The role of cultural values in carbon disclosure : a global perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Alan Bandeira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Arruda, Raquel da Silva, Sampaio, Thicia Stela Lima, Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249531
Resumo: Objetivo:Essa pesquisa tem como pergunta direcionadora: Qual é a influência dos valores culturais sobre a divulgação de carbono das empresas?Referencial teórico:Como base teórica para a construçãodas hipóteses de pesquisa, foi utilizada a TeoriaInstitucional, que afirma que o ambiente nacional pode moldar o comportamento das empresas. Método: O artigo analisou a divulgação de carbono de uma amostra de 1579 empresas sediadas em 19 países. Para compor os valores culturais dos países, foi utilizado o framework de Hofstede (1983). Esse autor aponta que quatro características medem o sistema cultural de um país: distância ao poder; individualismo; masculinidade; e aversão à incerteza. Os dados foram analisados através de regressão hierárquica de dados.Resultados econclusão:Em países com instituições mais hierarquizadas, as empresas são desencorajadas a ter uma maior atuação na divulgação de carbono. Adicionalmente, em culturas mais individualistas, as empresas também têm menor divulgação de suas emissões de carbono. Em países com maior tolerância à diversidade cultural, as empresas divulgam mais informações de carbono.Implicações da pesquisa: Os resultados dessa pesquisa podem ser usados por gestores ao definir suas políticas corporativas de divulgação. Gestores devem entender como funciona a dinâmica institucional do país, especialmente os valores culturais da sociedade, antes de iniciar novos negócios. Originalidade/valor:Esse estudo apresenta novas evidências empíricas que comprovamos pressupostos da Teoria Institucional. Também é acrescentadovalor nas pesquisas sobre divulgação ambiental, focando na divulgação de carbonoem diversos países.
id UFRGS-2_7bc0d48f9ab695dc401b686fa1f28c33
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249531
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinheiro, Alan BandeiraArruda, Raquel da SilvaSampaio, Thicia Stela LimaCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddad2022-10-01T05:11:01Z20221981-982Xhttp://hdl.handle.net/10183/249531001149868Objetivo:Essa pesquisa tem como pergunta direcionadora: Qual é a influência dos valores culturais sobre a divulgação de carbono das empresas?Referencial teórico:Como base teórica para a construçãodas hipóteses de pesquisa, foi utilizada a TeoriaInstitucional, que afirma que o ambiente nacional pode moldar o comportamento das empresas. Método: O artigo analisou a divulgação de carbono de uma amostra de 1579 empresas sediadas em 19 países. Para compor os valores culturais dos países, foi utilizado o framework de Hofstede (1983). Esse autor aponta que quatro características medem o sistema cultural de um país: distância ao poder; individualismo; masculinidade; e aversão à incerteza. Os dados foram analisados através de regressão hierárquica de dados.Resultados econclusão:Em países com instituições mais hierarquizadas, as empresas são desencorajadas a ter uma maior atuação na divulgação de carbono. Adicionalmente, em culturas mais individualistas, as empresas também têm menor divulgação de suas emissões de carbono. Em países com maior tolerância à diversidade cultural, as empresas divulgam mais informações de carbono.Implicações da pesquisa: Os resultados dessa pesquisa podem ser usados por gestores ao definir suas políticas corporativas de divulgação. Gestores devem entender como funciona a dinâmica institucional do país, especialmente os valores culturais da sociedade, antes de iniciar novos negócios. Originalidade/valor:Esse estudo apresenta novas evidências empíricas que comprovamos pressupostos da Teoria Institucional. Também é acrescentadovalor nas pesquisas sobre divulgação ambiental, focando na divulgação de carbonoem diversos países.Purpose:This research has as a guiding question:What is the influence of cultural values on companies' carbon disclosure?Theoretical framework:As a theoretical basis for the construction of the research hypotheses, Institutional Theory was used, which states that the national environment can shapethe behavior of companies.Method/design/approach:This paperanalyzed the carbon disclosure of a sample of 1579 companies, headquartered in 19 countries. To compose the cultural values of the countries, the framework of Hofstede (1983) wasused. This author points out that four characteristics measure a country's cultural system: distance from power; individualism; masculinity; and uncertainty aversion. Data were analyzed using hierarchical data regression.Results and conclusion:In countries with more hierarchical institutions, companies are discouraged from having a greater role in carbon disclosure. Additionally, in more individualistic cultures, companies also have less disclosure of their carbon emissions. In countries with greater tolerance for cultural diversity, companies disclose more carbon information.Research implications:The results of this workcan be used by managers when defining their corporate disclosure policies. Managers must understand how the country's institutional dynamics work,especially the cultural values of society, before starting new businesses..Originality/value:This study presents new empirical evidence that proves the assumptions of Institutional Theory. Value is also