O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Pellegrin, Patrícia Garlet Stefanello
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134150
Resumo: O presente artigo é o relato de uma experiência com o ensino de Geometria. Baseado em um método de estudo de caso, este foi realizado por meio de uma investigação decorrente de uma intervenção experimental em sala de aula, o qual envolveu o ensino de conceitos geométricos, por meio da utilização da arte do Origami e da tecnologia do Software GeoGebra. A pesquisa foi efetivada com sete alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A intenção foi a de promover a interação ativa dos estudantes com a Geometria a partir do manuseio do Origami e da construção de figuras no GeoGebra. Foi possível identificar também as potencialidades que uma atividade diferenciada pode proporcionar ao ensino da Geometria, constituindo-se então num fator de estímulo a participação do educando na construção do conhecimento, favorecendo a sua aprendizagem. Durante estes encontros foi constatado grande interesse dos alunos na realização das propostas, que vão desde a análise das figuras até a construção das suas próprias tarefas, bem como o bom entendimento dos mesmos em relação aos conceitos geométricos abordados em sala de aula com ajuda do Origami e do Software GeoGebra.
id UFRGS-2_7ce2a29f52cba44d46b84e1c61977d25
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134150
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling De Pellegrin, Patrícia Garlet StefanelloFioreze, Leandra Anversa2016-03-24T02:06:52Z2015http://hdl.handle.net/10183/134150000984674O presente artigo é o relato de uma experiência com o ensino de Geometria. Baseado em um método de estudo de caso, este foi realizado por meio de uma investigação decorrente de uma intervenção experimental em sala de aula, o qual envolveu o ensino de conceitos geométricos, por meio da utilização da arte do Origami e da tecnologia do Software GeoGebra. A pesquisa foi efetivada com sete alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A intenção foi a de promover a interação ativa dos estudantes com a Geometria a partir do manuseio do Origami e da construção de figuras no GeoGebra. Foi possível identificar também as potencialidades que uma atividade diferenciada pode proporcionar ao ensino da Geometria, constituindo-se então num fator de estímulo a participação do educando na construção do conhecimento, favorecendo a sua aprendizagem. Durante estes encontros foi constatado grande interesse dos alunos na realização das propostas, que vão desde a análise das figuras até a construção das suas próprias tarefas, bem como o bom entendimento dos mesmos em relação aos conceitos geométricos abordados em sala de aula com ajuda do Origami e do Software GeoGebra.application/pdfporGeometriaGeoGebra : SoftwareO ensino de geometria por meio da arte e da tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984674.pdf000984674.pdfTexto completoapplication/pdf922565http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134150/1/000984674.pdf037c45226cec4fdc9533a4b0b4dc345aMD51TEXT000984674.pdf.txt000984674.pdf.txtExtracted Texttext/plain48786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134150/2/000984674.pdf.txtf96246d6f32d94ccf3b6894867147576MD52THUMBNAIL000984674.pdf.jpg000984674.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134150/3/000984674.pdf.jpgb6dd59e6b20bddc947196fd6f3231d16MD5310183/1341502018-10-29 08:06:10.142oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134150Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:06:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia
title O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia
spellingShingle O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia
De Pellegrin, Patrícia Garlet Stefanello
Geometria
GeoGebra : Software
title_short O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia
title_full O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia
title_fullStr O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia
title_full_unstemmed O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia
title_sort O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia
author De Pellegrin, Patrícia Garlet Stefanello
author_facet De Pellegrin, Patrícia Garlet Stefanello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Pellegrin, Patrícia Garlet Stefanello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
contributor_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
GeoGebra : Software
topic Geometria
GeoGebra : Software
description O presente artigo é o relato de uma experiência com o ensino de Geometria. Baseado em um método de estudo de caso, este foi realizado por meio de uma investigação decorrente de uma intervenção experimental em sala de aula, o qual envolveu o ensino de conceitos geométricos, por meio da utilização da arte do Origami e da tecnologia do Software GeoGebra. A pesquisa foi efetivada com sete alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A intenção foi a de promover a interação ativa dos estudantes com a Geometria a partir do manuseio do Origami e da construção de figuras no GeoGebra. Foi possível identificar também as potencialidades que uma atividade diferenciada pode proporcionar ao ensino da Geometria, constituindo-se então num fator de estímulo a participação do educando na construção do conhecimento, favorecendo a sua aprendizagem. Durante estes encontros foi constatado grande interesse dos alunos na realização das propostas, que vão desde a análise das figuras até a construção das suas próprias tarefas, bem como o bom entendimento dos mesmos em relação aos conceitos geométricos abordados em sala de aula com ajuda do Origami e do Software GeoGebra.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134150
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984674
url http://hdl.handle.net/10183/134150
identifier_str_mv 000984674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134150/1/000984674.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134150/2/000984674.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134150/3/000984674.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 037c45226cec4fdc9533a4b0b4dc345a
f96246d6f32d94ccf3b6894867147576
b6dd59e6b20bddc947196fd6f3231d16
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501491400704