Subjective well-being and time use of brazilian phd professors
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163225 |
Resumo: | O professor universitário recebe elevada pressão por produtividade e atua em condições de trabalho nem sempre satisfatórias. Esta pesquisa buscou analisar o bem-estar subjetivo, as estratégias para uso do tempo e a satisfação com o uso do tempo em professores doutores com e sem bolsa produtividade pelo CNPq. Participaram 83 docentes (48 com bolsa de produtividade), com idade média de 50 anos, sendo 89% de instituições públicas. A maioria dos participantes apresentou alto nível de afeto negativo e nível médio-baixo de satisfação com o uso do tempo. Não houve diferença no bem-estar subjetivo e na satisfação com uso do tempo ao comparar docentes com e sem a referida bolsa. O motivo mais relevante para insatisfação com o uso do tempo foi excesso de trabalho, enquanto o reconhecimento pelos pares foi a principal conquista obtida com o trabalho. Discute-se como as demandas e as condições de trabalho influenciam o bem-estar destes. |
id |
UFRGS-2_7b1b768aab8ceb75be7c96b2bc5710a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163225 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Maiana Farias OliveiraHutz, Claudio SimonPires, Jeferson GervasioOliveira, Cassandra Melo2017-06-21T02:53:25Z20140103-863Xhttp://hdl.handle.net/10183/163225001016924O professor universitário recebe elevada pressão por produtividade e atua em condições de trabalho nem sempre satisfatórias. Esta pesquisa buscou analisar o bem-estar subjetivo, as estratégias para uso do tempo e a satisfação com o uso do tempo em professores doutores com e sem bolsa produtividade pelo CNPq. Participaram 83 docentes (48 com bolsa de produtividade), com idade média de 50 anos, sendo 89% de instituições públicas. A maioria dos participantes apresentou alto nível de afeto negativo e nível médio-baixo de satisfação com o uso do tempo. Não houve diferença no bem-estar subjetivo e na satisfação com uso do tempo ao comparar docentes com e sem a referida bolsa. O motivo mais relevante para insatisfação com o uso do tempo foi excesso de trabalho, enquanto o reconhecimento pelos pares foi a principal conquista obtida com o trabalho. Discute-se como as demandas e as condições de trabalho influenciam o bem-estar destes.The university professor suffers high pressure to achieve productivity and performs under work conditions that are not always satisfactory. This study seeks to analyze the subjective well-being, the time-use strategies, and the satisfaction with their use of time of PhD-holding professors with and without productivity grants from the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). A total of 83 professors participated in the study (48 with productivity grants), with an average age of 50 years. A total of 89% of participants were from public institutions. The majority of the participants exhibited high levels of negative affect and low-average levels of satisfaction with their use of time. There was no difference in the subjective well-being or in the satisfaction with the use of time when comparing professors who had received a CNPq grant with professors who had not received a CNPq grant. The most important reason for dissatisfaction with the use of time was an excess of work, whereas peer recognition was the primary achievement obtained with the work. How work demands and conditions influence the well-being of the professors is discussed in this study.El profesor universitario recibe alta presión por productividad y opera en condiciones no siempre satisfactorios. Este estudio examinó el bienestar, las estrategias subjetivas, y la satisfacción con el uso del tiempo en los profesores doctores con o sin beca de productividad del CNPq. Participaron 83 profesores (48 con beca), edad media 50 años, 89% de instituciones públicas. La mayoría contestó alto nivel de afecto negativo y bajo nivel medio de satisfacción con el uso del tiempo. No se han detectado diferencias en el bienestar subjetivo y satisfacción con el uso del tiempo cuando se comparan los profesores con y sin beca. El motivo más importante para la insatisfacción con el uso del tiempo fue exceso de trabajo, mientras reconocimiento de los pares fue la principal conquista con el trabajo. Se discute cómo las exigencias y las condiciones de trabajo influyen en el bienestar de estos.application/pdfengPaidéia (Ribeirão Preto) : cadernos de psicologia e educação. Vol. 24, n. 59, (set./dez. 2014), p. 379-387.Trabalho docenteQualidade de vida no trabalhoSatisfação no trabalhoCondições de trabalhoPsicologia positivaWork-related quality of lifeWork satisfationWorking conditionsProfessorial workPositive psychologyCalidade de vida en el trabajoSatisfacción en el trabajoCondiciones de trabajoTrabajo docenteSubjective well-being and time use of brazilian phd professorsBem-estar subjetivo e uso do tempo por docentes doutores brasileiros info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016924.pdf001016924.pdfTexto completo (inglês)application/pdf432136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163225/1/001016924.pdf9a0dcd28f5da67478c8ecb754c3ccc83MD51TEXT001016924.pdf.txt001016924.pdf.txtExtracted Texttext/plain51399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163225/2/001016924.pdf.txt893618a96f235f1a63dd79ecdf6986b3MD52THUMBNAIL001016924.pdf.jpg001016924.