Vivências na educação escolar e não escolar : práticas inspiradas no diálogo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181870 |
Resumo: | O presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFRGS (2018/1). O Objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão teórica sobre duas experiências vivenciadas em ambiente escolar, fruto do estágio obrigatório do curso, e outra em ambiente não escolar, fruto de um trabalho realizado como bolsista da Universidade, no Programa de Prestação de Serviços à Comunidade, da UFRGS (PPSC/UFRGS), no qual acompanhei adolescentes que cumpriam medida de prestação de serviço à comunidade. Para a reflexão teórica, descrevo sobre a importância do diálogo, apoiado em Paulo Freire, principalmente em seu livro Pedagogia do Oprimido.Defendo que, para acontecer o diálogo, é preciso que o educador escute o educando e o coloque no centro do processo, gerando uma relação horizontal, em que educador e educando consigam juntos construir um conhecimento. Negar o diálogo é negar a humanidade do sujeito, porque, segundo Freire, o diálogo é algo inerente à condição humana. Finalizo afirmando que, para reconhecer a importância do diálogo, é necessária uma profunda fé nos homens. Após análise, considero o diálogo como algo essencial na educação, assim como o amor ao ser humano. |
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