Professor-criança : uma possibilidade na formação de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184402 |
Resumo: | Temos memórias de docências e discências, reconhecemos alguns modos de estar em sala de aula. Seguimos deveres, esquivamos devires. Mantemos uma relação com a verdade que muitas vezes inibe a experimentação e a criação de novos modos de estar em uma aula de matemática. Considerando as forças densas do contexto de verdades estabelecido sobre docência em Educação Matemática e, ao mesmo tempo, forçados a buscar outros modos de nos relacionarmos com esse contexto, propomos neste texto um exercício que explora a potência da Filosofia da Educação na formação do professor de matemática, sem intenção de explicar, legitimar ou consolidar, mas de explorar, “pensar, ser e ensinar de outro modo" (KOHAN, 2003, p. 225). Ousamos lidar com a preparação de um personagem, o professor-criança. Um personagem que talvez já exista, mesmo que adormecido, mesmo que com outros nomes, outras formas... Um personagem que se movimenta inspirado pelo conceito de devir-criança e seu potencial na formação do professor de matemática. Uma preparação que tenta encontrar brechas para o novo e tornar-nos sensíveis a encontros intensivos e aos movimentos causados por suas forças. |
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Lima, Fernanda de AbreuMoellwald, Francisco Egger2018-11-07T02:46:30Z20182177-9309http://hdl.handle.net/10183/184402001079237Temos memórias de docências e discências, reconhecemos alguns modos de estar em sala de aula. Seguimos deveres, esquivamos devires. Mantemos uma relação com a verdade que muitas vezes inibe a experimentação e a criação de novos modos de estar em uma aula de matemática. Considerando as forças densas do contexto de verdades estabelecido sobre docência em Educação Matemática e, ao mesmo tempo, forçados a buscar outros modos de nos relacionarmos com esse contexto, propomos neste texto um exercício que explora a potência da Filosofia da Educação na formação do professor de matemática, sem intenção de explicar, legitimar ou consolidar, mas de explorar, “pensar, ser e ensinar de outro modo" (KOHAN, 2003, p. 225). Ousamos lidar com a preparação de um personagem, o professor-criança. Um personagem que talvez já exista, mesmo que adormecido, mesmo que com outros nomes, outras formas... Um personagem que se movimenta inspirado pelo conceito de devir-criança e seu potencial na formação do professor de matemática. Uma preparação que tenta encontrar brechas para o novo e tornar-nos sensíveis a encontros intensivos e aos movimentos causados por suas forças.We have memories of teaching and learning, we recognize ways of being in the classroom. We follow tasks, we dodge becomings. We keep a relation with the truth that often inhibits experimentation and creation of new ways of being in a math class. Considering the dense forces within the context of truths established around teaching in Math Education, and simultaneously forced to seek other ways of relating with this context, we propose in this text an exercise that explores the potency of Philosophy of Education for the education of the math teacher, without the intention of explaining, legitimating or consolidating, but exploring, “thinking, being and teaching in a different way” (KOHAN, 2003, p. 225). We thus dare to deal with the preparation of a character, the teacher-child. A character that may already exist, even if asleep, even with other names, other forms… A character that moves around inspired by the concept of becoming-child and its potential in the education of the math teacher. A preparation that seeks to find breaches for the new and make us become sensitive to intensive encounters and the movements caused by their forces.application/pdfporEm teia : revista de educação matemática e tecnológica iberoamericana [recurso eletrônico]. Recife. Vol. 9, n. 2 (2018), p. 1-11MatemáticaCriançaFilosofiaFormação de professoresBecoming-childTeachingPreparationEducationThruthProfessor-criança : uma possibilidade na formação de professores de matemáticaTeacher-child : a possibility in the education of mathematics teacher educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079237.pdf.txt001079237.pdf.txtExtracted Texttext/plain30390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184402/2/001079237.pdf.txtd5aa9291635705959ed5f3af8d37462eMD52ORIGINAL001079237.pdfTexto completoapplication/pdf235397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184402/1/001079237.pdf86517550bf17be2acb3916c15541f2b2MD5110183/1844022021-11-20 05:47:09.295222oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184402Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:47:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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