A utilização da metodologia de resolução de problemas para o ensino do Modelo Atômico de Bohr

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diehl, Fernanda dos Santos Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233020
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a aplicação da metodologia de resolução de problemas para o ensino do modelo atômico de Bohr no Ensino Médio. A pesquisa, de caráter qualitativo e natureza interpretativa, foi desenvolvida junto às atividades realizadas ao longo do Estágio de Docência em Ensino de Química II-C, em duas turmas de 1º série do Ensino Médio integradas ao Curso Normal e ao Curso Técnico em Administração, de uma instituição pública estadual da região metropolitana de Porto Alegre, totalizando 56 estudantes. A metologia de Resolução de Problemas foi escolhida como estratégia de ensino devido aos relatos na literatura sobre as dificuldades no ensino-aprendizagem de modelos atômicos e da sua potencialidade de contribuição para a aprendizagem significativa. Os problemas foram elaborados segundo as características de um problema eficaz. Os dados foram coletados através de questionários aplicados com os estudantes, produções escritas e com os registros do diário de campo da pesquisadora/estagiária. A partir dos resultados analisados, identificou-se que com o uso da metodologia de Resolução de Problemas os estudantes puderam atuar de forma ativa na construção do seu próprio conhecimento. Essa metodologia apresentou um resultado satisfatório no sentido de motivar os estudantes a buscar a solução do problema, na compreensão de fenômenos do cotidiano que podem ser explicados a partir de conceitos atômicos e no desenvolvimento de habilidades.
id UFRGS-2_7a71feb395728b84bc44ce7b26ab7019
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233020
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Diehl, Fernanda dos Santos MartinsPassos, Camila Greff2021-12-16T04:30:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/233020001116516O presente trabalho tem como objetivo investigar a aplicação da metodologia de resolução de problemas para o ensino do modelo atômico de Bohr no Ensino Médio. A pesquisa, de caráter qualitativo e natureza interpretativa, foi desenvolvida junto às atividades realizadas ao longo do Estágio de Docência em Ensino de Química II-C, em duas turmas de 1º série do Ensino Médio integradas ao Curso Normal e ao Curso Técnico em Administração, de uma instituição pública estadual da região metropolitana de Porto Alegre, totalizando 56 estudantes. A metologia de Resolução de Problemas foi escolhida como estratégia de ensino devido aos relatos na literatura sobre as dificuldades no ensino-aprendizagem de modelos atômicos e da sua potencialidade de contribuição para a aprendizagem significativa. Os problemas foram elaborados segundo as características de um problema eficaz. Os dados foram coletados através de questionários aplicados com os estudantes, produções escritas e com os registros do diário de campo da pesquisadora/estagiária. A partir dos resultados analisados, identificou-se que com o uso da metodologia de Resolução de Problemas os estudantes puderam atuar de forma ativa na construção do seu próprio conhecimento. Essa metodologia apresentou um resultado satisfatório no sentido de motivar os estudantes a buscar a solução do problema, na compreensão de fenômenos do cotidiano que podem ser explicados a partir de conceitos atômicos e no desenvolvimento de habilidades.This paper aims to investigate the application of the problem solving methodology for teaching the Bohr atomic model in high school. A qualitative and interpretative research was developed together with the activities carried out during the teaching stage of Chemistry Teaching II-C, in two classes of the 1st grade of High School integrated to the Normal Course and the Technical Course in Administration, from a state public institution in the metropolitan region of Porto Alegre, totaling 56 students. Problem solving methodology was chosen as a teaching strategy because of literature reports on how difficulties in teaching-learning atomic models and their potential contribution to meaningful learning. The problems were elaborated as characteristics of an effective problem. Data were collected through questionnaires applied to students, written productions and records of the researcher/intern's field diary. From the results analyzed, it was identified that with the use of the Problem Solving methodology students can perform actively in the construction of their own knowledge. This methodology shows a satisfactory result without the objective of motivating students to seek a solution of the problem, in understanding everyday phenomena that can be explained from atomic