Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanolete, Gabriele da Rosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220598
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, a partir das contribuições dos estudos sobre a docência relativos a sua interlocução com os estágios enquanto processo de formação, apresenta reflexões a respeito da prática de estágio na Educação Infantil, do curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O intuito do trabalho investigativo foi mapear os efeitos do processo de estágio na formação profissional de um grupo de acadêmicas egressas, as quais tiveram o mesmo orientador. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos: (a) descrever os processos de formação docente a partir dos estágios na Educação Infantil; (b) identificar os desafios, aprendizagens, apostas e tensionamentos vivenciados pelas estagiárias durante o estágio na Educação Infantil; (c) compartilhar as estratégias de formação docente utilizadas no estágio de Educação Infantil; e (d) discutir a importância do estágio na formação de professoras de Educação Infantil. Tendo em vista o exposto, como metodologia, foram realizadas entrevistas narrativas com seis egressas do curso de Pedagogia que realizaram seus estágios na Educação Infantil. As questões das entrevistas focalizaram a importância do estágio como possibilidade de formação e (auto)formação docente, do orientador enquanto formador das acadêmicas e do grupo de estagiárias como suporte para discussões e aprendizagens. As questões também versaram sobre os desafios, conquistas e aprendizagens decorrentes do estágio. A partir dos dados gerados nas entrevistas, foi realizada a análise do conteúdo das narrativas. Desse modo, foram definidas as seguintes unidades de análise: (a) a importância do estágio na formação docente; (b) as relações entre as disciplinas da graduação e o estágio docente na Educação Infantil; a importância da orientação e do grupo de estagiárias no processo de formação inicial; (d) dos desafios às aprendizagens no estágio de Educação Infantil. A partir das análises, foi possível inferir a respeito da importância do estágio na formação inicial, assim como da relevância da orientação do professor responsável como suporte para as aprendizagens das entrevistadas. Também foi possível evidenciar que o estágio no curso de graduação gera efeitos na vida profissional das alunas, os quais contribuem indefectivelmente para que elas se constituam como professoras comprometidas ética, política e pedagogicamente com a educação das crianças
id UFRGS-2_79a2a1d77e455e4c5e6b1fe16d684dcf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220598
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zanolete, Gabriele da RosaCarvalho, Rodrigo Saballa de2021-05-08T04:39:50Z2020http://hdl.handle.net/10183/220598001125155O presente trabalho de conclusão de curso, a partir das contribuições dos estudos sobre a docência relativos a sua interlocução com os estágios enquanto processo de formação, apresenta reflexões a respeito da prática de estágio na Educação Infantil, do curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O intuito do trabalho investigativo foi mapear os efeitos do processo de estágio na formação profissional de um grupo de acadêmicas egressas, as quais tiveram o mesmo orientador. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos: (a) descrever os processos de formação docente a partir dos estágios na Educação Infantil; (b) identificar os desafios, aprendizagens, apostas e tensionamentos vivenciados pelas estagiárias durante o estágio na Educação Infantil; (c) compartilhar as estratégias de formação docente utilizadas no estágio de Educação Infantil; e (d) discutir a importância do estágio na formação de professoras de Educação Infantil. Tendo em vista o exposto, como metodologia, foram realizadas entrevistas narrativas com seis egressas do curso de Pedagogia que realizaram seus estágios na Educação Infantil. As questões das entrevistas focalizaram a importância do estágio como possibilidade de formação e (auto)formação docente, do orientador enquanto formador das acadêmicas e do grupo de estagiárias como suporte para discussões e aprendizagens. As questões também versaram sobre os desafios, conquistas e aprendizagens decorrentes do estágio. A partir dos dados gerados nas entrevistas, foi realizada a análise do conteúdo das narrativas. Desse modo, foram definidas as seguintes unidades de análise: (a) a importância do estágio na formação docente; (b) as relações entre as disciplinas da graduação e o estágio docente na Educação Infantil; a importância da orientação e do grupo de estagiárias no processo de formação inicial; (d) dos desafios às aprendizagens no estágio de Educação Infantil. A partir das análises, foi possível inferir a respeito da importância do estágio na formação inicial, assim como da relevância da orientação do professor responsável como suporte para as aprendizagens