Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/55497 |
Resumo: | Encontrar o caminho desejado não é tarefa fácil nesse mundo subdividido especializado e enorme. Assim, o conceito de wayfinding surge para auxiliar esse processo. A simples busca por um produto em um supermercado pode ser algo complexo, deixando as pessoas frustradas e estressadas. Um projeto que integre design de sinalização e ambientação pode contribuir muito na forma como as pessoas situam-se e orientam-se no ambiente para tomarem suas decisões com mais segurança e terem uma experiência mais prazerosa. Dessa forma, o seguinte Trabalho de Conclusão de Curso II faz uma análise sobre o design gráfico ambiental, nos âmbitos de wayfinding, sinalização e ambientação, buscando entender como esses aspectos influenciam a experiência de compra do consumidor dentro de um supermercado. A partir disso, define-se os principais requisitos para um projeto de ambientação e sinalização em uma rede de supermercados, construindo um ambiente que transmite a ideia de tradição, conforto, qualidade, elegância e requinte. Qualificando, assim, o ambiente ao seu público e tornando mais forte a marca. |
id |
UFRGS-2_7b7e399964fbc56b533cff62ca110e13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55497 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, MarcelaCardoso, Eduardo2012-09-20T01:33:34Z2012http://hdl.handle.net/10183/55497000857945Encontrar o caminho desejado não é tarefa fácil nesse mundo subdividido especializado e enorme. Assim, o conceito de wayfinding surge para auxiliar esse processo. A simples busca por um produto em um supermercado pode ser algo complexo, deixando as pessoas frustradas e estressadas. Um projeto que integre design de sinalização e ambientação pode contribuir muito na forma como as pessoas situam-se e orientam-se no ambiente para tomarem suas decisões com mais segurança e terem uma experiência mais prazerosa. Dessa forma, o seguinte Trabalho de Conclusão de Curso II faz uma análise sobre o design gráfico ambiental, nos âmbitos de wayfinding, sinalização e ambientação, buscando entender como esses aspectos influenciam a experiência de compra do consumidor dentro de um supermercado. A partir disso, define-se os principais requisitos para um projeto de ambientação e sinalização em uma rede de supermercados, construindo um ambiente que transmite a ideia de tradição, conforto, qualidade, elegância e requinte. Qualificando, assim, o ambiente ao seu público e tornando mais forte a marca.Find a desired path is not easy in this complex world, which is specilized and huge. Thus the concept of wayfinding arises to assist this process. A simple search for a product in a supermarket can be complex, and can also leaves people frustrated and stressed. A project that integrates signage design and placemaking can contribute to orient and locate people in the environment, so they can make their decisions confidently and have a pleasurable experience in this place, too. Therefore, the following work analyses the environmental graphic design in the fields of wayfinding, signage and placemaking, seeking to understand how these aspects influence the consumer's shopping experience in a supermarket. From this, the main requirements for a project of placemaking and signage in a supermarket chain are defined, building an environment that conveys the idea of tradition, comfort, quality, elegance and refinement. Qualifying the environment to their audience and making the brand stronger.application/pdfporDesign gráficoSinalização visualSupermercadoComunicação visualWayfindingSignage designPlacemakingSupermarketProjeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2012Design de Produtograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000857945.pdf000857945.pdfTexto completoapplication/pdf27462058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55497/1/000857945.pdf92e640d995f972a3c32fb6f7e0e4321fMD51TEXT000857945.pdf.txt000857945.pdf.txtExtracted Texttext/plain261329http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55497/2/000857945.pdf.txta4ea991b41da368015b1eb58bddddc13MD52THUMBNAIL000857945.pdf.jpg000857945.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55497/3/000857945.pdf.jpge1f2fd53c8e57a0e5765280d3ddf010dMD5310183/554972018-10-15 09:05:40.466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55497Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:05:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados |
title |
Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados |
spellingShingle |
Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados Lima, Marcela Design gráfico Sinalização visual Supermercado Comunicação visual Wayfinding Signage design Placemaking Supermarket |
title_short |
Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados |
title_full |
Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados |
title_fullStr |
Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados |
title_full_unstemmed |
Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados |
title_sort |
Projeto de sinalização e ambientação para uma rede de supermercados |
author |
Lima, Marcela |
author_facet |
Lima, Marcela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Marcela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Eduardo |
contributor_str_mv |
Cardoso, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico Sinalização visual Supermercado Comunicação visual |
topic |
Design gráfico Sinalização visual Supermercado Comunicação visual Wayfinding Signage design Placemaking Supermarket |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Wayfinding Signage design Placemaking Supermarket |
description |
Encontrar o caminho desejado não é tarefa fácil nesse mundo subdividido especializado e enorme. Assim, o conceito de wayfinding surge para auxiliar esse processo. A simples busca por um produto em um supermercado pode ser algo complexo, deixando as pessoas frustradas e estressadas. Um projeto que integre design de sinalização e ambientação pode contribuir muito na forma como as pessoas situam-se e orientam-se no ambiente para tomarem suas decisões com mais segurança e terem uma experiência mais prazerosa. Dessa forma, o seguinte Trabalho de Conclusão de Curso II faz uma análise sobre o design gráfico ambiental, nos âmbitos de wayfinding, sinalização e ambientação, buscando entender como esses aspectos influenciam a experiência de compra do consumidor dentro de um supermercado. A partir disso, define-se os principais requisitos para um projeto de ambientação e sinalização em uma rede de supermercados, construindo um ambiente que transmite a ideia de tradição, conforto, qualidade, elegância e requinte. Qualificando, assim, o ambiente ao seu público e tornando mais forte a marca. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-09-20T01:33:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/55497 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000857945 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/55497 |
identifier_str_mv |
000857945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55497/1/000857945.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55497/2/000857945.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55497/3/000857945.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
92e640d995f972a3c32fb6f7e0e4321f a4ea991b41da368015b1eb58bddddc13 e1f2fd53c8e57a0e5765280d3ddf010d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224432508731392 |