added in research on environmental disclosure, focusing on carbon disclosure across multiple countries.application/pdfengRevista de gestão social e ambiental, São Paulo [recurso eletrônico]. Vol. 16, n.1 (jan. 2022), p. 1-17Teoria institucionalCultura organizacionalCarbonoThe role of cultural values in carbon disclosure : a global perspectiveO papel dos valores culturais na divulgação de carbono : uma perspectiva globalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149868.pdf.txt001149868.pdf.txtExtracted Texttext/plain61149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249531/3/001149868.pdf.txt9400eaa0a72f826ea0deb9c3b04fe052MD53001149868-02.pdf.txt001149868-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain63835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249531/4/001149868-02.pdf.txt58079bf857e56da94683d667d74a902aMD54ORIGINAL001149868.pdfTexto completo (inglês)application/pdf346951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249531/1/001149868.pdffb59cca7a3ac7d8a0e1f080bc21a9edbMD51001149868-02.pdfTexto completoapplication/pdf354431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249531/2/001149868-02.pdf3df23ab8b16b8cfcc641d071cd94b0d1MD5210183/2495312022-10-02 04:54:03.795171oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249531Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-02T07:54:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The role of cultural values in carbon disclosure : a global perspective
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv O papel dos valores culturais na divulgação de carbono : uma perspectiva global
title The role of cultural values in carbon disclosure : a global perspective
spellingShingle The role of cultural values in carbon disclosure : a global perspective
Pinheiro, Alan Bandeira
Teoria institucional
Cultura organizacional
Carbono
title_short The role of cultural values in carbon disclosure : a global perspective
title_full The role of cultural values in carbon disclosure : a global perspective
title_fullStr The role of cultural values in carbon disclosure : a global perspective
title_full_unstemmed The role of cultural values in carbon disclosure : a global perspective
title_sort The role of cultural values in carbon disclosure : a global perspective
author Pinheiro, Alan Bandeira
author_facet Pinheiro, Alan Bandeira
Arruda, Raquel da Silva
Sampaio, Thicia Stela Lima
Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
author_role author
author2 Arruda, Raquel da Silva
Sampaio, Thicia Stela Lima
Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Alan Bandeira
Arruda, Raquel da Silva
Sampaio, Thicia Stela Lima
Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria institucional
Cultura organizacional
Carbono
topic Teoria institucional
Cultura organizacional
Carbono
description Objetivo:Essa pesquisa tem como pergunta direcionadora: Qual é a influência dos valores culturais sobre a divulgação de carbono das empresas?Referencial teórico:Como base teórica para a construçãodas hipóteses de pesquisa, foi utilizada a TeoriaInstitucional, que afirma que o ambiente nacional pode moldar o comportamento das empresas. Método: O artigo analisou a divulgação de carbono de uma amostra de 1579 empresas sediadas em 19 países. Para compor os valores culturais dos países, foi utilizado o framework de Hofstede (1983). Esse autor aponta que quatro características medem o sistema cultural de um país: distância ao poder; individualismo; masculinidade; e aversão à incerteza. Os dados foram analisados através de regressão hierárquica de dados.Resultados econclusão:Em países com instituições mais hierarquizadas, as empresas são desencorajadas a ter uma maior atuação na divulgação de carbono. Adicionalmente, em culturas mais individualistas, as empresas também têm menor divulgação de suas emissões de carbono. Em países com maior tolerância à diversidade cultural, as empresas divulgam mais informações de carbono.Implicações da pesquisa: Os resultados dessa pesquisa podem ser usados por gestores ao definir suas políticas corporativas de divulgação. Gestores devem entender como funciona a dinâmica institucional do país, especialmente os valores culturais da sociedade, antes de iniciar novos negócios. Originalidade/valor:Esse estudo apresenta novas evidências empíricas que comprovamos pressupostos da Teoria Institucional. Também é acrescentadovalor nas pesquisas sobre divulgação ambiental, focando na divulgação de carbonoem diversos países.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-01T05:11:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249531
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-982X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001149868
identifier_str_mv 1981-982X
001149868
url http://hdl.handle.net/10183/249531
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de gestão social e ambiental, São Paulo [recurso eletrônico]. Vol. 16, n.1 (jan. 2022), p. 1-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249531/3/001149868.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249531/4/001149868-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249531/1/001149868.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249531/2/001149868-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9400eaa0a72f826ea0deb9c3b04fe052
58079bf857e56da94683d667d74a902a
fb59cca7a3ac7d8a0e1f080bc21a9edb
3df23ab8b16b8cfcc641d071cd94b0d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225070030356480