Subjective well-being and time use of brazilian phd professors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maiana Farias Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Hutz, Claudio Simon, Pires, Jeferson Gervasio, Oliveira, Cassandra Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163225
Resumo: O professor universitário recebe elevada pressão por produtividade e atua em condições de trabalho nem sempre satisfatórias. Esta pesquisa buscou analisar o bem-estar subjetivo, as estratégias para uso do tempo e a satisfação com o uso do tempo em professores doutores com e sem bolsa produtividade pelo CNPq. Participaram 83 docentes (48 com bolsa de produtividade), com idade média de 50 anos, sendo 89% de instituições públicas. A maioria dos participantes apresentou alto nível de afeto negativo e nível médio-baixo de satisfação com o uso do tempo. Não houve diferença no bem-estar subjetivo e na satisfação com uso do tempo ao comparar docentes com e sem a referida bolsa. O motivo mais relevante para insatisfação com o uso do tempo foi excesso de trabalho, enquanto o reconhecimento pelos pares foi a principal conquista obtida com o trabalho. Discute-se como as demandas e as condições de trabalho influenciam o bem-estar destes.
id UFRGS-2_7b1b768aab8ceb75be7c96b2bc5710a5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163225
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Maiana Farias OliveiraHutz, Claudio SimonPires, Jeferson GervasioOliveira, Cassandra Melo2017-06-21T02:53:25Z20140103-863Xhttp://hdl.handle.net/10183/163225001016924O professor universitário recebe elevada pressão por produtividade e atua em condições de trabalho nem sempre satisfatórias. Esta pesquisa buscou analisar o bem-estar subjetivo, as estratégias para uso do tempo e a satisfação com o uso do tempo em professores doutores com e sem bolsa produtividade pelo CNPq. Participaram 83 docentes (48 com bolsa de produtividade), com idade média de 50 anos, sendo 89% de instituições públicas. A maioria dos participantes apresentou alto nível de afeto negativo e nível médio-baixo de satisfação com o uso do tempo. Não houve diferença no bem-estar subjetivo e na satisfação com uso do tempo ao comparar docentes com e sem a referida bolsa. O motivo mais relevante para insatisfação com o uso do tempo foi excesso de trabalho, enquanto o reconhecimento pelos pares foi a principal conquista obtida com o trabalho. Discute-se como as demandas e as condições de trabalho influenciam o bem-estar destes.The university professor suffers high pressure to achieve productivity and performs under work conditions that are not always satisfactory. This study seeks to analyze the subjective well-being, the time-use strategies, and the satisfaction with their use of time of PhD-holding professors with and without productivity grants from the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). A total of 83 professors participated in the study (48 with productivity grants), with an average age of 50 years. A total of 89% of participants were from public institutions. The majority of the participants exhibited high levels of negative affect and low-average levels of satisfaction with their use of time. There was no difference in the subjective well-being or in the satisfaction with the use of time when comparing professors who had received a CNPq grant with professors who had not received a CNPq grant. The most important reason for dissatisfaction with the use of time was an excess of work, whereas peer recognition was the primary achievement obtained with the work. How work demands and conditions influence the well-being of the professors is discussed in this study.El profesor universitario recibe alta presión por productividad y opera en condiciones no siempre satisfactorios. Este estudio examinó el bienestar, las estrategias subjetivas, y la satisfacción con el uso del tiempo en los profesores doctores con o sin beca de productividad del CNPq. Participaron 83 profesores (48 con beca), edad media 50 años, 89% de instituciones públicas. La mayoría contestó alto nivel de afecto negativo y bajo nivel medio de satisfacción con el uso del tiempo. No se han detectado diferencias en el bienestar subjetivo y satisfacción con el uso del tiempo cuando se comparan los profesores con y sin beca. El motivo más importante para la insatisfacción con el uso del tiempo fue exceso de trabajo, mientras reconocimiento de los pares fue la principal conquista con el trabajo. Se discute cómo las exigencias y las condiciones de trabajo influyen en el bienestar de estos.application/pdfengPaidéia (Ribeirão Preto) : cadernos de psicologia e educação. Vol. 24, n. 59, (set./dez. 2014), p. 379-387.Trabalho docenteQualidade de vida no trabalhoSatisfação no trabalhoCondições de trabalhoPsicologia positivaWork-related quality of lifeWork satisfationWorking conditionsProfessorial workPositive psychologyCalidade de vida en el trabajoSatisfacción en el trabajoCondiciones de trabajoTrabajo docenteSubjective well-being and time use of brazilian phd professorsBem-estar subjetivo e uso do tempo por docentes doutores brasileiros info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016924.pdf001016924.pdfTexto completo (inglês)application/pdf432136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163225/1/001016924.pdf9a0dcd28f5da67478c8ecb754c3ccc83MD51TEXT001016924.pdf.txt001016924.pdf.txtExtracted Texttext/plain51399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163225/2/001016924.pdf.txt893618a96f235f1a63dd79ecdf6986b3MD52THUMBNAIL001016924.pdf.jpg001016924.