Ecossistema para aprendizagem ativa de programação centrado na experiência do estudante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Fernando Lucas de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28455
Resumo: O aprendizado de programação tem se demonstrado uma habilidade valiosa à formação de qualquer profissional, principalmente por se tratar de uma habilidade transversal relacionada à capacidade de sistematizar, analisar e resolver problemas em diferentes níveis de abstração e granularidade. O Ensino de programação, aliado ao desenvolvimento de sistemas para saúde por estudantes de cursos não ligados à computação, surge como contexto singular identificado no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN que promove a formação de pesquisadores em sistemas para saúde oriundos dos mais diversos projetos e bases de pesquisa do laboratório. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo principal sistematizar este ecossistema de aprendizagem ativa de programação centrado na experiência do estudante relacionando 4 (quatro) etapas, 10 (dez) processos, 43 (quarenta e três) atividades e 3 (três) modelos para artefatos em ciclos iterativos e incrementais denominados sprints educacionais, facilitadas por mentores e tutores de aprendizagem que atuam em times auto-organizados e crossfuncionais formados por pesquisadores com perfis de personalidade, curso e área de atuação transversais, complementares e interdependentes. A metodologia da pesquisa tem natureza aplicada, objetivos guiados pela pesquisa exploratória, tipo quali-quantitativa e seus procedimentos técnicos disciplinados majoritariamente pela pesquisa-ação. As principais contribuições do trabalho têm como cerne a descrição de etapas, processos e atividades que auxiliam no aprendizado ativo de programação em perspectiva de um ecossistema integrado, revisão sistemática da literatura sobre aprendizagem ativa de programação e avaliação de feedbacks acerca do ecossistema coletados perante estudantes da Escola de Programação do LAIS/HUOL/UFRN.
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O Ensino de programação, aliado ao desenvolvimento de sistemas para saúde por estudantes de cursos não ligados à computação, surge como contexto singular identificado no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN que promove a formação de pesquisadores em sistemas para saúde oriundos dos mais diversos projetos e bases de pesquisa do laboratório. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo principal sistematizar este ecossistema de aprendizagem ativa de programação centrado na experiência do estudante relacionando 4 (quatro) etapas, 10 (dez) processos, 43 (quarenta e três) atividades e 3 (três) modelos para artefatos em ciclos iterativos e incrementais denominados sprints educacionais, facilitadas por mentores e tutores de aprendizagem que atuam em times auto-organizados e crossfuncionais formados por pesquisadores com perfis de personalidade, curso e área de atuação transversais, complementares e interdependentes. A metodologia da pesquisa tem natureza aplicada, objetivos guiados pela pesquisa exploratória, tipo quali-quantitativa e seus procedimentos técnicos disciplinados majoritariamente pela pesquisa-ação. As principais contribuições do trabalho têm como cerne a descrição de etapas, processos e atividades que auxiliam no aprendizado ativo de programação em perspectiva de um ecossistema integrado, revisão sistemática da literatura sobre aprendizagem ativa de programação e avaliação de feedbacks acerca do ecossistema coletados perante estudantes da Escola de Programação do LAIS/HUOL/UFRN.Programming learning has proved to be a valuable skill for the education of any professional, mainly because it is a transversal skill related to the ability to systematize, analyze and solve problems at different levels of abstraction and granularity. Programming teaching, together with the development of health systems by students from non-computer courses, emerges as a unique context identified in the Health Technological Innovation Laboratory - LAIS of the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN, which promotes the formation of researchers in health systems from various laboratory projects and research bases. In this context, the main objective of this research is to systematize this active learning ecosystem of programming centered on the student experience by relating 4 (four) steps, 10 (ten) processes, 43 (forty three) activities and 3 (three) models for artifacts. in iterative and incremental cycles called educational sprints, facilitated by mentors and learning tutors working in self-organized and cross-functional teams of researchers with cross-cutting, complementary, and interdependent personality profiles, course, and field of expertise. The research methodology has an applied nature, objectives guided by exploratory research, qualitative and quantitative and its technical procedures mainly disciplined by action research. The main contributions of this work are the description of steps, processes and activities that assist in active programming learning in perspective of an integrated ecosystem, systematic review of the literature on active programming learning and evaluation of feedback about ecosystem collected from students of the LAIS / HUOL / UFRN Programming School.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAprendizagem de programaçãoeduScrumSprint educacionalMetodologias ativas de ensinoDesenvolvimento de sistemas para saúdeEcossistema para aprendizagem ativa de programação centrado na experiência do estudanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEcossistemaaprendizagemativa_Farias_2019.pdf.txtEcossistemaaprendizagemativa_Farias_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain412628https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28455/2/Ecossistemaaprendizagemativa_Farias_2019.pdf.txtbaa8b570e54781424832cde0065ca90fMD52THUMBNAILEcossistemaaprendizagemativa_Farias_2019.pdf.jpgEcossistemaaprendizagemativa_Farias_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1393https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28455/3/Ecossistemaaprendizagemativa_Farias_2019.pdf.jpg68ef8770ca5455cf0c4f3a8bf8a7b83aMD53ORIGINALEcossistemaaprendizagemativa_Farias_2019.pdfapplication/pdf6328433https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28455/1/Ecossistemaaprendizagemativa_Farias_2019.pdf4452f49fd2c6a89642ff3bfc1299c151MD51123456789/284552020-02-09 04:29:17.449oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28455Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-09T07:29:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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