E no meio do caminho tinha uma escola! o caso de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224055 |
Resumo: | Este trabalho configura-se em um estudo de caso, que tem como objetivo problematizar a correlação entre a redução do quadro discente e a especulação imobiliária, na região de uma escola da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre/RS. A coleta de dados foi constituída por entrevistas e registros referentes à progressiva diminuição do número de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Imperatriz Leopoldina. Nesta perspectiva, o estudo busca apontar a íntima relação desse fenômeno com as mudanças na configuração imobiliária dos bairros da escola e adjacentes. Através de uma análise de séries temporais, destaca-se o nexo evidente entre o processo de gentrificação e a transformação do perfil socioeconômico na região com o esvaecimento de alunos da escola. Em se tratando de considerações finais, ainda que limitado a assestar a investigação no sentido de estabelecer tal associação, o trabalho evidencia a urgência de medidas sociopolíticas para reverter o decurso de apagamento dessa instituição pública de ensino |
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