Prática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Axt, Margarete
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Maraschin, Cleci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159423
Resumo: Uma Prática Pedagógica voltada para ambientes-de-conhecimento-significativos propõe o deslocamento da perspectiva do observador de fora do campo observacional para seu interior, implicando ruptura na coerência/estabilidade do sistema cognitivoexplicativo e, logo, devido à crise provocada, a necessidade de construção de novo sistema de relações. A imersão de professores da Costa Rica em um Curso de Especialização à Distância, realizado pelo LEC-UFRGS (Brasil) em ambiente telemático, possibilitou visibilizar todo esse processo, desde a tomada de consciência da insuficiência abrindo caminho para uma desestruturação epistemológica e conseqüente ruptura de coerência, até a re-construção do sistema de relações. Observação/narração da própria prática, seguida de interlocução/reflexão partilhada com o outro (colegas, autores/ teorias), constituem condições cognitivas para uma subjetividade com inserção política mais crítica e eficaz no âmbito educativo.
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spelling Axt, MargareteMaraschin, Cleci2017-06-09T02:28:12Z19970100-3143http://hdl.handle.net/10183/159423000217686Uma Prática Pedagógica voltada para ambientes-de-conhecimento-significativos propõe o deslocamento da perspectiva do observador de fora do campo observacional para seu interior, implicando ruptura na coerência/estabilidade do sistema cognitivoexplicativo e, logo, devido à crise provocada, a necessidade de construção de novo sistema de relações. A imersão de professores da Costa Rica em um Curso de Especialização à Distância, realizado pelo LEC-UFRGS (Brasil) em ambiente telemático, possibilitou visibilizar todo esse processo, desde a tomada de consciência da insuficiência abrindo caminho para uma desestruturação epistemológica e conseqüente ruptura de coerência, até a re-construção do sistema de relações. Observação/narração da própria prática, seguida de interlocução/reflexão partilhada com o outro (colegas, autores/ teorias), constituem condições cognitivas para uma subjetividade com inserção política mais crítica e eficaz no âmbito educativo.A Pedagogical Practice inserted in a meaningful learning environment proposes the displacement of the observers' position from outside the observed field to its interior, in order to involve them and to provoke instability on their conceptual frame on Education. As a consequence of the emerging crisis, caused by a disrupture in the coherence/ stability of this cognitive domain, new reasoning relations are built up. The study was accomplished in a Distance Education Course via telematics, offered by LEC-UFRGS (Brasil) for teachers of Costa Rica. Description of their own pedagogical practice, followed by interlocutory/reflexive interaction with others (colleagues, authors/theories), constitutes exceptional cognitive conditions both for changing educational conceptual frame, and for affecting one's subjectivity engaging them effectively with Education by means of political positions and actions.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jan./jun. 1997), p. 57-80CogniçãoSubjetividadeEnsino a distânciaConhecimentoPrática pedagógicaPedagogical practiceistance educationTelematic learning environmentCognition and subjectivityPrática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividadeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000217686.pdf000217686.pdfTexto completoapplication/pdf480089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159423/1/000217686.pdf7df0e5867d02add4b0078513491b6dfeMD51TEXT000217686.pdf.txt000217686.pdf.txtExtracted Texttext/plain65714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159423/2/000217686.pdf.txt378cd100fa8c44b5e2daaa48120fc89aMD52THUMBNAIL000217686.pdf.jpg000217686.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159423/3/000217686.pdf.jpga907adfb149f0c779f6fffad816fce24MD5310183/1594232021-12-06 05:38:04.052035oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159423Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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