Prática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159423 |
Resumo: | Uma Prática Pedagógica voltada para ambientes-de-conhecimento-significativos propõe o deslocamento da perspectiva do observador de fora do campo observacional para seu interior, implicando ruptura na coerência/estabilidade do sistema cognitivoexplicativo e, logo, devido à crise provocada, a necessidade de construção de novo sistema de relações. A imersão de professores da Costa Rica em um Curso de Especialização à Distância, realizado pelo LEC-UFRGS (Brasil) em ambiente telemático, possibilitou visibilizar todo esse processo, desde a tomada de consciência da insuficiência abrindo caminho para uma desestruturação epistemológica e conseqüente ruptura de coerência, até a re-construção do sistema de relações. Observação/narração da própria prática, seguida de interlocução/reflexão partilhada com o outro (colegas, autores/ teorias), constituem condições cognitivas para uma subjetividade com inserção política mais crítica e eficaz no âmbito educativo. |
id |
UFRGS-2_7aa8f1afcefc66d09fff6d052aa9b586 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159423 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Axt, MargareteMaraschin, Cleci2017-06-09T02:28:12Z19970100-3143http://hdl.handle.net/10183/159423000217686Uma Prática Pedagógica voltada para ambientes-de-conhecimento-significativos propõe o deslocamento da perspectiva do observador de fora do campo observacional para seu interior, implicando ruptura na coerência/estabilidade do sistema cognitivoexplicativo e, logo, devido à crise provocada, a necessidade de construção de novo sistema de relações. A imersão de professores da Costa Rica em um Curso de Especialização à Distância, realizado pelo LEC-UFRGS (Brasil) em ambiente telemático, possibilitou visibilizar todo esse processo, desde a tomada de consciência da insuficiência abrindo caminho para uma desestruturação epistemológica e conseqüente ruptura de coerência, até a re-construção do sistema de relações. Observação/narração da própria prática, seguida de interlocução/reflexão partilhada com o outro (colegas, autores/ teorias), constituem condições cognitivas para uma subjetividade com inserção política mais crítica e eficaz no âmbito educativo.A Pedagogical Practice inserted in a meaningful learning environment proposes the displacement of the observers' position from outside the observed field to its interior, in order to involve them and to provoke instability on their conceptual frame on Education. As a consequence of the emerging crisis, caused by a disrupture in the coherence/ stability of this cognitive domain, new reasoning relations are built up. The study was accomplished in a Distance Education Course via telematics, offered by LEC-UFRGS (Brasil) for teachers of Costa Rica. Description of their own pedagogical practice, followed by interlocutory/reflexive interaction with others (colleagues, authors/theories), constitutes exceptional cognitive conditions both for changing educational conceptual frame, and for affecting one's subjectivity engaging them effectively with Education by means of political positions and actions.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jan./jun. 1997), p. 57-80CogniçãoSubjetividadeEnsino a distânciaConhecimentoPrática pedagógicaPedagogical practiceistance educationTelematic learning environmentCognition and subjectivityPrática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividadeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000217686.pdf000217686.pdfTexto completoapplication/pdf480089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159423/1/000217686.pdf7df0e5867d02add4b0078513491b6dfeMD51TEXT000217686.pdf.txt000217686.pdf.txtExtracted Texttext/plain65714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159423/2/000217686.pdf.txt378cd100fa8c44b5e2daaa48120fc89aMD52THUMBNAIL000217686.pdf.jpg000217686.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159423/3/000217686.pdf.jpga907adfb149f0c779f6fffad816fce24MD5310183/1594232021-12-06 05:38:04.052035oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159423Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Prática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade |
title |
Prática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade |
spellingShingle |
Prática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade Axt, Margarete Cognição Subjetividade Ensino a distância Conhecimento Prática pedagógica Pedagogical practice istance education Telematic learning environment Cognition and subjectivity |
title_short |
Prática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade |
title_full |
Prática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade |
title_fullStr |
Prática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade |
title_full_unstemmed |
Prática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade |
title_sort |
Prática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade |
author |
Axt, Margarete |
author_facet |
Axt, Margarete Maraschin, Cleci |
author_role |
author |
author2 |
Maraschin, Cleci |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Axt, Margarete Maraschin, Cleci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cognição Subjetividade Ensino a distância Conhecimento Prática pedagógica |
topic |
Cognição Subjetividade Ensino a distância Conhecimento Prática pedagógica Pedagogical practice istance education Telematic learning environment Cognition and subjectivity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical practice istance education Telematic learning environment Cognition and subjectivity |
description |
Uma Prática Pedagógica voltada para ambientes-de-conhecimento-significativos propõe o deslocamento da perspectiva do observador de fora do campo observacional para seu interior, implicando ruptura na coerência/estabilidade do sistema cognitivoexplicativo e, logo, devido à crise provocada, a necessidade de construção de novo sistema de relações. A imersão de professores da Costa Rica em um Curso de Especialização à Distância, realizado pelo LEC-UFRGS (Brasil) em ambiente telemático, possibilitou visibilizar todo esse processo, desde a tomada de consciência da insuficiência abrindo caminho para uma desestruturação epistemológica e conseqüente ruptura de coerência, até a re-construção do sistema de relações. Observação/narração da própria prática, seguida de interlocução/reflexão partilhada com o outro (colegas, autores/ teorias), constituem condições cognitivas para uma subjetividade com inserção política mais crítica e eficaz no âmbito educativo. |
publishDate |
1997 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1997 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-09T02:28:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/159423 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000217686 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000217686 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/159423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jan./jun. 1997), p. 57-80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159423/1/000217686.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159423/2/000217686.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159423/3/000217686.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7df0e5867d02add4b0078513491b6dfe 378cd100fa8c44b5e2daaa48120fc89a a907adfb149f0c779f6fffad816fce24 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224918114762752 |