E no meio do caminho tinha uma escola! o caso de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Gustavo Antonio Brasil da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224055
Resumo: Este trabalho configura-se em um estudo de caso, que tem como objetivo problematizar a correlação entre a redução do quadro discente e a especulação imobiliária, na região de uma escola da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre/RS. A coleta de dados foi constituída por entrevistas e registros referentes à progressiva diminuição do número de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Imperatriz Leopoldina. Nesta perspectiva, o estudo busca apontar a íntima relação desse fenômeno com as mudanças na configuração imobiliária dos bairros da escola e adjacentes. Através de uma análise de séries temporais, destaca-se o nexo evidente entre o processo de gentrificação e a transformação do perfil socioeconômico na região com o esvaecimento de alunos da escola. Em se tratando de considerações finais, ainda que limitado a assestar a investigação no sentido de estabelecer tal associação, o trabalho evidencia a urgência de medidas sociopolíticas para reverter o decurso de apagamento dessa instituição pública de ensino
id UFRGS-2_7b43ddb6d0445ea30ba1ec1c0ddbfe0b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224055
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Gustavo Antonio Brasil daTheves, Denise Wildner2021-07-16T04:30:26Z2020http://hdl.handle.net/10183/224055001128566Este trabalho configura-se em um estudo de caso, que tem como objetivo problematizar a correlação entre a redução do quadro discente e a especulação imobiliária, na região de uma escola da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre/RS. A coleta de dados foi constituída por entrevistas e registros referentes à progressiva diminuição do número de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Imperatriz Leopoldina. Nesta perspectiva, o estudo busca apontar a íntima relação desse fenômeno com as mudanças na configuração imobiliária dos bairros da escola e adjacentes. Através de uma análise de séries temporais, destaca-se o nexo evidente entre o processo de gentrificação e a transformação do perfil socioeconômico na região com o esvaecimento de alunos da escola. Em se tratando de considerações finais, ainda que limitado a assestar a investigação no sentido de estabelecer tal associação, o trabalho evidencia a urgência de medidas sociopolíticas para reverter o decurso de apagamento dessa instituição pública de ensinoapplication/pdfporGeografiaGentrificaçãoValorizaçãoE no meio do caminho tinha uma escola! o caso de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128566.pdf.txt001128566.pdf.txtExtracted Texttext/plain82453http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224055/2/001128566.pdf.txt3f9c4e74ccbe2e7872d99bc6334555c0MD52ORIGINAL001128566.pdfTexto completoapplication/pdf803312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224055/1/001128566.pdfddffd4a6127d6c8dc1b45fd9b758cd53MD5110183/2240552021-08-18 04:37:09.797531oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224055Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:37:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E no meio do caminho tinha uma escola! o caso de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre
title E no meio do caminho tinha uma escola! o caso de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre
spellingShingle E no meio do caminho tinha uma escola! o caso de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre
Rosa, Gustavo Antonio Brasil da
Geografia
Gentrificação
Valorização
title_short E no meio do caminho tinha uma escola! o caso de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre
title_full E no meio do caminho tinha uma escola! o caso de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre
title_fullStr E no meio do caminho tinha uma escola! o caso de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre
title_full_unstemmed E no meio do caminho tinha uma escola! o caso de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre
title_sort E no meio do caminho tinha uma escola! o caso de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre
author Rosa, Gustavo Antonio Brasil da
author_facet Rosa, Gustavo Antonio Brasil da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Gustavo Antonio Brasil da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Theves, Denise Wildner
contributor_str_mv Theves, Denise Wildner
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Gentrificação
Valorização
topic Geografia
Gentrificação
Valorização
description Este trabalho configura-se em um estudo de caso, que tem como objetivo problematizar a correlação entre a redução do quadro discente e a especulação imobiliária, na região de uma escola da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre/RS. A coleta de dados foi constituída por entrevistas e registros referentes à progressiva diminuição do número de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Imperatriz Leopoldina. Nesta perspectiva, o estudo busca apontar a íntima relação desse fenômeno com as mudanças na configuração imobiliária dos bairros da escola e adjacentes. Através de uma análise de séries temporais, destaca-se o nexo evidente entre o processo de gentrificação e a transformação do perfil socioeconômico na região com o esvaecimento de alunos da escola. Em se tratando de considerações finais, ainda que limitado a assestar a investigação no sentido de estabelecer tal associação, o trabalho evidencia a urgência de medidas sociopolíticas para reverter o decurso de apagamento dessa instituição pública de ensino
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-16T04:30:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224055
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001128566
url http://hdl.handle.net/10183/224055
identifier_str_mv 001128566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224055/2/001128566.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224055/1/001128566.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f9c4e74ccbe2e7872d99bc6334555c0
ddffd4a6127d6c8dc1b45fd9b758cd53
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224609426571264