Metodologias ativas, mídias, projetos e eduscrum : combinando metodologias inovadoras existentes com o uso de mídias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Clérice Rodrigo de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203783
Resumo: Neste trabalho irei falar sobre a evolução do sistema educacional desde os primórdios até atualmente, avaliando quais eram os objetivos da escola em cada época. Ao chegar nos dias atuais, tratarei de apresentar o que há de inovador nas metodologias de ensino aprendizagem, em especial as chamadas Metodologias Ativas. Dentre elas, daremos prioridade a metodologia de nome Aprendizagem Baseada em Projetos, mas não de forma convencional e sim, combinada ao framework eduScrum. O eduScrum junto da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, promove o desenvolvimento de habilidades que vão além da cognitiva, devido a intensa relação promovida entre os membros das equipes eduScrum. Para testar essa abordagem, juntamos duas disciplinas e seus professores, Geografia (Cristiano Lechner) e História (Juliano Lechner), que determinaram tema para um projeto que foi desenvolvido com uma turma de oitavo ano. Depois de entenderem seus papeis como Product Owners, desenvolvemos em conjunto o Product Backlog (lista de atividades). Os alunos foram divididos em dois grupos, passaram por uma reunião de apresentação e formação, então passaram aos Sprints. Ao final, fizemos um levantamento dos dados obtidos em dois formulários aplicados aos alunos, um formulário antes de iniciarem o projeto e outros ao final, a fim de avaliar suas opiniões sobre o uso do eduScrum.
id UFRGS-2_7958f924cc9b8230367c113e080983d9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203783
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Clérice Rodrigo deKoehler, Cristiane2019-12-27T04:02:51Z2018http://hdl.handle.net/10183/203783001109431Neste trabalho irei falar sobre a evolução do sistema educacional desde os primórdios até atualmente, avaliando quais eram os objetivos da escola em cada época. Ao chegar nos dias atuais, tratarei de apresentar o que há de inovador nas metodologias de ensino aprendizagem, em especial as chamadas Metodologias Ativas. Dentre elas, daremos prioridade a metodologia de nome Aprendizagem Baseada em Projetos, mas não de forma convencional e sim, combinada ao framework eduScrum. O eduScrum junto da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, promove o desenvolvimento de habilidades que vão além da cognitiva, devido a intensa relação promovida entre os membros das equipes eduScrum. Para testar essa abordagem, juntamos duas disciplinas e seus professores, Geografia (Cristiano Lechner) e História (Juliano Lechner), que determinaram tema para um projeto que foi desenvolvido com uma turma de oitavo ano. Depois de entenderem seus papeis como Product Owners, desenvolvemos em conjunto o Product Backlog (lista de atividades). Os alunos foram divididos em dois grupos, passaram por uma reunião de apresentação e formação, então passaram aos Sprints. Ao final, fizemos um levantamento dos dados obtidos em dois formulários aplicados aos alunos, um formulário antes de iniciarem o projeto e outros ao final, a fim de avaliar suas opiniões sobre o uso do eduScrum.In this work I will talk about the evolution of the educational system from the beginning to the present, evaluating what were the objectives of the school in each era. Arriving in the present day, I will try to present what is innovative in teaching learning methodologies, especially the so-called Active Methodologies. Among them, we will give priority to the methodology named Project-Based Learning, but not in a conventional way, but, combined with eduScrum framework. EduScrum, together with the Project-Based Learning methodology, promotes the development of skills that go beyond the cognitive, due to the intense relationship promoted among the members of eduScrum teams. To test this approach, we brought together two disciplines and their teachers, Geography (Lechner) and History (Juliano Lechner), who determined the theme for a project to be developed with an eighth grade class. After understanding their roles as Product Owners, we developed the Product Backlog together. The students were divided into two groups, they went through a presentation and training meeting, then went on to the Sprints. At the end, we made a survey of the data obtained in two forms applied to students, one form before starting the project and others at the end, in order to evaluate their opinions on the use of eduScrum.application/pdfporeduScrumProject-Based LearningTime-Based LearningMetodologias ativas, mídias, projetos e eduscrum : combinando metodologias inovadoras existentes com o uso de mídiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109431.pdf.txt001109431.pdf.txtExtracted Texttext/plain169534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203783/2/001109431.pdf.txtbd9c22c91b31b8189ab39dc4b2f9964fMD52ORIGINAL001109431.pdfTexto completoapplication/pdf2001272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203783/1/001109431.pdf6b5c9136975461743c2c16b2291f2083MD5110183/2037832019-12-28 05:01:02.548871oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203783Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-28T07:01:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologias ativas, mídias, projetos e eduscrum : combinando metodologias inovadoras existentes com o uso de mídias
title Metodologias ativas, mídias, projetos e eduscrum : combinando metodologias inovadoras existentes com o uso de mídias
spellingShingle Metodologias ativas, mídias, projetos e eduscrum : combinando metodologias inovadoras existentes com o uso de mídias
Moura, Clérice Rodrigo de
eduScrum
Project-Based Learning
Time-Based Learning
title_short Metodologias ativas, mídias, projetos e eduscrum : combinando metodologias inovadoras existentes com o uso de mídias
title_full Metodologias ativas, mídias, projetos e eduscrum : combinando metodologias inovadoras existentes com o uso de mídias
title_fullStr Metodologias ativas, mídias, projetos e eduscrum : combinando metodologias inovadoras existentes com o uso de mídias
title_full_unstemmed Metodologias ativas, mídias, projetos e eduscrum : combinando metodologias inovadoras existentes com o uso de mídias
title_sort Metodologias ativas, mídias, projetos e eduscrum : combinando metodologias inovadoras existentes com o uso de mídias
author Moura, Clérice Rodrigo de
author_facet Moura, Clérice Rodrigo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Clérice Rodrigo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Koehler, Cristiane
contributor_str_mv Koehler, Cristiane
dc.subject.eng.fl_str_mv eduScrum
Project-Based Learning
Time-Based Learning
topic eduScrum
Project-Based Learning
Time-Based Learning
description Neste trabalho irei falar sobre a evolução do sistema educacional desde os primórdios até atualmente, avaliando quais eram os objetivos da escola em cada época. Ao chegar nos dias atuais, tratarei de apresentar o que há de inovador nas metodologias de ensino aprendizagem, em especial as chamadas Metodologias Ativas. Dentre elas, daremos prioridade a metodologia de nome Aprendizagem Baseada em Projetos, mas não de forma convencional e sim, combinada ao framework eduScrum. O eduScrum junto da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, promove o desenvolvimento de habilidades que vão além da cognitiva, devido a intensa relação promovida entre os membros das equipes eduScrum. Para testar essa abordagem, juntamos duas disciplinas e seus professores, Geografia (Cristiano Lechner) e História (Juliano Lechner), que determinaram tema para um projeto que foi desenvolvido com uma turma de oitavo ano. Depois de entenderem seus papeis como Product Owners, desenvolvemos em conjunto o Product Backlog (lista de atividades). Os alunos foram divididos em dois grupos, passaram por uma reunião de apresentação e formação, então passaram aos Sprints. Ao final, fizemos um levantamento dos dados obtidos em dois formulários aplicados aos alunos, um formulário antes de iniciarem o projeto e outros ao final, a fim de avaliar suas opiniões sobre o uso do eduScrum.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:02:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203783
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109431
url http://hdl.handle.net/10183/203783
identifier_str_mv 001109431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203783/2/001109431.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203783/1/001109431.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd9c22c91b31b8189ab39dc4b2f9964f
6b5c9136975461743c2c16b2291f2083
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224589479510016