Além de velejar, educar e aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/277186 |
Resumo: | Esta narrativa autobiográfica apresenta reflexões sobre a educação esportiva a partir do contexto do ensino da vela na classe Optimist, fundamentadas na proposta humanista e problematizadora de Paulo Freire. Com a metodologia narrativa, foi possível observar expressões das subjetividades de educadores e educandos, da objetividade do ensino da vela, dos mecanismos de opressão no esporte e das características da vela como prática de liberdade. A autora questiona diversos mitos presentes no esporte, atribuindo-os à predominância do viés de competição, e reconhece nos espaços educacionais ambientes propícios à prática esportiva como manifestação de liberdade. |
id |
UFRGS-2_79e4861dc82fc3c2733489c7154c5df4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277186 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Novak, Priscila dos SantosBossle, Fabiano2024-08-10T06:33:14Z2023http://hdl.handle.net/10183/277186001208644Esta narrativa autobiográfica apresenta reflexões sobre a educação esportiva a partir do contexto do ensino da vela na classe Optimist, fundamentadas na proposta humanista e problematizadora de Paulo Freire. Com a metodologia narrativa, foi possível observar expressões das subjetividades de educadores e educandos, da objetividade do ensino da vela, dos mecanismos de opressão no esporte e das características da vela como prática de liberdade. A autora questiona diversos mitos presentes no esporte, atribuindo-os à predominância do viés de competição, e reconhece nos espaços educacionais ambientes propícios à prática esportiva como manifestação de liberdade.application/pdfporFreire, Paulo, 1921-1997IatismoPedagogia do esporteAlém de velejar, educar e aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2023Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001208644.pdf.txt001208644.pdf.txtExtracted Texttext/plain89444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277186/2/001208644.pdf.txt0d4731a434663263c3cdd47d17b89a54MD52ORIGINAL001208644.pdfTexto completoapplication/pdf806268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277186/1/001208644.pdf609a22e653f13c94d73e15c257bfc444MD5110183/2771862024-08-11 06:49:00.077455oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277186Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-11T09:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Além de velejar, educar e aprender |
title |
Além de velejar, educar e aprender |
spellingShingle |
Além de velejar, educar e aprender Novak, Priscila dos Santos Freire, Paulo, 1921-1997 Iatismo Pedagogia do esporte |
title_short |
Além de velejar, educar e aprender |
title_full |
Além de velejar, educar e aprender |
title_fullStr |
Além de velejar, educar e aprender |
title_full_unstemmed |
Além de velejar, educar e aprender |
title_sort |
Além de velejar, educar e aprender |
author |
Novak, Priscila dos Santos |
author_facet |
Novak, Priscila dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novak, Priscila dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bossle, Fabiano |
contributor_str_mv |
Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Freire, Paulo, 1921-1997 Iatismo Pedagogia do esporte |
topic |
Freire, Paulo, 1921-1997 Iatismo Pedagogia do esporte |
description |
Esta narrativa autobiográfica apresenta reflexões sobre a educação esportiva a partir do contexto do ensino da vela na classe Optimist, fundamentadas na proposta humanista e problematizadora de Paulo Freire. Com a metodologia narrativa, foi possível observar expressões das subjetividades de educadores e educandos, da objetividade do ensino da vela, dos mecanismos de opressão no esporte e das características da vela como prática de liberdade. A autora questiona diversos mitos presentes no esporte, atribuindo-os à predominância do viés de competição, e reconhece nos espaços educacionais ambientes propícios à prática esportiva como manifestação de liberdade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-08-10T06:33:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/277186 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001208644 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/277186 |
identifier_str_mv |
001208644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277186/2/001208644.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277186/1/001208644.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d4731a434663263c3cdd47d17b89a54 609a22e653f13c94d73e15c257bfc444 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447369995517952 |