Professor-criança : uma possibilidade na formação de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fernanda de Abreu
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moellwald, Francisco Egger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184402
Resumo: Temos memórias de docências e discências, reconhecemos alguns modos de estar em sala de aula. Seguimos deveres, esquivamos devires. Mantemos uma relação com a verdade que muitas vezes inibe a experimentação e a criação de novos modos de estar em uma aula de matemática. Considerando as forças densas do contexto de verdades estabelecido sobre docência em Educação Matemática e, ao mesmo tempo, forçados a buscar outros modos de nos relacionarmos com esse contexto, propomos neste texto um exercício que explora a potência da Filosofia da Educação na formação do professor de matemática, sem intenção de explicar, legitimar ou consolidar, mas de explorar, “pensar, ser e ensinar de outro modo" (KOHAN, 2003, p. 225). Ousamos lidar com a preparação de um personagem, o professor-criança. Um personagem que talvez já exista, mesmo que adormecido, mesmo que com outros nomes, outras formas... Um personagem que se movimenta inspirado pelo conceito de devir-criança e seu potencial na formação do professor de matemática. Uma preparação que tenta encontrar brechas para o novo e tornar-nos sensíveis a encontros intensivos e aos movimentos causados por suas forças.
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