Ensino e aprendizagem na residência multiprofissional em saúde no Brasil : uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196971 |
Resumo: | A Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), faz parte da política nacional de educação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Caracteriza-se como uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu e tem como público alvo os profissionais da área da Saúde, sendo voltada para educação em serviço, seguindo a lógica da interdisciplinaridade. O objetivo deste estudo é investigar como ocorrem os processos de ensino e aprendizagem nas RMS. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo de revisão sistemática integrativa. As bases de dados utilizadas na busca foram o Portal de Periódicos da CAPES, a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e o Scielo. A busca foi realizada através dos descritores "residência multiprofissional" AND "educação em saúde" OR "serviços de saúde" OR "aprendizagem" OR "prática profissional" OR "tutoria" OR "preceptoria". Após o refinamento dos artigos oriundos da busca realizada nas bases de dados, o escore total foi de 31 artigos. A análise destes artigos se deu através da análise de conteúdo, com o estabelecimento de categorias a posteriori e semânticas. Desta análise crítica emergiram as seguintes categorias: Metodologias ativas: entre teorias, práticas e serviços, Qualidade vida: vida para além das 60h e Educação permanente: o profissional que somos e o que queremos ser. A residência possui uma intensidade na vivência e na formação que qualifica os processos de ensino e aprendizagem, porém existem muitos alertas para o cuidado com os residentes. Desta forma, deve-se sempre repensar as estratégias já vigentes, problematizando aspectos negativos e salientando os positivos. |
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Griebler, Eliane MattanaAlvarenga, Luiz Fernando Calage2019-07-16T11:57:56Z2018http://hdl.handle.net/10183/196971001087611A Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), faz parte da política nacional de educação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Caracteriza-se como uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu e tem como público alvo os profissionais da área da Saúde, sendo voltada para educação em serviço, seguindo a lógica da interdisciplinaridade. O objetivo deste estudo é investigar como ocorrem os processos de ensino e aprendizagem nas RMS. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo de revisão sistemática integrativa. As bases de dados utilizadas na busca foram o Portal de Periódicos da CAPES, a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e o Scielo. A busca foi realizada através dos descritores "residência multiprofissional" AND "educação em saúde" OR "serviços de saúde" OR "aprendizagem" OR "prática profissional" OR "tutoria" OR "preceptoria". Após o refinamento dos artigos oriundos da busca realizada nas bases de dados, o escore total foi de 31 artigos. A análise destes artigos se deu através da análise de conteúdo, com o estabelecimento de categorias a posteriori e semânticas. Desta análise crítica emergiram as seguintes categorias: Metodologias ativas: entre teorias, práticas e serviços, Qualidade vida: vida para além das 60h e Educação permanente: o profissional que somos e o que queremos ser. A residência possui uma intensidade na vivência e na formação que qualifica os processos de ensino e aprendizagem, porém existem muitos alertas para o cuidado com os residentes. Desta forma, deve-se sempre repensar as estratégias já vigentes, problematizando aspectos negativos e salientando os positivos.The Multiprofessional Health Residency (MRH) is part of the national education and development policy of the Unified Health System (UHS). It is characterized as a modality of teaching post-graduation lato sensu and has as a target audience the health professionals, being focused on education in service, following the logic of interdisciplinarity. The objective of this study is to investigate how the teaching and learning processes in MRH occur. This is a qualitative study of systematic integrative review. The databases used in the search were the Portal of Periodicals of CAPES, the Virtual Health Library (VHL) and Scielo. The search was performed through the descriptors "multiprofessional residence" AND "health education" OR "health services" OR "learning" OR "professional practice" OR "tutoring" OR "preceptory". After refining the articles from the search carried out in the databases, the total score was 31 articles. The analysis of these articles occurred through content analysis, with the establishment of a posteriori and semantic categories. From this critical analysis emerged the following categories: Active methodologies: between theories, practices and services, Life quality: life beyond 60 hours and Permanent education: the professional that we are and what we want to be. The residence has an intensity of experience and training that qualifies the teaching and learning processes, but there are many alerts for care with residents. In this way, one must always rethink the strategies already in force, problematizing negative aspects and emphasizing the positive ones.application/pdfporInternato não médicoEnsinoAprendizagemCiências da saúdeBrasilUnified Health SystemLearningTeachingMultiprofessional Health ResidencyEnsino e aprendizagem na residência multiprofissional em saúde no Brasil : uma revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoPrograma de Residência Integrada Multiprofissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087611.pdf.txt001087611.pdf.txtExtracted Texttext/plain79860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196971/2/001087611.pdf.txt4bff52f2e0534aa9f55d43ce5400309aMD52ORIGINAL001087611.pdfTexto completoapplication/pdf1015953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196971/1/001087611.pdf9254f35819dd63ba5206769ddd34efc9MD5110183/1969712024-08-24 06:41:28.670282oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196971Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-08-24T09:41:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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