concepts and without skills development.application/pdfporModelo atomico de bohrResolução de problemasEnsino de quimicaEnsino e aprendizagemEnsino médioProblem solvingBohr atomic modelChemistry teachingA utilização da metodologia de resolução de problemas para o ensino do Modelo Atômico de Bohrinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2019Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116516.pdf.txt001116516.pdf.txtExtracted Texttext/plain79806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233020/2/001116516.pdf.txtecc06a5d047608b01417f6d106996391MD52ORIGINAL001116516.pdfTexto completoapplication/pdf851459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233020/1/001116516.pdf6e02642a46c3d3f597112410394cfa0cMD5110183/2330202022-01-07 05:32:15.493081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233020Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-01-07T07:32:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização da metodologia de resolução de problemas para o ensino do Modelo Atômico de Bohr
title A utilização da metodologia de resolução de problemas para o ensino do Modelo Atômico de Bohr
spellingShingle A utilização da metodologia de resolução de problemas para o ensino do Modelo Atômico de Bohr
Diehl, Fernanda dos Santos Martins
Modelo atomico de bohr
Resolução de problemas
Ensino de quimica
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Problem solving
Bohr atomic model
Chemistry teaching
title_short A utilização da metodologia de resolução de problemas para o ensino do Modelo Atômico de Bohr
title_full A utilização da metodologia de resolução de problemas para o ensino do Modelo Atômico de Bohr
title_fullStr A utilização da metodologia de resolução de problemas para o ensino do Modelo Atômico de Bohr
title_full_unstemmed A utilização da metodologia de resolução de problemas para o ensino do Modelo Atômico de Bohr
title_sort A utilização da metodologia de resolução de problemas para o ensino do Modelo Atômico de Bohr
author Diehl, Fernanda dos Santos Martins
author_facet Diehl, Fernanda dos Santos Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diehl, Fernanda dos Santos Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passos, Camila Greff
contributor_str_mv Passos, Camila Greff
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo atomico de bohr
Resolução de problemas
Ensino de quimica
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
topic Modelo atomico de bohr
Resolução de problemas
Ensino de quimica
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Problem solving
Bohr atomic model
Chemistry teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem solving
Bohr atomic model
Chemistry teaching
description O presente trabalho tem como objetivo investigar a aplicação da metodologia de resolução de problemas para o ensino do modelo atômico de Bohr no Ensino Médio. A pesquisa, de caráter qualitativo e natureza interpretativa, foi desenvolvida junto às atividades realizadas ao longo do Estágio de Docência em Ensino de Química II-C, em duas turmas de 1º série do Ensino Médio integradas ao Curso Normal e ao Curso Técnico em Administração, de uma instituição pública estadual da região metropolitana de Porto Alegre, totalizando 56 estudantes. A metologia de Resolução de Problemas foi escolhida como estratégia de ensino devido aos relatos na literatura sobre as dificuldades no ensino-aprendizagem de modelos atômicos e da sua potencialidade de contribuição para a aprendizagem significativa. Os problemas foram elaborados segundo as características de um problema eficaz. Os dados foram coletados através de questionários aplicados com os estudantes, produções escritas e com os registros do diário de campo da pesquisadora/estagiária. A partir dos resultados analisados, identificou-se que com o uso da metodologia de Resolução de Problemas os estudantes puderam atuar de forma ativa na construção do seu próprio conhecimento. Essa metodologia apresentou um resultado satisfatório no sentido de motivar os estudantes a buscar a solução do problema, na compreensão de fenômenos do cotidiano que podem ser explicados a partir de conceitos atômicos e no desenvolvimento de habilidades.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-16T04:30:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233020
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116516
url http://hdl.handle.net/10183/233020
identifier_str_mv 001116516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233020/2/001116516.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233020/1/001116516.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ecc06a5d047608b01417f6d106996391
6e02642a46c3d3f597112410394cfa0c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224616889286656