Ensino e aprendizagem na residência multiprofissional em saúde no Brasil : uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Griebler, Eliane Mattana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196971
Resumo: A Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), faz parte da política nacional de educação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Caracteriza-se como uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu e tem como público alvo os profissionais da área da Saúde, sendo voltada para educação em serviço, seguindo a lógica da interdisciplinaridade. O objetivo deste estudo é investigar como ocorrem os processos de ensino e aprendizagem nas RMS. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo de revisão sistemática integrativa. As bases de dados utilizadas na busca foram o Portal de Periódicos da CAPES, a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e o Scielo. A busca foi realizada através dos descritores "residência multiprofissional" AND "educação em saúde" OR "serviços de saúde" OR "aprendizagem" OR "prática profissional" OR "tutoria" OR "preceptoria". Após o refinamento dos artigos oriundos da busca realizada nas bases de dados, o escore total foi de 31 artigos. A análise destes artigos se deu através da análise de conteúdo, com o estabelecimento de categorias a posteriori e semânticas. Desta análise crítica emergiram as seguintes categorias: Metodologias ativas: entre teorias, práticas e serviços, Qualidade vida: vida para além das 60h e Educação permanente: o profissional que somos e o que queremos ser. A residência possui uma intensidade na vivência e na formação que qualifica os processos de ensino e aprendizagem, porém existem muitos alertas para o cuidado com os residentes. Desta forma, deve-se sempre repensar as estratégias já vigentes, problematizando aspectos negativos e salientando os positivos.
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