Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220598 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso, a partir das contribuições dos estudos sobre a docência relativos a sua interlocução com os estágios enquanto processo de formação, apresenta reflexões a respeito da prática de estágio na Educação Infantil, do curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O intuito do trabalho investigativo foi mapear os efeitos do processo de estágio na formação profissional de um grupo de acadêmicas egressas, as quais tiveram o mesmo orientador. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos: (a) descrever os processos de formação docente a partir dos estágios na Educação Infantil; (b) identificar os desafios, aprendizagens, apostas e tensionamentos vivenciados pelas estagiárias durante o estágio na Educação Infantil; (c) compartilhar as estratégias de formação docente utilizadas no estágio de Educação Infantil; e (d) discutir a importância do estágio na formação de professoras de Educação Infantil. Tendo em vista o exposto, como metodologia, foram realizadas entrevistas narrativas com seis egressas do curso de Pedagogia que realizaram seus estágios na Educação Infantil. As questões das entrevistas focalizaram a importância do estágio como possibilidade de formação e (auto)formação docente, do orientador enquanto formador das acadêmicas e do grupo de estagiárias como suporte para discussões e aprendizagens. As questões também versaram sobre os desafios, conquistas e aprendizagens decorrentes do estágio. A partir dos dados gerados nas entrevistas, foi realizada a análise do conteúdo das narrativas. Desse modo, foram definidas as seguintes unidades de análise: (a) a importância do estágio na formação docente; (b) as relações entre as disciplinas da graduação e o estágio docente na Educação Infantil; a importância da orientação e do grupo de estagiárias no processo de formação inicial; (d) dos desafios às aprendizagens no estágio de Educação Infantil. A partir das análises, foi possível inferir a respeito da importância do estágio na formação inicial, assim como da relevância da orientação do professor responsável como suporte para as aprendizagens das entrevistadas. Também foi possível evidenciar que o estágio no curso de graduação gera efeitos na vida profissional das alunas, os quais contribuem indefectivelmente para que elas se constituam como professoras comprometidas ética, política e pedagogicamente com a educação das crianças |
id |
UFRGS-2_79a2a1d77e455e4c5e6b1fe16d684dcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220598 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zanolete, Gabriele da RosaCarvalho, Rodrigo Saballa de2021-05-08T04:39:50Z2020http://hdl.handle.net/10183/220598001125155O presente trabalho de conclusão de curso, a partir das contribuições dos estudos sobre a docência relativos a sua interlocução com os estágios enquanto processo de formação, apresenta reflexões a respeito da prática de estágio na Educação Infantil, do curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O intuito do trabalho investigativo foi mapear os efeitos do processo de estágio na formação profissional de um grupo de acadêmicas egressas, as quais tiveram o mesmo orientador. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos: (a) descrever os processos de formação docente a partir dos estágios na Educação Infantil; (b) identificar os desafios, aprendizagens, apostas e tensionamentos vivenciados pelas estagiárias durante o estágio na Educação Infantil; (c) compartilhar as estratégias de formação docente utilizadas no estágio de Educação Infantil; e (d) discutir a importância do estágio na formação de professoras de Educação Infantil. Tendo em vista o exposto, como metodologia, foram realizadas entrevistas narrativas com seis egressas do curso de Pedagogia que realizaram seus estágios na Educação Infantil. As questões das entrevistas focalizaram a importância do estágio como possibilidade de formação e (auto)formação docente, do orientador enquanto formador das acadêmicas e do grupo de estagiárias como suporte para discussões e aprendizagens. As questões também versaram sobre os desafios, conquistas e aprendizagens decorrentes do estágio. A partir dos dados gerados nas entrevistas, foi realizada a análise do conteúdo das narrativas. Desse modo, foram definidas as seguintes unidades de análise: (a) a importância do estágio na formação docente; (b) as relações entre as disciplinas da graduação e o estágio docente na Educação Infantil; a importância da orientação e do grupo de estagiárias no processo de formação inicial; (d) dos desafios às aprendizagens no estágio de Educação Infantil. A partir das análises, foi possível inferir a respeito da importância do estágio na formação inicial, assim como da relevância da orientação do professor responsável como suporte para as aprendizagens das entrevistadas. Também foi