O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134150 |
Resumo: | O presente artigo é o relato de uma experiência com o ensino de Geometria. Baseado em um método de estudo de caso, este foi realizado por meio de uma investigação decorrente de uma intervenção experimental em sala de aula, o qual envolveu o ensino de conceitos geométricos, por meio da utilização da arte do Origami e da tecnologia do Software GeoGebra. A pesquisa foi efetivada com sete alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A intenção foi a de promover a interação ativa dos estudantes com a Geometria a partir do manuseio do Origami e da construção de figuras no GeoGebra. Foi possível identificar também as potencialidades que uma atividade diferenciada pode proporcionar ao ensino da Geometria, constituindo-se então num fator de estímulo a participação do educando na construção do conhecimento, favorecendo a sua aprendizagem. Durante estes encontros foi constatado grande interesse dos alunos na realização das propostas, que vão desde a análise das figuras até a construção das suas próprias tarefas, bem como o bom entendimento dos mesmos em relação aos conceitos geométricos abordados em sala de aula com ajuda do Origami e do Software GeoGebra. |
id |
UFRGS-2_7ce2a29f52cba44d46b84e1c61977d25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134150 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
De Pellegrin, Patrícia Garlet StefanelloFioreze, Leandra Anversa2016-03-24T02:06:52Z2015http://hdl.handle.net/10183/134150000984674O presente artigo é o relato de uma experiência com o ensino de Geometria. Baseado em um método de estudo de caso, este foi realizado por meio de uma investigação decorrente de uma intervenção experimental em sala de aula, o qual envolveu o ensino de conceitos geométricos, por meio da utilização da arte do Origami e da tecnologia do Software GeoGebra. A pesquisa foi efetivada com sete alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A intenção foi a de promover a interação ativa dos estudantes com a Geometria a partir do manuseio do Origami e da construção de figuras no GeoGebra. Foi possível identificar também as potencialidades que uma atividade diferenciada pode proporcionar ao ensino da Geometria, constituindo-se então num fator de estímulo a participação do educando na construção do conhecimento, favorecendo a sua aprendizagem. Durante estes encontros foi constatado grande interesse dos alunos na realização das propostas, que vão desde a análise das figuras até a construção das suas próprias tarefas, bem como o bom entendimento dos mesmos em relação aos conceitos geométricos abordados em sala de aula com ajuda do Origami e do Software GeoGebra.application/pdfporGeometriaGeoGebra : SoftwareO ensino de geometria por meio da arte e da tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984674.pdf000984674.pdfTexto completoapplication/pdf922565http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134150/1/000984674.pdf037c45226cec4fdc9533a4b0b4dc345aMD51TEXT000984674.pdf.txt000984674.pdf.txtExtracted Texttext/plain48786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134150/2/000984674.pdf.txtf96246d6f32d94ccf3b6894867147576MD52THUMBNAIL000984674.pdf.jpg000984674.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134150/3/000984674.pdf.jpgb6dd59e6b20bddc947196fd6f3231d16MD5310183/1341502018-10-29 08:06:10.142oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134150Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:06:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia |
title |
O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia |
spellingShingle |
O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia De Pellegrin, Patrícia Garlet Stefanello Geometria GeoGebra : Software |
title_short |
O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia |
title_full |
O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia |
title_fullStr |
O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia |
title_full_unstemmed |
O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia |
title_sort |
O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia |
author |
De Pellegrin, Patrícia Garlet Stefanello |
author_facet |
De Pellegrin, Patrícia Garlet Stefanello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Pellegrin, Patrícia Garlet Stefanello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
contributor_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria GeoGebra : Software |
topic |
Geometria GeoGebra : Software |
description |
O presente artigo é o relato de uma experiência com o ensino de Geometria. Baseado em um método de estudo de caso, este foi realizado por meio de uma investigação decorrente de uma intervenção experimental em sala de aula, o qual envolveu o ensino de conceitos geométricos, por meio da utilização da arte do Origami e da tecnologia do Software GeoGebra. A pesquisa foi efetivada com sete alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A intenção foi a de promover a interação ativa dos estudantes com a Geometria a partir do manuseio do Origami e da construção de figuras no GeoGebra. Foi possível identificar também as potencialidades que uma atividade diferenciada pode proporcionar ao ensino da Geometria, constituindo-se então num fator de estímulo a participação do educando na construção do conhecimento, favorecendo a sua aprendizagem. Durante estes encontros foi constatado grande interesse dos alunos na realização das propostas, que vão desde a análise das figuras até a construção das suas próprias tarefas, bem como o bom entendimento dos mesmos em relação aos conceitos geométricos abordados em sala de aula com ajuda do Origami e do Software GeoGebra. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134150 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984674 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134150 |
identifier_str_mv |
000984674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134150/1/000984674.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134150/2/000984674.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134150/3/000984674.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
037c45226cec4fdc9533a4b0b4dc345a f96246d6f32d94ccf3b6894867147576 b6dd59e6b20bddc947196fd6f3231d16 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224501491400704 |