A sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56137 |
Resumo: | A situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas a estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, chama atenção o fato de que a área de Ciências Sociais pouco tem se debruçado sobre o tema do ensino de Sociologia na educação escolar, deixando mais espaço para a área da Educação realizar este estudo. Neste trabalho serão apresentadas algumas questões referentes ao ensino de Sociologia no nível escolar. Inicia-se o debate a partir da explanação de como se deu o caminho para a construção do objeto deste estudo, tendo como base de inspiração o trabalho realizado como bolsista de iniciação científica e a experiência nos estágios docentes. Na sequencia, considerando uma forma de melhor compreender a Sociologia como disciplina escolar, serão expostos pontos sobre Ensino Médio, currículo e disciplina escolar. Considera-se que a compreensão destes elementos auxilia a pensar sobre o contexto no qual se insere a Sociologia, e assim, entender os caminhos que ela percorre no momento de sua implementação no nível médio de ensino. Ainda, apresenta-se um breve histórico das idas e vindas da disciplina no currículo escolar, passando para um questionamento em relação às práticas docentes, principalmente quanto aos conteúdos, materiais didáticos e metodologias de ensino privilegiadas pelos professores. Busca-se responder a tal questão a partir da análise de trabalhos acadêmicos e das observações realizadas durante os estágios docentes. Não é intuito deste estudo esgotar o tema, mas iniciar um levantamento das possibilidades para as práticas docentes e para a construção de um conjunto de conhecimentos sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio. |
id |
UFRGS-2_7ae8a7dac16b33d7624375a8c896371a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56137 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, JocineideCaregnato, Célia Elizabete2012-10-06T01:37:54Z2009http://hdl.handle.net/10183/56137000857080A situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas a estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, chama atenção o fato de que a área de Ciências Sociais pouco tem se debruçado sobre o tema do ensino de Sociologia na educação escolar, deixando mais espaço para a área da Educação realizar este estudo. Neste trabalho serão apresentadas algumas questões referentes ao ensino de Sociologia no nível escolar. Inicia-se o debate a partir da explanação de como se deu o caminho para a construção do objeto deste estudo, tendo como base de inspiração o trabalho realizado como bolsista de iniciação científica e a experiência nos estágios docentes. Na sequencia, considerando uma forma de melhor compreender a Sociologia como disciplina escolar, serão expostos pontos sobre Ensino Médio, currículo e disciplina escolar. Considera-se que a compreensão destes elementos auxilia a pensar sobre o contexto no qual se insere a Sociologia, e assim, entender os caminhos que ela percorre no momento de sua implementação no nível médio de ensino. Ainda, apresenta-se um breve histórico das idas e vindas da disciplina no currículo escolar, passando para um questionamento em relação às práticas docentes, principalmente quanto aos conteúdos, materiais didáticos e metodologias de ensino privilegiadas pelos professores. Busca-se responder a tal questão a partir da análise de trabalhos acadêmicos e das observações realizadas durante os estágios docentes. Não é intuito deste estudo esgotar o tema, mas iniciar um levantamento das possibilidades para as práticas docentes e para a construção de um conjunto de conhecimentos sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio.application/pdfporSociologia da educaçãoEnsino médioMétodos de ensinoPrática docenteA sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2009Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000857080.pdf000857080.pdfTexto completoapplication/pdf457765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56137/1/000857080.pdf27c512bcd4c28b6d7cb3216fb1c2476eMD51TEXT000857080.pdf.txt000857080.pdf.txtExtracted Texttext/plain162076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56137/2/000857080.pdf.txt22aee9d146f58c9249ba92fb56a02482MD52THUMBNAIL000857080.pdf.jpg000857080.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56137/3/000857080.pdf.jpg383eb54d749dc25418e42ea18fa1927eMD5310183/561372022-08-06 04:46:58.279362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56137Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplina |
title |
A sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplina |
spellingShingle |
A sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplina Rodrigues, Jocineide Sociologia da educação Ensino médio Métodos de ensino Prática docente |
title_short |
A sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplina |
title_full |
A sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplina |
title_fullStr |
A sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplina |
title_full_unstemmed |
A sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplina |
title_sort |
A sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplina |
author |
Rodrigues, Jocineide |
author_facet |
Rodrigues, Jocineide |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Jocineide |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caregnato, Célia Elizabete |
contributor_str_mv |
Caregnato, Célia Elizabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da educação Ensino médio Métodos de ensino Prática docente |
topic |
Sociologia da educação Ensino médio Métodos de ensino Prática docente |
description |
A situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas a estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, chama atenção o fato de que a área de Ciências Sociais pouco tem se debruçado sobre o tema do ensino de Sociologia na educação escolar, deixando mais espaço para a área da Educação realizar este estudo. Neste trabalho serão apresentadas algumas questões referentes ao ensino de Sociologia no nível escolar. Inicia-se o debate a partir da explanação de como se deu o caminho para a construção do objeto deste estudo, tendo como base de inspiração o trabalho realizado como bolsista de iniciação científica e a experiência nos estágios docentes. Na sequencia, considerando uma forma de melhor compreender a Sociologia como disciplina escolar, serão expostos pontos sobre Ensino Médio, currículo e disciplina escolar. Considera-se que a compreensão destes elementos auxilia a pensar sobre o contexto no qual se insere a Sociologia, e assim, entender os caminhos que ela percorre no momento de sua implementação no nível médio de ensino. Ainda, apresenta-se um breve histórico das idas e vindas da disciplina no currículo escolar, passando para um questionamento em relação às práticas docentes, principalmente quanto aos conteúdos, materiais didáticos e metodologias de ensino privilegiadas pelos professores. Busca-se responder a tal questão a partir da análise de trabalhos acadêmicos e das observações realizadas durante os estágios docentes. Não é intuito deste estudo esgotar o tema, mas iniciar um levantamento das possibilidades para as práticas docentes e para a construção de um conjunto de conhecimentos sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-06T01:37:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56137 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000857080 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56137 |
identifier_str_mv |
000857080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56137/1/000857080.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56137/2/000857080.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56137/3/000857080.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
27c512bcd4c28b6d7cb3216fb1c2476e 22aee9d146f58c9249ba92fb56a02482 383eb54d749dc25418e42ea18fa1927e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447093068693504 |