Relação escola e comunidade : efeitos da implementação do Programa Mais Educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88089 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a discutir os desafios trazidos às escolas e suas comunidades em função da implantação do Programa Mais Educação. O programa federal de jornada ampliada visa construir uma escola de Tempo Integral, que valorize diferenças e aposte na autonomia de profissionais, alunos e comunidade escolar. As novas demandas imprimem mudanças de paradigmas, de atitudes, de valores. Isso implica ressignificar o ambiente, adotar uma nova forma de pensar a organização escolar e a aprendizagem. Sabe-se que mudar o modo de pensar, consolidado durante décadas não se constitui em uma tarefa fácil, porém temos o compromisso histórico de transformar a escola e isso exige o envolvimento do todo da sociedade neste processo. No decorrer da nossa reflexão, compreender as relações no cotidiano da escola e suas implicações no âmbito da gestão escolar, identificando a melhoria da qualidade de ensino a partir do envolvimento de todos os segmentos que formam a comunidade escolar. Este trabalho entende que dois entendimentos de gestão são necessários: participativa e democrática. Tal investimento na gestão colabora para levar o aluno a aprender cada vez mais, tornando-se sujeito ativo na sociedade em que vive. |
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