A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Lídia Duque de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63265
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a busca de maiores conhecimentos sobre o processo de alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, sendo uma busca de caráter bibliográfica, descritiva e qualitativa através de sites acadêmicos com teses, dissertações e artigos Entre os teóricos para o desenvolvimento da referida pesquisa estão: Moll, Ferreiro, Teberosky, Luckesi, entre outros. Diante dos estudos exercidos durante as leituras realizadas, foi possível a compreensão da importância da ludicidade no processo de alfabetização das crianças inseridas no Ensino Fundamental I, visto que as mesmas estão em fase de transição da Educação Infantil, por isso, faz-se necessário a inserção do lúdico, afim de proporcionar uma aprendizagem mais significativa para as crianças. Enfatiza-se ainda que, é preciso a mediação do professor diante do respectivo processo, além de busca de formações continuadas por parte dos mesmos, objetivando uma aprendizagem integral para os alunos.
id Krot_eca7ab4e67fee432f86cb454590ce2e0
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63265
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling BATISTA, Lídia Duque de Oliveira2023-09-13T14:07:57Z2023-09-13T14:07:57Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63265O presente trabalho tem por objetivo a busca de maiores conhecimentos sobre o processo de alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, sendo uma busca de caráter bibliográfica, descritiva e qualitativa através de sites acadêmicos com teses, dissertações e artigos Entre os teóricos para o desenvolvimento da referida pesquisa estão: Moll, Ferreiro, Teberosky, Luckesi, entre outros. Diante dos estudos exercidos durante as leituras realizadas, foi possível a compreensão da importância da ludicidade no processo de alfabetização das crianças inseridas no Ensino Fundamental I, visto que as mesmas estão em fase de transição da Educação Infantil, por isso, faz-se necessário a inserção do lúdico, afim de proporcionar uma aprendizagem mais significativa para as crianças. Enfatiza-se ainda que, é preciso a mediação do professor diante do respectivo processo, além de busca de formações continuadas por parte dos mesmos, objetivando uma aprendizagem integral para os alunos.Ensino Fundamental ILudicidadeAlfabetizaçãoA alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental iinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLIDIA_DUQUE_DE_OLIVEIRA_BATISTA.pdfLIDIA_DUQUE_DE_OLIVEIRA_BATISTA.pdfapplication/pdf461557https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63265/1/LIDIA_DUQUE_DE_OLIVEIRA_BATISTA.pdfaaec00f1f2b86dec4cf9560a829dbc2cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63265/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/632652023-09-13 11:07:57.459oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63265Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-13T14:07:57falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-13T14:07:57Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i
title A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i
spellingShingle A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i
BATISTA, Lídia Duque de Oliveira
Ensino Fundamental I
Ludicidade
Alfabetização
title_short A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i
title_full A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i
title_fullStr A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i
title_full_unstemmed A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i
title_sort A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i
author BATISTA, Lídia Duque de Oliveira
author_facet BATISTA, Lídia Duque de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, Lídia Duque de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental I
Ludicidade
Alfabetização
topic Ensino Fundamental I
Ludicidade
Alfabetização
description O presente trabalho tem por objetivo a busca de maiores conhecimentos sobre o processo de alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, sendo uma busca de caráter bibliográfica, descritiva e qualitativa através de sites acadêmicos com teses, dissertações e artigos Entre os teóricos para o desenvolvimento da referida pesquisa estão: Moll, Ferreiro, Teberosky, Luckesi, entre outros. Diante dos estudos exercidos durante as leituras realizadas, foi possível a compreensão da importância da ludicidade no processo de alfabetização das crianças inseridas no Ensino Fundamental I, visto que as mesmas estão em fase de transição da Educação Infantil, por isso, faz-se necessário a inserção do lúdico, afim de proporcionar uma aprendizagem mais significativa para as crianças. Enfatiza-se ainda que, é preciso a mediação do professor diante do respectivo processo, além de busca de formações continuadas por parte dos mesmos, objetivando uma aprendizagem integral para os alunos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-13T14:07:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-13T14:07:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63265
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63265/1/LIDIA_DUQUE_DE_OLIVEIRA_BATISTA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63265/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aaec00f1f2b86dec4cf9560a829dbc2c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460273082269696