Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Andressa Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195008
Resumo: Em um mundo cada vez mais diversificado e competitivo, as pessoas têm exigido serviços e produtos de melhor qualidade. Com as exigências do mercado e o fácil acesso dos consumidores à informações, no setor automotivo, as concessionárias que não acompanharem as mudanças correm o risco de deixarem de fazer parte desse mesmo mercado. Dessa forma, a área de vendas de veículos é extremamente cobrada pela qualidade no atendimento e pelo atingimento de metas, e para que se tenha esse atributo é necessário motivação, empenho e dedicação. Características essas que se relacionam com o ambiente de trabalho e com a satisfação de seus usuários. O presente trabalho visa caracterizar e analisar o impacto da liderança do gestor no clima organizacional de equipes da área comercial de revendedoras de automóveis localizadas no estado do Rio Grande do Sul, verificando a percepção que os funcionários têm em relação às variáveis que envolvem o clima organizacional, através da Escala de Clima Organizacional, proposta por Siqueira (2008), além de um instrumento adaptado do desenvolvido por Melo (2004), para traçar o estilo de liderança de cada gestor. Para o alcance dos objetivos geral e específicos, desenvolveu-se um estudo de caso quantitativo, aplicado a um total de 31 funcionários, das equipes comerciais selecionadas. Como resultado, constatou-se que é possível que os tipos de liderança exerçam influência na percepção do clima organizacional, ainda que não tenha sido possível apontar um único estilo de gestão que mais favorecesse a percepção do clima, dentro das equipes estudadas.
id UFRGS-2_793396831e9f25635fd875956373f862
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195008
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Andressa CostaAntonello, Cláudia Simone2019-06-04T02:36:44Z2018http://hdl.handle.net/10183/195008001091552Em um mundo cada vez mais diversificado e competitivo, as pessoas têm exigido serviços e produtos de melhor qualidade. Com as exigências do mercado e o fácil acesso dos consumidores à informações, no setor automotivo, as concessionárias que não acompanharem as mudanças correm o risco de deixarem de fazer parte desse mesmo mercado. Dessa forma, a área de vendas de veículos é extremamente cobrada pela qualidade no atendimento e pelo atingimento de metas, e para que se tenha esse atributo é necessário motivação, empenho e dedicação. Características essas que se relacionam com o ambiente de trabalho e com a satisfação de seus usuários. O presente trabalho visa caracterizar e analisar o impacto da liderança do gestor no clima organizacional de equipes da área comercial de revendedoras de automóveis localizadas no estado do Rio Grande do Sul, verificando a percepção que os funcionários têm em relação às variáveis que envolvem o clima organizacional, através da Escala de Clima Organizacional, proposta por Siqueira (2008), além de um instrumento adaptado do desenvolvido por Melo (2004), para traçar o estilo de liderança de cada gestor. Para o alcance dos objetivos geral e específicos, desenvolveu-se um estudo de caso quantitativo, aplicado a um total de 31 funcionários, das equipes comerciais selecionadas. Como resultado, constatou-se que é possível que os tipos de liderança exerçam influência na percepção do clima organizacional, ainda que não tenha sido possível apontar um único estilo de gestão que mais favorecesse a percepção do clima, dentro das equipes estudadas.In an increasingly diverse and competitive world, people have demanded better quality products and services. With the demands of the market and the easy access of consumers to information, in the automotive sector, the concessionaires that do not keep up with the changes run the risk of not being part of the same market. In this way, the sales area of vehicles is extremely charged for the quality of the service and the achievement of goals, and to have this attribute requires motivation, commitment and dedication. These characteristics relate to the work environment and the satisfaction of its users. This paper aims to characterize and analyze the impact of managerial leadership on the organizational climate of teams from the commercial area of automobile dealers located in the state of Rio Grande do Sul, verifying the perception that employees have regarding the variables that involve the organizational climate, through the Organizational Climate Scale, proposed by Siqueira (2008), besides an instrument adapted from the one developed by Melo (2004), to define the leadership style of each manager. To achieve the general and specific objectives, a quantitative case study was developed, applied to a total of 31 employees, of the selected commercial teams. As a result, it was verified that it is possible that the types of leadership influence the perception of the organizational climate, although it was not possible to point out a single style of management that most favored the perception of the climate within the teams studied.application/pdfporClima organizacionalLiderançaOrganizational ClimateInfluenceLeadership StyleInfluência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091552.pdf.txt001091552.pdf.txtExtracted Texttext/plain112832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195008/2/001091552.pdf.txtfe9855836288d96f1f7a3658c1daee8aMD52ORIGINAL001091552.pdfTexto completoapplication/pdf1459576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195008/1/001091552.pdf1d59d4eab63773c4c766703f079526e1MD5110183/1950082019-06-05 02:33:06.192981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195008Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-05T05:33:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis
title Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis
spellingShingle Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis
Rodrigues, Andressa Costa
Clima organizacional
Liderança
Organizational Climate
Influence
Leadership Style
title_short Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis
title_full Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis
title_fullStr Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis
title_full_unstemmed Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis
title_sort Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis
author Rodrigues, Andressa Costa
author_facet Rodrigues, Andressa Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Andressa Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonello, Cláudia Simone
contributor_str_mv Antonello, Cláudia Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Clima organizacional
Liderança
topic Clima organizacional
Liderança
Organizational Climate
Influence
Leadership Style
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational Climate
Influence
Leadership Style
description Em um mundo cada vez mais diversificado e competitivo, as pessoas têm exigido serviços e produtos de melhor qualidade. Com as exigências do mercado e o fácil acesso dos consumidores à informações, no setor automotivo, as concessionárias que não acompanharem as mudanças correm o risco de deixarem de fazer parte desse mesmo mercado. Dessa forma, a área de vendas de veículos é extremamente cobrada pela qualidade no atendimento e pelo atingimento de metas, e para que se tenha esse atributo é necessário motivação, empenho e dedicação. Características essas que se relacionam com o ambiente de trabalho e com a satisfação de seus usuários. O presente trabalho visa caracterizar e analisar o impacto da liderança do gestor no clima organizacional de equipes da área comercial de revendedoras de automóveis localizadas no estado do Rio Grande do Sul, verificando a percepção que os funcionários têm em relação às variáveis que envolvem o clima organizacional, através da Escala de Clima Organizacional, proposta por Siqueira (2008), além de um instrumento adaptado do desenvolvido por Melo (2004), para traçar o estilo de liderança de cada gestor. Para o alcance dos objetivos geral e específicos, desenvolveu-se um estudo de caso quantitativo, aplicado a um total de 31 funcionários, das equipes comerciais selecionadas. Como resultado, constatou-se que é possível que os tipos de liderança exerçam influência na percepção do clima organizacional, ainda que não tenha sido possível apontar um único estilo de gestão que mais favorecesse a percepção do clima, dentro das equipes estudadas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-04T02:36:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195008
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091552
url http://hdl.handle.net/10183/195008
identifier_str_mv 001091552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195008/2/001091552.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195008/1/001091552.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fe9855836288d96f1f7a3658c1daee8a
1d59d4eab63773c4c766703f079526e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447242848337920