Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23720 |
Resumo: | No presente Trabalho de Conclusão de Curso apresento um estudo de caso que busca investigar possíveis contribuições do uso de mídias digitais de comunicação na aprendizagem de matemática. Descrevo a dinâmica do trabalho implementada com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS) via proposição de resolução de atividadesdesafios. Destaco resultados da análise, a partir dos registros dos estudantes e professores, acerca da importância do exercício de produção textual por parte dos estudantes, bem como do uso das mídias digitais como recursos potencializadores da interação e cooperação entre os estudantes e entre estudantes e professores e contribuição para a aprendizagem de matemática. |
id |
UFRGS-2_7b480b4239d99a595ea259c6c1e9eec7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23720 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Serres, Fabiana FattoreBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2010-06-11T04:18:43Z2008http://hdl.handle.net/10183/23720000743296No presente Trabalho de Conclusão de Curso apresento um estudo de caso que busca investigar possíveis contribuições do uso de mídias digitais de comunicação na aprendizagem de matemática. Descrevo a dinâmica do trabalho implementada com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS) via proposição de resolução de atividadesdesafios. Destaco resultados da análise, a partir dos registros dos estudantes e professores, acerca da importância do exercício de produção textual por parte dos estudantes, bem como do uso das mídias digitais como recursos potencializadores da interação e cooperação entre os estudantes e entre estudantes e professores e contribuição para a aprendizagem de matemática.In the present Conclusion Course Work I present a case study wich intend to investigate possible contributions of the use of digital midias of communication in mathematical learning. I describe the work dynamic proposed to the high school senior year students of Colégio de Aplicação from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp- UFRGS) trough challenge-activities situations. I salient the results of the analysis, from the students and teachers registers, about the importance of textual production exercise by the students, such as the use of digital midias as empowerment of interactions and cooperation between students and between students and teachers, and contributing for mathematical learning.application/pdfporEnsino da matematica : AprendizagemObjetos de aprendizagemCooperationWikiLearningMathematicsMídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2008Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000743296.pdf.txt000743296.pdf.txtExtracted Texttext/plain97540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23720/2/000743296.pdf.txt45c99e35b7a367876ee633bedf9bb909MD52ORIGINAL000743296.pdf000743296.pdfTexto completoapplication/pdf2394302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23720/1/000743296.pdf34534d8515ae5a7c934316ebff8c8f58MD51THUMBNAIL000743296.pdf.jpg000743296.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23720/3/000743296.pdf.jpg514aa074f432884b9c087c13d1007407MD5310183/237202018-10-11 08:42:25.807oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23720Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:42:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática |
title |
Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática |
spellingShingle |
Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática Serres, Fabiana Fattore Ensino da matematica : Aprendizagem Objetos de aprendizagem Cooperation Wiki Learning Mathematics |
title_short |
Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática |
title_full |
Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática |
title_fullStr |
Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática |
title_full_unstemmed |
Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática |
title_sort |
Mídias digitais de comunicação : autoria e aprendizagem de matemática |
author |
Serres, Fabiana Fattore |
author_facet |
Serres, Fabiana Fattore |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serres, Fabiana Fattore |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matematica : Aprendizagem Objetos de aprendizagem |
topic |
Ensino da matematica : Aprendizagem Objetos de aprendizagem Cooperation Wiki Learning Mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cooperation Wiki Learning Mathematics |
description |
No presente Trabalho de Conclusão de Curso apresento um estudo de caso que busca investigar possíveis contribuições do uso de mídias digitais de comunicação na aprendizagem de matemática. Descrevo a dinâmica do trabalho implementada com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS) via proposição de resolução de atividadesdesafios. Destaco resultados da análise, a partir dos registros dos estudantes e professores, acerca da importância do exercício de produção textual por parte dos estudantes, bem como do uso das mídias digitais como recursos potencializadores da interação e cooperação entre os estudantes e entre estudantes e professores e contribuição para a aprendizagem de matemática. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-11T04:18:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/23720 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000743296 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/23720 |
identifier_str_mv |
000743296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23720/2/000743296.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23720/1/000743296.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23720/3/000743296.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45c99e35b7a367876ee633bedf9bb909 34534d8515ae5a7c934316ebff8c8f58 514aa074f432884b9c087c13d1007407 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224394967613440 |