das entrevistadas. Também foi possível evidenciar que o estágio no curso de graduação gera efeitos na vida profissional das alunas, os quais contribuem indefectivelmente para que elas se constituam como professoras comprometidas ética, política e pedagogicamente com a educação das criançasapplication/pdfporEntrevistaDocênciaPedagogiaEducação infantilEntre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125155.pdf.txt001125155.pdf.txtExtracted Texttext/plain181026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220598/2/001125155.pdf.txt002a3d070891d3e2fdec36ebfbdabe44MD52ORIGINAL001125155.pdfTexto completoapplication/pdf1384727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220598/1/001125155.pdf5ae3337285fdf71129c22fcfb489ff8aMD5110183/2205982021-05-26 04:28:39.281955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220598Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:28:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil
title Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil
spellingShingle Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil
Zanolete, Gabriele da Rosa
Entrevista
Docência
Pedagogia
Educação infantil
title_short Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil
title_full Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil
title_fullStr Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil
title_full_unstemmed Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil
title_sort Entre ateliês, planejamentos, arquiteturas de jogo e espaços Propositores: narrativas de professoras sobre o estágio na Educação infantil
author Zanolete, Gabriele da Rosa
author_facet Zanolete, Gabriele da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanolete, Gabriele da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
contributor_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Entrevista
Docência
Pedagogia
Educação infantil
topic Entrevista
Docência
Pedagogia
Educação infantil
description O presente trabalho de conclusão de curso, a partir das contribuições dos estudos sobre a docência relativos a sua interlocução com os estágios enquanto processo de formação, apresenta reflexões a respeito da prática de estágio na Educação Infantil, do curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O intuito do trabalho investigativo foi mapear os efeitos do processo de estágio na formação profissional de um grupo de acadêmicas egressas, as quais tiveram o mesmo orientador. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos: (a) descrever os processos de formação docente a partir dos estágios na Educação Infantil; (b) identificar os desafios, aprendizagens, apostas e tensionamentos vivenciados pelas estagiárias durante o estágio na Educação Infantil; (c) compartilhar as estratégias de formação docente utilizadas no estágio de Educação Infantil; e (d) discutir a importância do estágio na formação de professoras de Educação Infantil. Tendo em vista o exposto, como metodologia, foram realizadas entrevistas narrativas com seis egressas do curso de Pedagogia que realizaram seus estágios na Educação Infantil. As questões das entrevistas focalizaram a importância do estágio como possibilidade de formação e (auto)formação docente, do orientador enquanto formador das acadêmicas e do grupo de estagiárias como suporte para discussões e aprendizagens. As questões também versaram sobre os desafios, conquistas e aprendizagens decorrentes do estágio. A partir dos dados gerados nas entrevistas, foi realizada a análise do conteúdo das narrativas. Desse modo, foram definidas as seguintes unidades de análise: (a) a importância do estágio na formação docente; (b) as relações entre as disciplinas da graduação e o estágio docente na Educação Infantil; a importância da orientação e do grupo de estagiárias no processo de formação inicial; (d) dos desafios às aprendizagens no estágio de Educação Infantil. A partir das análises, foi possível inferir a respeito da importância do estágio na formação inicial, assim como da relevância da orientação do professor responsável como suporte para as aprendizagens das entrevistadas. Também foi possível evidenciar que o estágio no curso de graduação gera efeitos na vida profissional das alunas, os quais contribuem indefectivelmente para que elas se constituam como professoras comprometidas ética, política e pedagogicamente com a educação das crianças
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-08T04:39:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220598
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125155
url http://hdl.handle.net/10183/220598
identifier_str_mv 001125155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220598/2/001125155.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220598/1/001125155.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 002a3d070891d3e2fdec36ebfbdabe44
5ae3337285fdf71129c22fcfb489ff8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224605134749696