Livros didáticos em publicações na área de ensino : contribuições para análise e escolha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schirmer, Saul Benhur
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181775
Resumo: A partir da consolidação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) cabe aos professores escolher as obras didáticas que serão utilizadas nas escolas. No entanto, esse processo de escolha tem apresentado problemas e estudos apontam escolhas pouco criteriosas por parte dos professores. O presente trabalho busca analisar as publicações sobre Livros Didáticos (LD) em periódicos e eventos da área de Ensino de Ciências e de Física do país e caracterizar estes trabalhos com intuito de identificar subsídios que auxiliem professores na escolha do LD. Os resultados apontam uma predominância de trabalhos sobre aspectos conceituais e sobre diagnósticos da situação de análise, escolha e uso, enquanto são poucas as proposições e discussões sobre ações que possam contribuir efetivamente para aperfeiçoar esses processos.
id UFRGS-2_79c64629e4d2f88bcab92982b3180876
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181775
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schirmer, Saul BenhurSauerwein, Inés Prieto Schmidt2018-09-11T02:28:45Z20171518-8795http://hdl.handle.net/10183/181775001073445A partir da consolidação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) cabe aos professores escolher as obras didáticas que serão utilizadas nas escolas. No entanto, esse processo de escolha tem apresentado problemas e estudos apontam escolhas pouco criteriosas por parte dos professores. O presente trabalho busca analisar as publicações sobre Livros Didáticos (LD) em periódicos e eventos da área de Ensino de Ciências e de Física do país e caracterizar estes trabalhos com intuito de identificar subsídios que auxiliem professores na escolha do LD. Os resultados apontam uma predominância de trabalhos sobre aspectos conceituais e sobre diagnósticos da situação de análise, escolha e uso, enquanto são poucas as proposições e discussões sobre ações que possam contribuir efetivamente para aperfeiçoar esses processos.Since the establishment of the National Program of Textbooks (PNLD) it is state school teachers’ task to select textbooks to be used in their schools. However, several case studies related to this theme have pointed out problems in textbook selection process with the suggestion of the need of discussing PNLD in management teaching classes. The present paper has aimed to analyze articles about textbooks in journals and conferences in the field of sciences and physics teaching in Brazil in order to identify data that could help teachers to select textbooks for their learners. Most of the obtained results deal with conceptual aspects and situation diagnoses of textbook analysis, selection and use while there are few propositions and discussions regarding actions that could really contribute to the improvement of these processes.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (abr. 2017), p. 23-41Livro didáticoPrograma Nacional do Livro DidáticoFísicaCiênciasSciences teachingTextbooksPhysics teachingPNLDAnalysis and selectionLivros didáticos em publicações na área de ensino : contribuições para análise e escolhaTextbooks in publications in the teaching research : contributions to analysis and choiceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073445.pdfTexto completoapplication/pdf695650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181775/1/001073445.pdf90c5f769ffb6f8d93c51cdd5268a6012MD51TEXT001073445.pdf.txt001073445.pdf.txtExtracted Texttext/plain76171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181775/2/001073445.pdf.txte610a40047b2ea4c2f39dbcee43fe063MD52THUMBNAIL001073445.pdf.jpg001073445.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181775/3/001073445.pdf.jpga084ca25671aed62ef3de7f664868778MD5310183/1817752019-12-20 05:03:59.702525oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181775Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-12-20T07:03:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livros didáticos em publicações na área de ensino : contribuições para análise e escolha
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Textbooks in publications in the teaching research : contributions to analysis and choice
title Livros didáticos em publicações na área de ensino : contribuições para análise e escolha
spellingShingle Livros didáticos em publicações na área de ensino : contribuições para análise e escolha
Schirmer, Saul Benhur
Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático
Física
Ciências
Sciences teaching
Textbooks
Physics teaching
PNLD
Analysis and selection
title_short Livros didáticos em publicações na área de ensino : contribuições para análise e escolha
title_full Livros didáticos em publicações na área de ensino : contribuições para análise e escolha
title_fullStr Livros didáticos em publicações na área de ensino : contribuições para análise e escolha
title_full_unstemmed Livros didáticos em publicações na área de ensino : contribuições para análise e escolha
title_sort Livros didáticos em publicações na área de ensino : contribuições para análise e escolha
author Schirmer, Saul Benhur
author_facet Schirmer, Saul Benhur
Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
author_role author
author2 Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schirmer, Saul Benhur
Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático
Física
Ciências
topic Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático
Física
Ciências
Sciences teaching
Textbooks
Physics teaching
PNLD
Analysis and selection
dc.subject.eng.fl_str_mv Sciences teaching
Textbooks
Physics teaching
PNLD
Analysis and selection
description A partir da consolidação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) cabe aos professores escolher as obras didáticas que serão utilizadas nas escolas. No entanto, esse processo de escolha tem apresentado problemas e estudos apontam escolhas pouco criteriosas por parte dos professores. O presente trabalho busca analisar as publicações sobre Livros Didáticos (LD) em periódicos e eventos da área de Ensino de Ciências e de Física do país e caracterizar estes trabalhos com intuito de identificar subsídios que auxiliem professores na escolha do LD. Os resultados apontam uma predominância de trabalhos sobre aspectos conceituais e sobre diagnósticos da situação de análise, escolha e uso, enquanto são poucas as proposições e discussões sobre ações que possam contribuir efetivamente para aperfeiçoar esses processos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-11T02:28:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181775
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8795
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073445
identifier_str_mv 1518-8795
001073445
url http://hdl.handle.net/10183/181775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (abr. 2017), p. 23-41
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181775/1/001073445.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181775/2/001073445.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181775/3/001073445.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 90c5f769ffb6f8d93c51cdd5268a6012
e610a40047b2ea4c2f39dbcee43fe063
a084ca25671aed62ef3de7f664868778
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725029986598912