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163225/3/001016924.pdf.jpge3c1116f7dd65ccc3a9747b921ce62c9MD5310183/1632252018-10-05 09:04:48.348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163225Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-05T12:04:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Subjective well-being and time use of brazilian phd professors
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Bem-estar subjetivo e uso do tempo por docentes doutores brasileiros
title Subjective well-being and time use of brazilian phd professors
spellingShingle Subjective well-being and time use of brazilian phd professors
Nunes, Maiana Farias Oliveira
Trabalho docente
Qualidade de vida no trabalho
Satisfação no trabalho
Condições de trabalho
Psicologia positiva
Work-related quality of life
Work satisfation
Working conditions
Professorial work
Positive psychology
Calidade de vida en el trabajo
Satisfacción en el trabajo
Condiciones de trabajo
Trabajo docente
title_short Subjective well-being and time use of brazilian phd professors
title_full Subjective well-being and time use of brazilian phd professors
title_fullStr Subjective well-being and time use of brazilian phd professors
title_full_unstemmed Subjective well-being and time use of brazilian phd professors
title_sort Subjective well-being and time use of brazilian phd professors
author Nunes, Maiana Farias Oliveira
author_facet Nunes, Maiana Farias Oliveira
Hutz, Claudio Simon
Pires, Jeferson Gervasio
Oliveira, Cassandra Melo
author_role author
author2 Hutz, Claudio Simon
Pires, Jeferson Gervasio
Oliveira, Cassandra Melo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Maiana Farias Oliveira
Hutz, Claudio Simon
Pires, Jeferson Gervasio
Oliveira, Cassandra Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Qualidade de vida no trabalho
Satisfação no trabalho
Condições de trabalho
Psicologia positiva
topic Trabalho docente
Qualidade de vida no trabalho
Satisfação no trabalho
Condições de trabalho
Psicologia positiva
Work-related quality of life
Work satisfation
Working conditions
Professorial work
Positive psychology
Calidade de vida en el trabajo
Satisfacción en el trabajo
Condiciones de trabajo
Trabajo docente
dc.subject.eng.fl_str_mv Work-related quality of life
Work satisfation
Working conditions
Professorial work
Positive psychology
dc.subject.spa.fl_str_mv Calidade de vida en el trabajo
Satisfacción en el trabajo
Condiciones de trabajo
Trabajo docente
description O professor universitário recebe elevada pressão por produtividade e atua em condições de trabalho nem sempre satisfatórias. Esta pesquisa buscou analisar o bem-estar subjetivo, as estratégias para uso do tempo e a satisfação com o uso do tempo em professores doutores com e sem bolsa produtividade pelo CNPq. Participaram 83 docentes (48 com bolsa de produtividade), com idade média de 50 anos, sendo 89% de instituições públicas. A maioria dos participantes apresentou alto nível de afeto negativo e nível médio-baixo de satisfação com o uso do tempo. Não houve diferença no bem-estar subjetivo e na satisfação com uso do tempo ao comparar docentes com e sem a referida bolsa. O motivo mais relevante para insatisfação com o uso do tempo foi excesso de trabalho, enquanto o reconhecimento pelos pares foi a principal conquista obtida com o trabalho. Discute-se como as demandas e as condições de trabalho influenciam o bem-estar destes.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-21T02:53:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163225
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-863X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001016924
identifier_str_mv 0103-863X
001016924
url http://hdl.handle.net/10183/163225
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto) : cadernos de psicologia e educação. Vol. 24, n. 59, (set./dez. 2014), p. 379-387.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163225/1/001016924.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163225/2/001016924.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163225/3/001016924.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a0dcd28f5da67478c8ecb754c3ccc83
893618a96f235f1a63dd79ecdf6986b3
e3c1116f7dd65ccc3a9747b921ce62c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725000412561408