverso recebeu destaque na mídia e no mundo quando Mark Zuckerberg disse que sua empresa estava migrando para o metaverso. Dúvidas surgiram sobre o que seria esse novo meio e de que forma ele afetaria os diferentes mercados, inclusive o da publicidade. Parte da solução para estas dúvidas é encontrada nos protometaversos, protótipos que almejam, um dia, se tornarem um metaverso de fato. Neste contexto, surge o problema da pesquisa: de que forma os protometaversos podem ser utilizados por marcas para a realização de ações de branding, utilizando como base as estratégias adotadas pela Samsung no universo do Fortnite. O objetivo geral é realizar o levantamento e a análise das estratégias de branding da Samsung no protometaverso do Fortnite. Assim, foram abordados os conceitos de marca, branding, brand equity, bem como fundamentados os programas que modificam o brand equity. Ainda, de modo a entender o funcionamento do referido espaço escolhido para a realização destas ações, foram abordados os conceitos de metaverso e o próprio protometaverso do Fortnite. Por fim, foram utilizados os procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica, de internet e estudo de caso. A análise demonstrou ser possível identificar elementos dos programas de buzz marketing e marketing de experiência nas estratégias adotadas pela marca. Programas capazes de fortalecer a imagem de marca e gerar maior valor para a Samsung e seus produtos, servindo de modelo para outras empresas realizarem ações semelhantes neste novo meio. |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-12-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-26T19:01:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-26T19:01:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10737/3516 |
url |
http://hdl.handle.net/10737/3516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
collection |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f46fe1ce-a2b2-4972-a89d-0d39c29410f7/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1e4df9fa-754a-4139-acd1-8a938fca8aab/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/5c56da6e-68c4-4109-b2ee-12dc193fe371/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/9fc3a5c5-e16a-444f-81fa-03917582ac2b/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/53b26aea-410b-4bee-bef5-ed4e0c4e4982/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b03830c24f79d8bbff72012ff691f9f4 c1efe8e24d7281448e873be30ea326ff 335bd523a92f4a31b001b3d8c10df42d db1a0b3d04d4463cec274d77d8701579 b5524e418e15625fe0d8a79d66000fac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801842349068779520 |