A utilização da metodologia de resolução de problemas para o ensino do Modelo Atômico de Bohr
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233020 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar a aplicação da metodologia de resolução de problemas para o ensino do modelo atômico de Bohr no Ensino Médio. A pesquisa, de caráter qualitativo e natureza interpretativa, foi desenvolvida junto às atividades realizadas ao longo do Estágio de Docência em Ensino de Química II-C, em duas turmas de 1º série do Ensino Médio integradas ao Curso Normal e ao Curso Técnico em Administração, de uma instituição pública estadual da região metropolitana de Porto Alegre, totalizando 56 estudantes. A metologia de Resolução de Problemas foi escolhida como estratégia de ensino devido aos relatos na literatura sobre as dificuldades no ensino-aprendizagem de modelos atômicos e da sua potencialidade de contribuição para a aprendizagem significativa. Os problemas foram elaborados segundo as características de um problema eficaz. Os dados foram coletados através de questionários aplicados com os estudantes, produções escritas e com os registros do diário de campo da pesquisadora/estagiária. A partir dos resultados analisados, identificou-se que com o uso da metodologia de Resolução de Problemas os estudantes puderam atuar de forma ativa na construção do seu próprio conhecimento. Essa metodologia apresentou um resultado satisfatório no sentido de motivar os estudantes a buscar a solução do problema, na compreensão de fenômenos do cotidiano que podem ser explicados a partir de conceitos atômicos e no desenvolvimento de habilidades. |
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Diehl, Fernanda dos Santos MartinsPassos, Camila Greff2021-12-16T04:30:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/233020001116516O presente trabalho tem como objetivo investigar a aplicação da metodologia de resolução de problemas para o ensino do modelo atômico de Bohr no Ensino Médio. A pesquisa, de caráter qualitativo e natureza interpretativa, foi desenvolvida junto às atividades realizadas ao longo do Estágio de Docência em Ensino de Química II-C, em duas turmas de 1º série do Ensino Médio integradas ao Curso Normal e ao Curso Técnico em Administração, de uma instituição pública estadual da região metropolitana de Porto Alegre, totalizando 56 estudantes. A metologia de Resolução de Problemas foi escolhida como estratégia de ensino devido aos relatos na literatura sobre as dificuldades no ensino-aprendizagem de modelos atômicos e da sua potencialidade de contribuição para a aprendizagem significativa. Os problemas foram elaborados segundo as características de um problema eficaz. Os dados foram coletados através de questionários aplicados com os estudantes, produções escritas e com os registros do diário de campo da pesquisadora/estagiária. A partir dos resultados analisados, identificou-se que com o uso da metodologia de Resolução de Problemas os estudantes puderam atuar de forma ativa na construção do seu próprio conhecimento. Essa metodologia apresentou um resultado satisfatório no sentido de motivar os estudantes a buscar a solução do problema, na compreensão de fenômenos do cotidiano que podem ser explicados a partir de conceitos atômicos e no desenvolvimento de habilidades.This paper aims to investigate the application of the problem solving methodology for teaching the Bohr atomic model in high school. A qualitative and interpretative research was developed together with the activities carried out during the teaching stage of Chemistry Teaching II-C, in two classes of the 1st grade of High School integrated to the Normal Course and the Technical Course in Administration, from a state public institution in the metropolitan region of Porto Alegre, totaling 56 students. Problem solving methodology was chosen as a teaching strategy because of literature reports on how difficulties in teaching-learning atomic models and their potential contribution to meaningful learning. The problems were elaborated as characteristics of an effective problem. Data were collected through questionnaires applied to students, written productions and records of the researcher/intern's field diary. From the results analyzed, it was identified that with the use of the Problem Solving methodology students can perform actively in the construction of their own knowledge. This methodology shows a satisfactory result without the objective of motivating students to seek a solution of the problem, in understanding everyday phenomena that can be explained from atomic concepts and without skills development.application/pdfporModelo atomico de bohrResolução de problemasEnsino de quimicaEnsino e aprendizagemEnsino médioProblem solvingBohr atomic modelChemistry teachingA utilização da metodologia de resolução de problemas para o ensino do Modelo Atômico de Bohrinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2019Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116516.pdf.txt001116516.pdf.txtExtracted Texttext/plain79806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233020/2/001116516.pdf.txtecc06a5d047608b01417f6d106996391MD52ORIGINAL001116516.pdfTexto completoapplication/pdf851459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233020/1/001116516.pdf6e02642a46c3d3f597112410394cfa0cMD5110183/2330202022-01-07 05:32:15.493081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233020Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-01-07T07:32:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho tem como objetivo investigar a aplicação da metodologia de resolução de problemas para o ensino do modelo atômico de Bohr no Ensino Médio. A pesquisa, de caráter qualitativo e natureza interpretativa, foi desenvolvida junto às atividades realizadas ao longo do Estágio de Docência em Ensino de Química II-C, em duas turmas de 1º série do Ensino Médio integradas ao Curso Normal e ao Curso Técnico em Administração, de uma instituição pública estadual da região metropolitana de Porto Alegre, totalizando 56 estudantes. A metologia de Resolução de Problemas foi escolhida como estratégia de ensino devido aos relatos na literatura sobre as dificuldades no ensino-aprendizagem de modelos atômicos e da sua potencialidade de contribuição para a aprendizagem significativa. Os problemas foram elaborados segundo as características de um problema eficaz. Os dados foram coletados através de questionários aplicados com os estudantes, produções escritas e com os registros do diário de campo da pesquisadora/estagiária. A partir dos resultados analisados, identificou-se que com o uso da metodologia de Resolução de Problemas os estudantes puderam atuar de forma ativa na construção do seu próprio conhecimento. Essa metodologia apresentou um resultado satisfatório no sentido de motivar os estudantes a buscar a solução do problema, na compreensão de fenômenos do cotidiano que podem ser explicados a partir de conceitos atômicos e no desenvolvimento de habilidades. |
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