Desenvolvendo o pensamento crítico nas questões do ensino e da prática da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rosane Carrion Jacinto
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250094
Resumo: O presente artigo ofereoe uma visão quanto à aplica-bilidade do pensamento crítico às questões do ensino e da prática profissional. Segue-se com a utilização do modelo proposto por Brookfield (1987), aplicando-o à situações da enfermagem.
id UFRGS-2_7aa35f6727ce4df9a6c1c117366629a0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250094
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Rosane Carrion Jacinto2022-10-21T04:57:28Z19920102-6933http://hdl.handle.net/10183/250094000116863O presente artigo ofereoe uma visão quanto à aplica-bilidade do pensamento crítico às questões do ensino e da prática profissional. Segue-se com a utilização do modelo proposto por Brookfield (1987), aplicando-o à situações da enfermagem.The aim of this article is to offer an oveNiew about lhe applicability of criticai thinking to nursing education and nur-sing practice. Foolowing, Brookfiels's (1987) model is ap-plied to nursing situationsapplication/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 13, n. 1 (jan. 1992), p. 24-27Educação em enfermagemFilosofia em enfermagemÉtica de enfermagemCritical thinkingContextual awarenessEducation and professional practiceDesenvolvendo o pensamento crítico nas questões do ensino e da prática da enfermageminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000116863.pdf.txt000116863.pdf.txtExtracted Texttext/plain19112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250094/2/000116863.pdf.txta38991c11e3eef1175f9f676d5e439c0MD52ORIGINAL000116863.pdfTexto completoapplication/pdf1035100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250094/1/000116863.pdfb6065d4ea2472a48d7dc87337a7b4591MD5110183/2500942022-11-05 04:49:17.603317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250094Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:49:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvendo o pensamento crítico nas questões do ensino e da prática da enfermagem
title Desenvolvendo o pensamento crítico nas questões do ensino e da prática da enfermagem
spellingShingle Desenvolvendo o pensamento crítico nas questões do ensino e da prática da enfermagem
Pereira, Rosane Carrion Jacinto
Educação em enfermagem
Filosofia em enfermagem
Ética de enfermagem
Critical thinking
Contextual awareness
Education and professional practice
title_short Desenvolvendo o pensamento crítico nas questões do ensino e da prática da enfermagem
title_full Desenvolvendo o pensamento crítico nas questões do ensino e da prática da enfermagem
title_fullStr Desenvolvendo o pensamento crítico nas questões do ensino e da prática da enfermagem
title_full_unstemmed Desenvolvendo o pensamento crítico nas questões do ensino e da prática da enfermagem
title_sort Desenvolvendo o pensamento crítico nas questões do ensino e da prática da enfermagem
author Pereira, Rosane Carrion Jacinto
author_facet Pereira, Rosane Carrion Jacinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rosane Carrion Jacinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Filosofia em enfermagem
Ética de enfermagem
topic Educação em enfermagem
Filosofia em enfermagem
Ética de enfermagem
Critical thinking
Contextual awareness
Education and professional practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Critical thinking
Contextual awareness
Education and professional practice
description O presente artigo ofereoe uma visão quanto à aplica-bilidade do pensamento crítico às questões do ensino e da prática profissional. Segue-se com a utilização do modelo proposto por Brookfield (1987), aplicando-o à situações da enfermagem.
publishDate 1992
dc.date.issued.fl_str_mv 1992
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-21T04:57:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250094
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000116863
identifier_str_mv 0102-6933
000116863
url http://hdl.handle.net/10183/250094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 13, n. 1 (jan. 1992), p. 24-27
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250094/2/000116863.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250094/1/000116863.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a38991c11e3eef1175f9f676d5e439c0
b6065d4ea2472a48d7dc87337a7b4591
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225071617900544