Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marcela
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/55497
Resumo: Encontrar o caminho desejado não é tarefa fácil nesse mundo subdividido especializado e enorme. Assim, o conceito de wayfinding surge para auxiliar esse processo. A simples busca por um produto em um supermercado pode ser algo complexo, deixando as pessoas frustradas e estressadas. Um projeto que integre design de sinalização e ambientação pode contribuir muito na forma como as pessoas situam-se e orientam-se no ambiente para tomarem suas decisões com mais segurança e terem uma experiência mais prazerosa. Dessa forma, o seguinte Trabalho de Conclusão de Curso II faz uma análise sobre o design gráfico ambiental, nos âmbitos de wayfinding, sinalização e ambientação, buscando entender como esses aspectos influenciam a experiência de compra do consumidor dentro de um supermercado. A partir disso, define-se os principais requisitos para um projeto de ambientação e sinalização em uma rede de supermercados, construindo um ambiente que transmite a ideia de tradição, conforto, qualidade, elegância e requinte. Qualificando, assim, o ambiente ao seu público e tornando mais forte a marca.
id UFRGS-2_7b7e399964fbc56b533cff62ca110e13
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55497
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, MarcelaCardoso, Eduardo2012-09-20T01:33:34Z2012http://hdl.handle.net/10183/55497000857945Encontrar o caminho desejado não é tarefa fácil nesse mundo subdividido especializado e enorme. Assim, o conceito de wayfinding surge para auxiliar esse processo. A simples busca por um produto em um supermercado pode ser algo complexo, deixando as pessoas frustradas e estressadas. Um projeto que integre design de sinalização e ambientação pode contribuir muito na forma como as pessoas situam-se e orientam-se no ambiente para tomarem suas decisões com mais segurança e terem uma experiência mais prazerosa. Dessa forma, o seguinte Trabalho de Conclusão de Curso II faz uma análise sobre o design gráfico ambiental, nos âmbitos de wayfinding, sinalização e ambientação, buscando entender como esses aspectos influenciam a experiência de compra do consumidor dentro de um supermercado. A partir disso, define-se os principais requisitos para um projeto de ambientação e sinalização em uma rede de supermercados, construindo um ambiente que transmite a ideia de tradição, conforto, qualidade, elegância e requinte. Qualificando, assim, o ambiente ao seu público e tornando mais forte a marca.Find a desired path is not easy in this complex world, which is specilized and huge. Thus the concept of wayfinding arises to assist this process. A simple search for a product in a supermarket can be complex, and can also leaves people frustrated and stressed. A project that integrates signage design and placemaking can contribute to orient and locate people in the environment, so they can make their decisions confidently and have a pleasurable experience in this place, too. Therefore, the following work analyses the environmental graphic design in the fields of wayfinding, signage and placemaking, seeking to understand how these aspects influence the consumer's shopping experience in a supermarket. From this, the main requirements for a project of placemaking and signage in a supermarket chain are defined, building an environment that conveys the idea of tradition, comfort, quality, elegance and refinement. Qualifying the environment to their audience and making the brand stronger.application/pdfporDesign gráficoSinalização visualSupermercadoComunicação visualWayfindingSignage designPlacemakingSupermarketProjeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2012Design de Produtograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000857945.pdf000857945.pdfTexto completoapplication/pdf27462058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55497/1/000857945.pdf92e640d995f972a3c32fb6f7e0e4321fMD51TEXT000857945.pdf.txt000857945.pdf.txtExtracted Texttext/plain261329http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55497/2/000857945.pdf.txta4ea991b41da368015b1eb58bddddc13MD52THUMBNAIL000857945.pdf.jpg000857945.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55497/3/000857945.pdf.jpge1f2fd53c8e57a0e5765280d3ddf010dMD5310183/554972018-10-15 09:05:40.466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55497Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:05:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados
title Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados
spellingShingle Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados
Lima, Marcela
Design gráfico
Sinalização visual
Supermercado
Comunicação visual
Wayfinding
Signage design
Placemaking
Supermarket
title_short Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados
title_full Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados
title_fullStr Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados
title_full_unstemmed Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados
title_sort Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados
author Lima, Marcela
author_facet Lima, Marcela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Marcela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Eduardo
contributor_str_mv Cardoso, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Sinalização visual
Supermercado
Comunicação visual
topic Design gráfico
Sinalização visual
Supermercado
Comunicação visual
Wayfinding
Signage design
Placemaking
Supermarket
dc.subject.eng.fl_str_mv Wayfinding
Signage design
Placemaking
Supermarket
description Encontrar o caminho desejado não é tarefa fácil nesse mundo subdividido especializado e enorme. Assim, o conceito de wayfinding surge para auxiliar esse processo. A simples busca por um produto em um supermercado pode ser algo complexo, deixando as pessoas frustradas e estressadas. Um projeto que integre design de sinalização e ambientação pode contribuir muito na forma como as pessoas situam-se e orientam-se no ambiente para tomarem suas decisões com mais segurança e terem uma experiência mais prazerosa. Dessa forma, o seguinte Trabalho de Conclusão de Curso II faz uma análise sobre o design gráfico ambiental, nos âmbitos de wayfinding, sinalização e ambientação, buscando entender como esses aspectos influenciam a experiência de compra do consumidor dentro de um supermercado. A partir disso, define-se os principais requisitos para um projeto de ambientação e sinalização em uma rede de supermercados, construindo um ambiente que transmite a ideia de tradição, conforto, qualidade, elegância e requinte. Qualificando, assim, o ambiente ao seu público e tornando mais forte a marca.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-20T01:33:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/55497
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000857945
url http://hdl.handle.net/10183/55497
identifier_str_mv 000857945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55497/1/000857945.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55497/2/000857945.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55497/3/000857945.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 92e640d995f972a3c32fb6f7e0e4321f
a4ea991b41da368015b1eb58bddddc13
e1f2fd53c8e57a0e5765280d3ddf010d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224432508731392