Vivências na educação escolar e não escolar : práticas inspiradas no diálogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Fernando
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181870
Resumo: O presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFRGS (2018/1). O Objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão teórica sobre duas experiências vivenciadas em ambiente escolar, fruto do estágio obrigatório do curso, e outra em ambiente não escolar, fruto de um trabalho realizado como bolsista da Universidade, no Programa de Prestação de Serviços à Comunidade, da UFRGS (PPSC/UFRGS), no qual acompanhei adolescentes que cumpriam medida de prestação de serviço à comunidade. Para a reflexão teórica, descrevo sobre a importância do diálogo, apoiado em Paulo Freire, principalmente em seu livro Pedagogia do Oprimido.Defendo que, para acontecer o diálogo, é preciso que o educador escute o educando e o coloque no centro do processo, gerando uma relação horizontal, em que educador e educando consigam juntos construir um conhecimento. Negar o diálogo é negar a humanidade do sujeito, porque, segundo Freire, o diálogo é algo inerente à condição humana. Finalizo afirmando que, para reconhecer a importância do diálogo, é necessária uma profunda fé nos homens. Após análise, considero o diálogo como algo essencial na educação, assim como o amor ao ser humano.
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