Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195008 |
Resumo: | Em um mundo cada vez mais diversificado e competitivo, as pessoas têm exigido serviços e produtos de melhor qualidade. Com as exigências do mercado e o fácil acesso dos consumidores à informações, no setor automotivo, as concessionárias que não acompanharem as mudanças correm o risco de deixarem de fazer parte desse mesmo mercado. Dessa forma, a área de vendas de veículos é extremamente cobrada pela qualidade no atendimento e pelo atingimento de metas, e para que se tenha esse atributo é necessário motivação, empenho e dedicação. Características essas que se relacionam com o ambiente de trabalho e com a satisfação de seus usuários. O presente trabalho visa caracterizar e analisar o impacto da liderança do gestor no clima organizacional de equipes da área comercial de revendedoras de automóveis localizadas no estado do Rio Grande do Sul, verificando a percepção que os funcionários têm em relação às variáveis que envolvem o clima organizacional, através da Escala de Clima Organizacional, proposta por Siqueira (2008), além de um instrumento adaptado do desenvolvido por Melo (2004), para traçar o estilo de liderança de cada gestor. Para o alcance dos objetivos geral e específicos, desenvolveu-se um estudo de caso quantitativo, aplicado a um total de 31 funcionários, das equipes comerciais selecionadas. Como resultado, constatou-se que é possível que os tipos de liderança exerçam influência na percepção do clima organizacional, ainda que não tenha sido possível apontar um único estilo de gestão que mais favorecesse a percepção do clima, dentro das equipes estudadas. |
id |
UFRGS-2_793396831e9f25635fd875956373f862 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195008 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Andressa CostaAntonello, Cláudia Simone2019-06-04T02:36:44Z2018http://hdl.handle.net/10183/195008001091552Em um mundo cada vez mais diversificado e competitivo, as pessoas têm exigido serviços e produtos de melhor qualidade. Com as exigências do mercado e o fácil acesso dos consumidores à informações, no setor automotivo, as concessionárias que não acompanharem as mudanças correm o risco de deixarem de fazer parte desse mesmo mercado. Dessa forma, a área de vendas de veículos é extremamente cobrada pela qualidade no atendimento e pelo atingimento de metas, e para que se tenha esse atributo é necessário motivação, empenho e dedicação. Características essas que se relacionam com o ambiente de trabalho e com a satisfação de seus usuários. O presente trabalho visa caracterizar e analisar o impacto da liderança do gestor no clima organizacional de equipes da área comercial de revendedoras de automóveis localizadas no estado do Rio Grande do Sul, verificando a percepção que os funcionários têm em relação às variáveis que envolvem o clima organizacional, através da Escala de Clima Organizacional, proposta por Siqueira (2008), além de um instrumento adaptado do desenvolvido por Melo (2004), para traçar o estilo de liderança de cada gestor. Para o alcance dos objetivos geral e específicos, desenvolveu-se um estudo de caso quantitativo, aplicado a um total de 31 funcionários, das equipes comerciais selecionadas. Como resultado, constatou-se que é possível que os tipos de liderança exerçam influência na percepção do clima organizacional, ainda que não tenha sido possível apontar um único estilo de gestão que mais favorecesse a percepção do clima, dentro das equipes estudadas.In an increasingly diverse and competitive world, people have demanded better quality products and services. With the demands of the market and the easy access of consumers to information, in the automotive sector, the concessionaires that do not keep up with the changes run the risk of not being part of the same market. In this way, the sales area of vehicles is extremely charged for the quality of the service and the achievement of goals, and to have this attribute requires motivation, commitment and dedication. These characteristics relate to the work environment and the satisfaction of its users. This paper aims to characterize and analyze the impact of managerial leadership on the organizational climate of teams from the commercial area of automobile dealers located in the state of Rio Grande do Sul, verifying the perception that employees have regarding the variables that involve the organizational climate, through the Organizational Climate Scale, proposed by Siqueira (2008), besides an instrument adapted from the one developed by Melo (2004), to define the leadership style of each manager. To achieve the general and specific objectives, a quantitative case study was developed, applied to a total of 31 employees, of the selected commercial teams. As a result, it was verified that it is possible that the types of leadership influence the perception of the organizational climate, although it was not possible to point out a single style of management that most favored the perception of the climate within the teams studied.application/pdfporClima organizacionalLiderançaOrganizational ClimateInfluenceLeadership StyleInfluência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091552.pdf.txt001091552.pdf.txtExtracted Texttext/plain112832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195008/2/001091552.pdf.txtfe9855836288d96f1f7a3658c1daee8aMD52ORIGINAL001091552.pdfTexto completoapplication/pdf1459576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195008/1/001091552.pdf1d59d4eab63773c4c766703f079526e1MD5110183/1950082019-06-05 02:33:06.192981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195008Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-05T05:33:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis |
title |
Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis |
spellingShingle |
Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis Rodrigues, Andressa Costa Clima organizacional Liderança Organizational Climate Influence Leadership Style |
title_short |
Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis |
title_full |
Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis |
title_fullStr |
Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis |
title_full_unstemmed |
Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis |
title_sort |
Influência da liderança no clima organizacional em uma revendedora de automóveis |
author |
Rodrigues, Andressa Costa |
author_facet |
Rodrigues, Andressa Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Andressa Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonello, Cláudia Simone |
contributor_str_mv |
Antonello, Cláudia Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clima organizacional Liderança |
topic |
Clima organizacional Liderança Organizational Climate Influence Leadership Style |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Organizational Climate Influence Leadership Style |
description |
Em um mundo cada vez mais diversificado e competitivo, as pessoas têm exigido serviços e produtos de melhor qualidade. Com as exigências do mercado e o fácil acesso dos consumidores à informações, no setor automotivo, as concessionárias que não acompanharem as mudanças correm o risco de deixarem de fazer parte desse mesmo mercado. Dessa forma, a área de vendas de veículos é extremamente cobrada pela qualidade no atendimento e pelo atingimento de metas, e para que se tenha esse atributo é necessário motivação, empenho e dedicação. Características essas que se relacionam com o ambiente de trabalho e com a satisfação de seus usuários. O presente trabalho visa caracterizar e analisar o impacto da liderança do gestor no clima organizacional de equipes da área comercial de revendedoras de automóveis localizadas no estado do Rio Grande do Sul, verificando a percepção que os funcionários têm em relação às variáveis que envolvem o clima organizacional, através da Escala de Clima Organizacional, proposta por Siqueira (2008), além de um instrumento adaptado do desenvolvido por Melo (2004), para traçar o estilo de liderança de cada gestor. Para o alcance dos objetivos geral e específicos, desenvolveu-se um estudo de caso quantitativo, aplicado a um total de 31 funcionários, das equipes comerciais selecionadas. Como resultado, constatou-se que é possível que os tipos de liderança exerçam influência na percepção do clima organizacional, ainda que não tenha sido possível apontar um único estilo de gestão que mais favorecesse a percepção do clima, dentro das equipes estudadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-04T02:36:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/195008 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001091552 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/195008 |
identifier_str_mv |
001091552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195008/2/001091552.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195008/1/001091552.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe9855836288d96f1f7a3658c1daee8a 1d59d4eab63773c4c766703f079526e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447242848337920 |