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163225/3/001016924.pdf.jpge3c1116f7dd65ccc3a9747b921ce62c9MD5310183/1632252018-10-05 09:04:48.348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163225Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-05T12:04:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Subjective well-being and time use of brazilian phd professors |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Bem-estar subjetivo e uso do tempo por docentes doutores brasileiros |
title |
Subjective well-being and time use of brazilian phd professors |
spellingShingle |
Subjective well-being and time use of brazilian phd professors Nunes, Maiana Farias Oliveira Trabalho docente Qualidade de vida no trabalho Satisfação no trabalho Condições de trabalho Psicologia positiva Work-related quality of life Work satisfation Working conditions Professorial work Positive psychology Calidade de vida en el trabajo Satisfacción en el trabajo Condiciones de trabajo Trabajo docente |
title_short |
Subjective well-being and time use of brazilian phd professors |
title_full |
Subjective well-being and time use of brazilian phd professors |
title_fullStr |
Subjective well-being and time use of brazilian phd professors |
title_full_unstemmed |
Subjective well-being and time use of brazilian phd professors |
title_sort |
Subjective well-being and time use of brazilian phd professors |
author |
Nunes, Maiana Farias Oliveira |
author_facet |
Nunes, Maiana Farias Oliveira Hutz, Claudio Simon Pires, Jeferson Gervasio Oliveira, Cassandra Melo |
author_role |
author |
author2 |
Hutz, Claudio Simon Pires, Jeferson Gervasio Oliveira, Cassandra Melo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Maiana Farias Oliveira Hutz, Claudio Simon Pires, Jeferson Gervasio Oliveira, Cassandra Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Qualidade de vida no trabalho Satisfação no trabalho Condições de trabalho Psicologia positiva |
topic |
Trabalho docente Qualidade de vida no trabalho Satisfação no trabalho Condições de trabalho Psicologia positiva Work-related quality of life Work satisfation Working conditions Professorial work Positive psychology Calidade de vida en el trabajo Satisfacción en el trabajo Condiciones de trabajo Trabajo docente |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Work-related quality of life Work satisfation Working conditions Professorial work Positive psychology |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Calidade de vida en el trabajo Satisfacción en el trabajo Condiciones de trabajo Trabajo docente |
description |
O professor universitário recebe elevada pressão por produtividade e atua em condições de trabalho nem sempre satisfatórias. Esta pesquisa buscou analisar o bem-estar subjetivo, as estratégias para uso do tempo e a satisfação com o uso do tempo em professores doutores com e sem bolsa produtividade pelo CNPq. Participaram 83 docentes (48 com bolsa de produtividade), com idade média de 50 anos, sendo 89% de instituições públicas. A maioria dos participantes apresentou alto nível de afeto negativo e nível médio-baixo de satisfação com o uso do tempo. Não houve diferença no bem-estar subjetivo e na satisfação com uso do tempo ao comparar docentes com e sem a referida bolsa. O motivo mais relevante para insatisfação com o uso do tempo foi excesso de trabalho, enquanto o reconhecimento pelos pares foi a principal conquista obtida com o trabalho. Discute-se como as demandas e as condições de trabalho influenciam o bem-estar destes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-21T02:53:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/163225 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-863X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001016924 |
identifier_str_mv |
0103-863X 001016924 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/163225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto) : cadernos de psicologia e educação. Vol. 24, n. 59, (set./dez. 2014), p. 379-387. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163225/1/001016924.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163225/2/001016924.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163225/3/001016924.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a0dcd28f5da67478c8ecb754c3ccc83 893618a96f235f1a63dd79ecdf6986b3 e3c1116f7dd65ccc3a9747b921ce62c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725000412561408 |