possível evidenciar que o estágio no curso de graduação gera efeitos na vida profissional das alunas, os quais contribuem indefectivelmente para que elas se constituam como professoras comprometidas ética, política e pedagogicamente com a educação das criançasapplication/pdfporEntrevistaDocênciaPedagogiaEducação infantilEntre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125155.pdf.txt001125155.pdf.txtExtracted Texttext/plain181026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220598/2/001125155.pdf.txt002a3d070891d3e2fdec36ebfbdabe44MD52ORIGINAL001125155.pdfTexto completoapplication/pdf1384727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220598/1/001125155.pdf5ae3337285fdf71129c22fcfb489ff8aMD5110183/2205982021-05-26 04:28:39.281955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220598Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:28:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil |
title |
Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil |
spellingShingle |
Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil Zanolete, Gabriele da Rosa Entrevista Docência Pedagogia Educação infantil |
title_short |
Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil |
title_full |
Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil |
title_fullStr |
Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil |
title_full_unstemmed |
Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil |
title_sort |
Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil |
author |
Zanolete, Gabriele da Rosa |
author_facet |
Zanolete, Gabriele da Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanolete, Gabriele da Rosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
contributor_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Entrevista Docência Pedagogia Educação infantil |
topic |
Entrevista Docência Pedagogia Educação infantil |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso, a partir das contribuições dos estudos sobre a docência relativos a sua interlocução com os estágios enquanto processo de formação, apresenta reflexões a respeito da prática de estágio na Educação Infantil, do curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O intuito do trabalho investigativo foi mapear os efeitos do processo de estágio na formação profissional de um grupo de acadêmicas egressas, as quais tiveram o mesmo orientador. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos: (a) descrever os processos de formação docente a partir dos estágios na Educação Infantil; (b) identificar os desafios, aprendizagens, apostas e tensionamentos vivenciados pelas estagiárias durante o estágio na Educação Infantil; (c) compartilhar as estratégias de formação docente utilizadas no estágio de Educação Infantil; e (d) discutir a importância do estágio na formação de professoras de Educação Infantil. Tendo em vista o exposto, como metodologia, foram realizadas entrevistas narrativas com seis egressas do curso de Pedagogia que realizaram seus estágios na Educação Infantil. As questões das entrevistas focalizaram a importância do estágio como possibilidade de formação e (auto)formação docente, do orientador enquanto formador das acadêmicas e do grupo de estagiárias como suporte para discussões e aprendizagens. As questões também versaram sobre os desafios, conquistas e aprendizagens decorrentes do estágio. A partir dos dados gerados nas entrevistas, foi realizada a análise do conteúdo das narrativas. Desse modo, foram definidas as seguintes unidades de análise: (a) a importância do estágio na formação docente; (b) as relações entre as disciplinas da graduação e o estágio docente na Educação Infantil; a importância da orientação e do grupo de estagiárias no processo de formação inicial; (d) dos desafios às aprendizagens no estágio de Educação Infantil. A partir das análises, foi possível inferir a respeito da importância do estágio na formação inicial, assim como da relevância da orientação do professor responsável como suporte para as aprendizagens das entrevistadas. Também foi possível evidenciar que o estágio no curso de graduação gera efeitos na vida profissional das alunas, os quais contribuem indefectivelmente para que elas se constituam como professoras comprometidas ética, política e pedagogicamente com a educação das crianças |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-08T04:39:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220598 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125155 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220598 |
identifier_str_mv |
001125155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220598/2/001125155.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220598/1/001125155.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
002a3d070891d3e2fdec36ebfbdabe44 5ae3337285fdf71129c22fcfb489ff8a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224605134749696 |